Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pelo falecimento do ex-Governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, e breve histórico de sua atuação política.

Autor
Irajá (PSD - Partido Social Democrático/TO)
Nome completo: Irajá Silvestre Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Lamento pelo falecimento do ex-Governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, e breve histórico de sua atuação política.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2023 - Página 46
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, EX-GOVERNADOR, ESTADO DO TOCANTINS (TO), SIQUEIRA CAMPOS, COMENTARIO, VIDA PUBLICA, PERSONAGEM ILUSTRE.

    O SR. IRAJÁ  (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, eu jamais imaginei, em 12 anos no Congresso Nacional, dois mandatos de Deputado Federal, agora no Senado da República, que eu ocupasse honrosamente esta tribuna do Senado Federal para poder manifestar a minha solidariedade, a minha consternação, a minha tristeza profunda pela perda de um grande estadista no Estado do Tocantins, do sempre Governador José Wilson Siqueira Campos no dia de ontem.

    Foi com uma profunda tristeza que quase 1,6 milhão tocantinenses amanheceram no dia de hoje com o anúncio da perda da vida desse homem público respeitado por todos os tocantinenses, um homem que tem uma vida dedicada à criação e à implementação no Estado do Tocantins, um estado hoje já com 35 anos da sua criação e que deve muito, deve muito a essa luta árdua desse homem chamado José Wilson Siqueira Campos.

    Eu gostaria, antes de tudo, de, junto com todos os tocantinenses, Presidente, externar nosso sentimento de tristeza com a perda do primeiro e eterno Governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

    É impossível fazer justiça à história do Tocantins sem lembrarmos sua trajetória de perseverança, coragem e amor pela nossa terra. O Congresso Nacional foi testemunha da sua atuação democrática e incansável luta contra as desigualdades. Um homem que sempre batalhou por nossa gente, Siqueira Campos nos inspirou em vida e vai continuar a nos inspirar ao longo dos tempos. O seu legado é o nosso sentimento de orgulho em sermos tocantinenses.

    Siqueira Campos, de uma biografia invejável, intocável, de um homem de grande retidão, que foi Vereador na cidade de Colinas, Deputado Federal Constituinte em 1988, Senador da República nesta Casa, sendo inclusive o Senador que ocupou o mandato do Senado Federal com a idade mais avançada, aos 91 anos de idade, e também Governador do nosso estado por quatro mandatos, sendo o primeiro mandato do Estado do Tocantins honrosamente ocupado por José Wilson Siqueira Campos.

    Um homem com uma folha de serviços prestados ao Estado do Tocantins. Ao longo dos seus mandatos, as grandes obras estruturantes do Tocantins foram, na sua grande maioria, implementadas e executadas pelas mãos e na gestão de José Wilson Siqueira Campos, que é um exemplo de integridade, de retidão, de homem que tem espírito público para as atuais e futuras gerações do Estado do Tocantins.

    Eu quero também, Sr. Presidente, transmitir a D. Marilúcia Campos, a sua esposa, aos seus filhos, em nome do ex-Senador Eduardo Siqueira Campos, na pessoa do Alex Siqueira Campos, em nome de todos os seus filhos, eu quero manifestar minhas condolências e o meu desejo de que a luz divina conforte a todos neste momento de perda.

    A Siqueira Campos só temos a agradecer. Nossa identidade, nosso lar, devemos a esse grande homem chamado José Wilson Siqueira Campos.

    Que Deus acolha em seus braços o Governador de todos os tocantinenses!

    Siqueira, que sempre foi um grande sonhador, em toda a sua vida, durante os seus mandatos eletivos e agora também, numa luta dura contra o câncer, sempre continuou mantendo seus sonhos e alimentando novos sonhos. Sonhos que não envelhecem ninguém, sobretudo o nosso eterno jovem tocantinense José Wilson Siqueira Campos.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2023 - Página 46