Fala da Presidência durante a 87ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Policial e Bombeiro Militares.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Policial e Bombeiro Militares.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2023 - Página 7
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Administração Pública > Agentes Públicos > Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios
Matérias referenciadas
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO MILITAR, COMENTARIO, MULHER, CORPORAÇÃO MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF).

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Fala da Presidência.) – Sessão Especial do Senado Federal destinada a comemorar o Dia do Bombeiro Militar.

    Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento aos Requerimentos 827, de 2022, 282 e 645, de 2023, de autoria dos Senadores Izalci Lucas, Damares Alves e Leila Barros, e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

    A sessão é destinada a comemorar o Dia do Bombeiro Militar.

    Convido para compor a mesa a Senadora e também autora do requerimento, nossa querida Senadora Damares – tudo bem, Damares? (Palmas.)

    Convido também o meu amigo e Deputado Federal Alberto Fraga. (Palmas.)

    Convido a nossa Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Sra. Coronel Mônica de Mesquita Miranda. (Palmas.)

    Convido também para compor a mesa o Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Sr. Coronel Evandro Tomaz de Aquino. (Palmas.)

    Convido todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional, que será executado pelo Coral da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, que será regido pela Tenente Beatriz Schmidt.

(Procede-se à execução do Hino Nacional pelo Coral da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.)

    O SR. PRESIDENTE (Izalci Lucas. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar - Presidente.) – Eu quero cumprimentar aqui a minha querida amiga Senadora Damares Alves; o meu amigo Deputado Federal Alberto Fraga; a nossa Comandante-Geral, Coronel Mônica de Mesquita Miranda; o nosso Subcomandante-Geral, Coronel Evandro Tomaz de Aquino; cumprimentar aqui todos os nossos policiais bombeiros militares, convidados, servidores da Casa.

    Hoje, aqui nesta Casa de leis, nós comemoramos o Dia do Bombeiro Militar, celebrado no último dia 2 de julho. É com muita honra que o Senado Federal recebe, neste dia de festa, as mulheres e os homens que trabalham na corporação que mais orgulha o Brasil, o Corpo de Bombeiros Militar.

    Não raro, em pesquisas de opinião, quando o brasileiro é convidado a lembrar espontaneamente quais profissões merecem mais respeito, figuram nos primeiros lugares os bombeiros.

    Os Corpos de Bombeiros Militares são instituições criadas oficialmente no país há 167 anos. Desde então, as corporações sempre contaram com integrantes do mais alto gabarito. Os concursos públicos para essas carreiras são cada vez mais rigorosos e disputados, o que só eleva o nível dos grupamentos.

    Senhoras e senhores, as crianças adoram os bombeiros. Há tempos que um dos brinquedos mais procurados nas lojas infantis são aqueles caminhões de bombeiros. Um dia eu voltei no tempo por uma pergunta que fiz a um garoto no início de minha vida pública aqui no Distrito Federal. O garoto estava com um caminhãozinho de bombeiro, e eu lhe perguntei o que ele queria ser na vida quando crescesse. Ele imediatamente respondeu: "Bombeiro". E eu perguntei: por que você quer ser bombeiro? Ele me respondeu: "Você não quer?". Aquilo me levou à infância e me trouxe à mente que, em alguns momentos, eu também quis ser bombeiro. Eu tinha um caminhão e tinha os bombeiros como heróis – e tenho ainda!

    Senhoras e senhores, na vida adulta, nosso imaginário também trata de forma muito positiva esses profissionais. Não raro essas pesquisas de opinião, quando feitas espontaneamente, sempre valorizaram, sempre destacaram o bombeiro como a principal atividade, a que tem mais credibilidade no país. Então, merecem mais respeito, porque sempre foram os bombeiros os primeiros, os que integram a instituição mais confiável no país.

    O bombeiro, de fato, é nosso herói porque salva do fogo, dos perigos, das tempestades; salva vidas! Cada dia é um novo desafio, a cada dia não se sabe o que os nossos bombeiros vão encontrar pela frente. A missão de salvar vidas, exercida com excelência por esses profissionais, precisa de reconhecimento, de valorização à altura do desafio que eles assumem diariamente. Por isso, desde que vim para o Congresso Nacional, primeiro na Câmara e, depois, aqui no Senado, tenho trabalhado para que esse reconhecimento seja feito com a justiça que os nossos bombeiros merecem. É preciso promover, dar a eles aquilo a que têm direito.

    Creio que algumas coisas têm sido finalmente reconhecidas, mas há muitas outras que precisam de atenção não só aqui, nesta Casa de leis, mas, sobretudo, no Executivo e no Judiciário, que completam os nossos três Poderes.

    Por último e não menos importante, nunca é demais lembrar que a participação feminina enobreceu ainda mais os Corpos de Bombeiros Militares espalhados pelo país. Aqui no DF, desde os anos 90, a instituição ganhou muita eficiência, disciplina e dedicação no trabalho cotidiano, além de poder lidar melhor com situações específicas como o atendimento pré-hospitalar de grávidas, por exemplo, emprestando um olhar mais apropriado.

    Para finalizar, eu vou citar a frase de Nossa Senhora de Ávila: "O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras, olha mais o amor com que elas são feitas".

    Deixo, portanto, o meu cumprimento fraterno a todos os profissionais aqui presentes, que tanto honram as suas fardas, e a todos os seus familiares, que, assim como nós, orgulham-se das suas missões. Vocês, bombeiros e bombeiras, fazem de sua missão de salvar uma missão de amor.

    Parabéns a todos vocês! (Palmas.)

     Passo a palavra, agora, a uma das autoras do requerimento, a nossa querida Senadora Damares Alves.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2023 - Página 7