Discurso durante a 87ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Policial e Bombeiro Militares.

Autor
Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
Nome completo: Damares Regina Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Policial e Bombeiro Militares.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2023 - Página 8
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Administração Pública > Agentes Públicos > Militares dos Estados, Distrito Federal e Territórios
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF).

    A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Presidente, bom dia! Que alegria estar fazendo parte desta mesa, de mais uma mesa com o senhor, Senador, prestando justa e merecida homenagem, hoje, ao Policial Bombeiro Militar do nosso Distrito Federal.

    Comandante, que alegria e que honra ver a primeira mulher comandando o Corpo de Bombeiros, hoje, aqui, conosco, no Senado Federal!

    Cumprimento o Subcomandante, o Deputado Fraga, todos vocês, nossas oficiais e nossos oficiais, soldados, todos, as crianças do colégio... É muito bom ter vocês aqui. Vocês cantaram lindamente. Foi lindo demais! Que Deus abençoe vocês! Que Deus abençoe o maestro e todos que estão conosco!

    Para nós, aqui do Senado, é um dia muito especial. Nós estávamos com muita expectativa por este evento, esta homenagem muito merecida.

    Quando o Senador leu ali o discurso dele, ele falou do menino que queria ser bombeiro. Eu trabalho com crianças e não tem uma criança que não quer ser um bombeiro, uma bombeira. Inclusive, a nossa comandante Fernanda está aqui hoje. Tem três aninhos e está vestida de bombeira, porque é o sonho dela ser bombeira. É nossa comandante, hoje, aqui, com a gente. É isto: as crianças amam vocês!

    Eu tenho um discurso aqui pronto para ler, mas não vou ler, não; eu vou falar do coração. Nós amamos vocês! O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, eu tenho dito em todo lugar por onde passo, é o melhor do mundo! É o mais espetacular do mundo! Nesta data, eu não poderia falar outra coisa senão muito obrigada por tudo o que vocês têm feito pelo nosso povo! Muito obrigada, por tudo o que vocês já fizeram, têm feito e ainda vão fazer!

    Que Deus abençoe a família de vocês! Que Deus abençoe cada um de vocês! Eu fico imaginando o preço que vocês pagam. Quantas vezes longe da família? Quantas vezes as mulheres que estão aqui – mães – deixam as suas crianças em casa, com febre, para cuidar de outras crianças lá na rua? Quantas vezes o pai deixa lá a esposa, já perto de ter o bebê, mas está em uma viatura, ajudando uma outra mulher a ter bebê? É desse jeito que os nossos bombeiros cuidam de nós, cuidam do Distrito Federal.

    Nós temos muito orgulho de vocês. O Distrito Federal tem muito orgulho. Nesta data, queremos não só homenageá-los, mas também fazer esse destaque especial da participação feminina. Trinta anos! Eu sei que lá na primeira turma tinha uma cadete chamada Mônica, que hoje comanda o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

    Gente, a história que está sendo contada aqui hoje é muito linda. Nossos netos vão falar deste dia, vão falar desta data. Que honra! Que honra! Eu ando por todo o Brasil, comandante, e, quando falo do meu Corpo de Bombeiros, eu falo que tem uma mulher comandando o Corpo de Bombeiros. É muito lindo isto!

    A todas vocês, às que começaram há 30 anos, às que estão ingressando agora, às que vieram depois e às que virão depois – não é, Fernanda? – compor esse time extraordinário, esse grupo espetacular, muito obrigada.

    Eu já falei isto duas vezes na tribuna e preciso falar aqui hoje novamente: durante o período de pandemia, comandante, quando o Brasil chorava, quando o Distrito Federal estava em clamor, nós vimos o nosso Corpo de Bombeiros não baixar a guarda um minuto. Nós vimos vocês doarem suas vidas para cuidar do nosso povo, se arriscando, muitas vezes. Mas é isto que o bombeiro faz: se arrisca para cuidar de nós. Que Deus os abençoe!

    Eu tenho ido até onde vocês estão, e tem sido uma festa, comandante. Na semana passada, eu estive com os nossos amigos lá de São Sebastião, e onde eu passo eu faço questão de parar, abraçar, agradecer, e, acreditem, além de abraçar e agradecer, quando eu chego em casa, oro por cada um de vocês.

    Obrigada por tudo que vocês são para as nossas vidas e obrigada por tudo que estão fazendo para o Distrito Federal.

    Feliz aniversário, bombeiros!

    Feliz aniversário, bombeiras!

    Que Deus abençoe vocês! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2023 - Página 8