Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA, PREJUIZO, AUTONOMIA, ESTADOS.

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Muito obrigada, Sr. Presidente.

    O primeiro destaque que eu iria fazer o Senador Jaques Wagner já fez. Estou, inclusive, com o texto explicativo do MEC em relação a esse tipo de posicionamento. Uma coisa é prover, estimular e priorizar; outra coisa é respeitar aquilo que os estados já têm em caminho. E isso será respeitado, evidentemente, com as prioridades que são as prioridades elencadas muito bem por V. Exa., lendo o documento do Ministro Camilo Santana.

    A minha inscrição inicial era exatamente para isto, Sr. Presidente: para saudar a sensibilidade de V. Exa., que dá continuidade aos acertos do dia de ontem ao abrir esta plenária, reconhecendo o trabalho que estamos fazendo pela educação.

    Para essa pergunta nós só temos uma resposta a dar: vamos juntos? Vamos!

    É disso que o Brasil precisa.

    E quero aproveitar para agradecer, de público, ao Senador Mauro Carvalho, que chegou recentemente aqui, mas que já se somou ao nosso time e hoje me substituiu na condução da Subcomissão do Ensino Médio, porque eu estava presenciando a assinatura de um convênio do Presidente Lula, da Caixa Econômica com a Governadora do meu Estado, que não é da base do Presidente Lula, mas que é tratada de maneira muito republicana. Um bilhão e setecentos milhões de reais conveniados, acertados hoje, com a presença e o testemunho de toda a bancada de Pernambuco, para o povo de Pernambuco.

    Não medimos nem colocamos ideologia quando temos as prioridades elencadas e aprovadas pelo povo brasileiro.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.