Presidência durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a decisão do Ministério da Educação de extinguir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Comentários sobre a decisão do Ministério da Educação de extinguir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • COMENTARIO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Obrigado, Senadora Teresa Leitão.

    Senador Eduardo Girão, eu quero aqui agradecer a referência de V. Exa. a esse trabalho nosso de ontem, do qual V. Exa. participou e contribuiu também nessa pauta da educação, e quero dizer que V. Exa. suscita um tema absolutamente importante e que deve ser merecedor da nossa atenção. Se nós queremos contribuir para o Ministério da Educação e para uma educação de qualidade no Brasil, nós temos que refletir sobre medidas dessa natureza.

    De fato, eu devo reconhecer, as escolas cívico-militares são escolas, muitas delas, exemplares. No meu Estado de Minas Gerais mesmo, há inúmeros exemplos, e bons exemplos, de escolas desse tipo, de modo que era muito importante, de fato, compreender a dimensão dessa iniciativa do Ministério da Educação, sobretudo para respeitar – segundo afirmado pelo Senador Jaques Wagner, isso está garantido – as conquistas já empreendidas, evidentemente, com o avanço de escolas dessa natureza. E, se há uma opção do Governo de ter escolas também de qualidade, mas com outro modelo, obviamente, nós respeitaremos, preservando aquilo que já foi feito.

    No final das contas, todos nós queremos ter escola de qualidade, e este compromisso eu quero crer que seja um compromisso de todos nós, de poder permitir que todas as crianças do Brasil possam ser alfabetizadas, qualquer que seja a escola, a natureza jurídica, a modalidade dessa escola. Isso é um compromisso geral, foi essa a minha intenção, de poder instá-los, de fato, a esse compromisso nacional de alfabetização das crianças, mas a ressalva feita pelo Senador Eduardo Girão, obviamente, haverá de merecer toda a atenção do Senado Federal, para, eventualmente, promovermos algum tipo de sugestão que possa equilibrar esses dois interesses.

    Eu concedo a palavra ao Senador Cleitinho.