Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Hamilton Mourão (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/RS)
Nome completo: Antonio Hamilton Martins Mourão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA.

    O SR. HAMILTON MOURÃO (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/REPUBLICANOS - RS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, também quero me somar aos vários colegas que já abordaram essa questão das escolas cívico-militares.

    Falo com o nosso colega e Líder do Governo, Senador Jaques Wagner. Ambos ex-alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, somos cachorros matriculados da raça japonesa – era a forma como nós éramos amigavelmente conhecidos. Mas eu lembro que essas escolas cívico-militares têm uma grande função, que é aliar o projeto pedagógico, que é encargo da Secretaria de Educação, a uma ação em torno daquilo que a gente se ressente na formação da nossa juventude, que são atitudes e valores. Eu quero lembrar que a pessoa tem que sair da escola com competência. E o que é competência? É o conjunto formado pelo conhecimento, habilidades que ele adquire, atitudes, valores e experiências.

    Também me causou espécie, Sr. Presidente, que, na nota técnica que aborda a descontinuidade desse projeto, alguém escreveu que essa escola é elitista, que ela afasta o pobre.

    Ora, Sr. Presidente, essas escolas estão justamente nas áreas mais carentes dos diferentes estados e municípios. O pobre é que está sendo atendido lá. E eu falo isto para V. Exa. por ter visitado várias delas, por força da função que exerci no Governo passado.

    Então, faço aqui um apelo. A escola cívico-militar é um bem. Quem deseja continuar, continue. Eu tenho absoluta certeza de que o Governo do Presidente Lula sairá engrandecido por manter esse projeto.

    Era isto, Sr. Presidente.