Pela ordem durante a 90ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Autor
Margareth Buzetti (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: Margareth Gettert Busetti
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação, Governo Federal:
  • Crítica ao Ministério da Educação por ter anunciado a extinção vindoura do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
Assuntos
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Indexação
  • CRITICA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, EXTINÇÃO, ESCOLA CIVICO-MILITAR, PROGRAMA.

    A SRA. MARGARETH BUZETTI (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MT. Pela ordem.) – Presidente, amigos Senadores, quero aqui fazer o relato de que estudei num colégio estadual tocado por freiras, por irmãs católicas, e a disciplina era colocada em primeiro lugar. Não podíamos chegar atrasadas, não podíamos ter o sapato sujo, não podíamos ter a saia muito curta. E ela ficava no pé da escada com uma régua medindo a nossa saia.

    Mato Grosso tem muitas escolas militares, e o maior índice do Ideb foi das escolas militares. São escolas híbridas, como V. Exa. falou: a parte pedagógica é tocada por professores e a administração e a disciplina, por militares.

    Eu não estou entendendo o porquê dessa decisão, Presidente, porque está na hora de nós ciscarmos para dentro. Chega de ciscar para fora! A educação em primeiro lugar. Nós estamos perdendo tempo aqui falando uma coisa óbvia.

    Então, é lamentável que se tenha decidido isso, e eu faço um apelo ao Líder do Governo, Jaques Wagner, para que seja revista essa norma.

    Obrigada.