Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do retorno de S. Exa. às atividades legislativas após afastamento por motivos de saúde. Preocupação com as questões da corrupção e da segurança pública no País.

Autor
Marcos do Val (PODEMOS - Podemos/ES)
Nome completo: Marcos Ribeiro do Val
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política, Improbidade Administrativa, Segurança Pública:
  • Registro do retorno de S. Exa. às atividades legislativas após afastamento por motivos de saúde. Preocupação com as questões da corrupção e da segurança pública no País.
Publicação
Publicação no DSF de 02/08/2023 - Página 35
Assuntos
Outros > Atividade Política
Administração Pública > Agentes Públicos > Improbidade Administrativa
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • DEFESA, POLITICA, VALORIZAÇÃO, AGENTE DE SEGURANÇA, GARANTIA, SEGURANÇA PUBLICA, COMBATE, CRIME.
  • NECESSIDADE, MELHORIA, COMBATE, CORRUPÇÃO.

    O SR. MARCOS DO VAL (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - ES. Para discursar.) – Boa tarde, Presidente. Obrigado pela oportunidade. Quero agradecer às Sras. Senadoras, aos Srs. Senadores.

    Bom, com o coração aliviado, eu venho à tribuna nesta tarde – ainda o meu único recurso que ainda resta para me comunicar com os meus eleitores – anunciar que estou de volta ao serviço do povo do Brasil, em especial do meu querido Estado do Espírito Santo.

    O desgaste da luta política e do trabalho excessivo que eu empreendi desde o começo do ano, para que se fizesse a justa apuração das responsabilidades pelos fatos lamentáveis ocorridos no fatídico 8 de janeiro, têm me custado muito caro.

    A minha saúde, a minha família e a minha honra ainda estão padecendo disso, mas só me afastei depois de assegurar que o meu posto, na luta pela verdade e pela justiça, a respeito do dia 8 de janeiro, não seria deixado descoberto. Contei com a preciosa colaboração dos meus colegas Senadores Marcos Rogério, Eduardo Girão, Esperidião Amin, dentre outros, que ecoaram a minha voz na CPMI.

    Foi com a certeza de ter cumprido a missão nesse assunto – porque tudo que está vindo à tona era tudo que eu já dizia em janeiro – que me retirei para cuidar da minha saúde, estar com a minha família e seguir à risca o que me foi prescrito pelos médicos.

    Fiz os tratamentos necessário e hoje me sinto totalmente restabelecido, graças a Deus. Estou pronto para continuar servindo ao povo capixaba aqui no Senado Federal, como já vinha fazendo há quatro anos. Seguirei empenhando meus esforços na construção do legado do meu combate à corrupção e pela valorização das forças de segurança pública deste país.

    Hoje em dia, até pelo fato que aconteceu ontem com um policial, o Brasil vive sob uma grave sensação de insegurança e impunidade. As famílias nos grandes centros têm sido afetadas pela crescente criminalidade que vem escalando nas ruas das cidades.

    Nós, como legisladores, temos que voltar a nossa atenção a esse tema. A corrupção no país, que, do ponto de vista de numerosos analistas, é considerada endêmica, é um grande entrave para o desenvolvimento do Brasil. Afasta investimentos estrangeiros, compromete a eficiência da máquina pública e relega o povo à miséria.

    Isso precisa mudar, a cultura da corrupção precisa ser combatida, e isso começa aqui, no Congresso Nacional. Da mesma maneira, aqueles homens e mulheres que arriscam suas vidas no combate ao crime precisam ser valorizados e jamais esquecidos pelo povo ou pelo Estado.

    Os agentes de segurança pública precisam encontrar na sociedade quem os defenda o respaldo e o reconhecimento, para seguirem na missão, e isso se reflete em mais treinamentos, melhores equipamentos, um maior contingente, salário digno e valorização pela comunidade. Essa sempre foi e sempre será a minha principal luta. Todos os brasileiros, capixabas em especial, sempre contarão comigo para, desta tribuna e por meio da minha atuação legislativa, garantir que o Brasil seja um lugar mais seguro, mais honesto e melhor.

    Por fim, Sr. Presidente, e não menos importante, quero deixar registrado nos Anais desta Casa o meu mais empenhado agradecimento a muitos dos meus pares, que, nesse momento, nesses momentos críticos da minha trajetória recente, não pouparam palavras de alento e envios de mensagens. Essas palavras me foram muito caras. Nelas, encontrei o incentivo para me cuidar, para me restabelecer e me curar, para poder voltar à minha missão, que eu digo que foi dada por Deus, por meio dos votos dos capixabas, que me confiou.

    Graças a isso, senhoras e senhores, eu estou de volta, com grandes problemas físicos resolvidos, com biópsia determinando que não são malignos... Então, foi um período muito tenso, mas minha saúde precisava de fato, meu corpo precisava, de fato, parar para se recompor. Então agradeço, Sr. Presidente, por isso.

    A única coisa que ainda lamento é que as minhas redes sociais ainda não retornaram. Eu só tenho esta tribuna para falar, mas agradeço demais a todos os pares que estão aqui e que me enviaram mensagens de alento.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/08/2023 - Página 35