Pronunciamento de Esperidião Amin em 01/08/2023
Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do Sr. Hélio da Silva Winckler, Prefeito de Xanxerê-SC. Considerações sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura no Estado de Santa Catarina, especialmente nos portos, aeroportos e rodovias.
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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Desenvolvimento Regional,
Homenagem,
Infraestrutura:
- Pesar pelo falecimento do Sr. Hélio da Silva Winckler, Prefeito de Xanxerê-SC. Considerações sobre a necessidade de investimentos em infraestrutura no Estado de Santa Catarina, especialmente nos portos, aeroportos e rodovias.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/08/2023 - Página 58
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Honorífico > Homenagem
- Infraestrutura
- Indexação
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- VOTO DE PESAR, HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, HELIO DA SILVA WINCKLER, EX-PREFEITO, XANXERE (SC).
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, INFRAESTRUTURA AERONAUTICA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), AEROPORTO INTERNACIONAL, MUNICIPIO, CIDADE, NAVEGANTES (SC), REUNIÃO, AGENCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT), BUSCA, SOLUÇÃO, RODOVIA, REGIÃO, ITAJAI (SC).
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Para discursar.) – Quero cumprimentá-lo pelo exercício da Presidência, cumprimentar o PDT pela obtenção dessa vitória justa na interpretação de uma lei, de um dispositivo legal, que o tempo fez mudar, o tempo tornou necessária essa modificação, para exatamente, no caso, criminalizar o feminicídio em mais um dos seus subtipos. É uma conquista que o tempo tornou possível, independente do texto gramatical, de vocabulário da lei.
Em segundo lugar, não posso deixar de homenagear minha querida Senadora Mara Gabrilli. Hoje ela está com uma aura diferente, está com uma aura humana, que merece o nosso aplauso também, que são os apóstolos, as discípulas e discípulos da sua pregação e da sua prática.
Quero também, nesse aspecto humano, deixar consignado aqui o meu profundo pesar por ontem ter me despedido de um grande amigo, uma grande liderança do oeste de Santa Catarina, Hélio da Silva Winckler, Prefeito de Xanxerê por duas vezes.
Tive a honra de tê-lo como Secretário do Oeste. Homem cujo trabalho, empresário de valor, grande líder comunitário, se despediu de nós depois de um acidente absolutamente inesperado que sofreu.
Quero aqui, Sr. Presidente, tornar público o esforço que estamos fazendo em prol da infraestrutura de Santa Catarina. É o nosso calcanhar de aquiles, uma das grandes dificuldades que o tempo torna prolongada e, por isso, mais dolorosa para o povo catarinense.
Ontem participamos de uma reunião em Navegantes, versando sobre a alteração para melhor do projeto do Aeroporto de Navegantes. É um aeroporto situado num ponto estratégico da economia brasileira, a foz do Rio Itajaí, numa região em que a exportação de produtos com valor agregado é cada vez mais intensa, seguindo a competitividade que temos melhorado e a competição que ocorre no mundo.
E o Aeroporto de Navegantes, situado a 2km do Porto de Navegantes e do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, é um símbolo de intermodalidade que é muito difícil a natureza oferecer. Em Minas é impossível. Só Mar de Espanha poderia oferecer o porto. Minas nos vence em outros tópicos.
O Pará não preciso dizer, porque tem tantas alternativas, mas, em Santa Catarina, a "engenharia da natureza", Deus, nos propiciou termos os portos de Itajaí e de Navegantes e, a menos de 2km, um aeroporto internacional, e foi por lá que chegaram ao Brasil os caças Gripen. Vieram de navio da Suécia, foram rebocados por caminhão por Navegantes até o aeroporto. Aplicaram os dispositivos necessários e voaram para cá para Goiás e farão parte do futuro da nossa aviação militar.
Ontem tratamos exatamente dessa questão da segunda pista do Aeroporto de Navegantes, e creio que, nos próximos dias, procuraremos o Ministro Márcio França, para, junto do Governador do estado, Jorginho Mello, seu Secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e a comunidade empresarial, bem como, se possível, a própria concessionária, tratarmos de fazer as inovações necessárias no arranjo que existe e que haverá de permitir que nós demos a Santa Catarina e ao Sul do Brasil esse grande mecanismo, essa grande ferramenta para aprimorar a nossa logística.
E, de outra parte, anuncio também que, na próxima quinta-feira, teremos mais uma reunião com a ANTT para tratarmos de dois pontos da BR-101, em Santa Catarina, já concessionada, em que o travamento do tráfego, ou seja, os gargalos, especialmente na região de Itajaí, compreendendo Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí e Penha... Os gargalos que lá retêm o trânsito prolongam em tempo as viagens, causando desperdício e poluição. Que eles possam ser atenuados.
Também há a região de Joinville, onde igualmente nós temos pontos críticos já apontados, já anotados pelos estudos tanto da NTT quanto da concessionária quanto da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e de outras entidades de classe tanto dos trabalhadores quanto dos empresários, incluindo a Facisc, que tem se dedicado também neste empenho.
Quero renovar aqui as minhas esperanças a respeito de uma solução racional e justa para Santa Catarina nesses tópicos que dizem respeito à nossa infraestrutura, assim como também ao prosseguimento da nossa luta em relação à BR-285, às terceiras faixas na BR-282, à BR-280, à nossa BR-470, que foi recentemente visitada, bem como a BR-280, pelo atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, que nos deu a satisfação de nos falar da elevação dos valores a serem investidos no nosso estado, necessários para o prosseguimento normal dessas obras, bem como à BR-158 e à BR-163, no oeste de Santa Catarina.
Esses são os registros que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente.
Agradeço pela oportunidade e pelo registro na agenda da nossa reunião de hoje dessas colocações.
Muito obrigado.