Fala da Presidência durante a 95ª Sessão Especial, no Senado Federal

Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 65 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).

Autor
Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Comunicações, Homenagem, Turismo:
  • Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 65 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2023 - Página 7
Assuntos
Infraestrutura > Comunicações
Honorífico > Homenagem
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Turismo
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO PROFISSIONAL, JORNALISMO, JORNALISTA, TURISMO.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Fala da Presidência.) – Declaro aberta a sessão.

    Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

    A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 751, de 2022, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal sob a Presidência do Senador Rodrigo Pacheco.

    A sessão é destinada a comemorar os 65 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).

    Convidados que compõem a mesa desta sessão: Sr. Evandro Novak, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet); Sr. Claudio Magnavita, ex-Presidente e representante dos fundadores da Abrajet; e o Sr. Luiz Pires, Presidente da Seccional do Estado do Tocantins e Diretor Administrativo da Abrajet, presente à mesa, na pessoa de quem cumprimento todos os participantes, em especial os participantes do meu querido Estado do Tocantins. Vejo aqui a Mara Rita, minha amiga, e tantos outros amigos: Maju Cotrim, do Gazeta do Cerrado, e uma série de amigos que vieram prestigiar esta sessão.

    Convido todos para, em posição de respeito, acompanharmos a execução do Hino Nacional.

(Procede-se à execução do Hino Nacional.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Para discursar - Presidente.) – Neste momento agradecemos ao Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Senador Rodrigo Pacheco, e a toda a Mesa Diretora por proporcionarmos esta sessão de 65 anos da Abrajet.

    Quero cumprimentar os nossos visitantes da galeria que conhecem hoje aqui o Plenário do Senado Federal. São muito bem-vindos.

    Quero cumprimentar também o recém-empossado Ministro de Estado do Turismo, Deputado Celso Sabino, e desejar êxito na sua gestão.

    E passamos agora a um momento de homenagem.

    Lamentamos, neste momento, a morte nesse domingo, 6 de agosto, do jornalista Helcio Estrella, autor do livro Abrajet, uma herança do jornalismo.

    Natural de Niterói, Rio de Janeiro, Helcio tem, em seu vasto currículo, participações em importantes mídias como Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e a revista Banco Hoje, entre outras. No setor público, foi redator do Serviço de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo e Coordenador de Comunicação da Caixa Econômica paulista.

    Em 1979, adquiriu e foi editor por 30 anos da Aviação em Revista, publicação lançada em 1938. Nesse período, criou e dirigiu o Guia Aeroespacial Brasileiro, que, a seu tempo, foi um reflexo desse segmento da economia brasileira. Lançou também os guias de Aeroclubes, de Aviação Desportiva, de Aviação Agrícola, do Táxi Aéreo, do Ensino Aeronáutico, da Carga Aérea e o Guia do Helicóptero.

    Helcio Estrella fez mais de 30 viagens ao exterior a trabalho e morou por alguns períodos na Alemanha e na Inglaterra. Aposentado, hoje com 85 anos, publicou os livros Sabaúna, Aspectos de sua História e Abrajet, uma herança do jornalismo, sobre os 60 anos da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo, da qual foi Presidente Nacional por quatro anos.

    A segunda edição do livro Abrajet, uma herança do jornalismo, com prefácio do jornalista Luiz Pires, será lançada oficialmente durante esta sessão solene do Senado Federal em homenagem aos 65, hoje 66 anos, de criação da Abrajet Nacional.

    Pedimos nesse momento, em posição de respeito, um minuto de silêncio em memória do jornalista Helcio Estrella.

(Faz-se um minuto de silêncio.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Gomes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO) – Neste momento, também estendemos essa homenagem aos seus amigos, parentes, companheiros de profissão – nosso registro e nosso respeito.

    Sras. Senadoras e Srs. Senadores que acompanham esta sessão, brasileiros e brasileiras que acompanham esta sessão pelo sistema de comunicação da Casa, estamos aqui reunidos para celebrar 65 anos da fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, a nossa estimada Abrajet.

    Estamos hoje aqui reunidos para celebrar os 65 anos de fundação da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, a nossa estimada Abrajet. Trata-se de uma das mais antigas e prestigiadas entidades brasileiras a congregar o jornalismo e a economia turística em torno de um objeto comum: desenvolver o turismo brasileiro.

    Criada em janeiro de 1957, durante o Governo do nosso saudoso Juscelino Kubitschek, a Abrajet surge a partir da iniciativa de jornalistas e escritores que desejavam posicionar o turismo como atividade econômica essencial para o Brasil. Sediada no Rio de Janeiro, irradiou sua crescente representatividade por todo o país.

    Nos dias correntes, faz-se atuante em 17 estados, dos quais 15 com seccionais e 2 com comitê instalado. Mais especificamente, são profissionais com atuação em jornais, revistas, emissoras de rádio e TV, além de blogues, redes sociais e assessorias de imprensa.

    Contando com quase 400 profissionais associados, presta-se sobretudo a divulgar e fortalecer o turismo brasileiro em todas as suas modalidades, incluindo o turismo de aventura, o gastronômico, o rural, o empresarial, o cultural e o ecológico.

    Sem dúvida, a Abrajet se dispõe a dinamizar a indústria do turismo como uma das alavancas mais produtivas da economia nacional. Vale sublinhar que, atualmente, o turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por mais de 8% do nosso Produto Interno Bruto.

    Aliás, segundo dados constantes na segunda edição do Anuário Estatístico de Turismo 2020, divulgado pelo Ministério do Turismo, o Brasil recebeu em 2019 a visita de cerca de 7 milhões de turistas internacionais. Desse total, mais da metade veio dos países vizinhos, confirmando a força do turismo regional para o desenvolvimento do setor. Assim, a Abrajet vem se projetando como uma entidade bastante atuante não apenas no Brasil, mas também no exterior.

    Em ocasiões recentes, fez-se presente em Punta Cana, na República Dominicana, onde participou do Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo. Naquela oportunidade, nossos jornalistas aproveitaram a reunião para trocar experiências com líderes do jornalismo turístico ibero-americano da Espanha, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Panamá, Equador, México, Argentina e República Dominicana.

    Não é à toa que o Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo tem como missão estimular a integração e a articulação dos jornalistas e comunicadores do turismo na Ibero-América, mediante intenso intercâmbio entre as associações nacionais. Com isso, emprega seus esforços no trabalho de reconhecimento dessa especialidade jornalística, impulsionando a divulgação e a promoção do desenvolvimento do turismo sustentável dos países representados.

    Para concluir, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, convidados, amigos, cumpre reiterar quão representativa tem sido a Abrajet para o setor do turismo no Brasil. Afinal, são 65 anos dedicados à divulgação e ao crescimento turístico no País, contribuindo para a consolidação de uma estrutura à altura das exigências que os visitantes nacionais e internacionais impõem às cidades brasileiras.

    Citando, finalmente, o nosso querido Estado do Tocantins, assim como todos os estados brasileiros, mas, especialmente, Ilha do Bananal, Rio Araguaia, Rio Tocantins, Serras Gerais, Jalapão, pontos importantes do novo turismo brasileiro, eu encerro a minha fala, agradecendo esta oportunidade, ávido aqui para ouvir os nossos convidados na consolidação da importância da Abrajet nesses 65 anos.

    Antes, porém, trago à lembrança, também com muito carinho, um membro do Congresso Nacional que já não está mais entre nós, mas que, durante muito tempo, era a nossa referência nas informações da Abrajet no Congresso Nacional, que é o nosso saudoso Deputado Federal Júnior Coimbra, jornalista e membro também da Abrajet. Agradecendo aqui a memória do Júnior, quis o destino que eu estivesse aqui para lembrá-lo pelo entusiasmo com a Abrajet.

    Muito obrigado a todos.

    Vamos passar a sessão aos nossos convidados agora também.

    Muito obrigado.

    Neste momento, eu concedo a palavra ao Sr. Evandro Novak, Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet).

    Se quiser, pode falar da tribuna também.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2023 - Página 7