Pela ordem durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre abertura de consulta pública pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema ùnico de Saúde (Conitec) sobre incorporação do medicamento cladribina para tratar esclerose múltipla remitente-recorrente altamente ativa.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde Pública:
  • Considerações sobre abertura de consulta pública pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema ùnico de Saúde (Conitec) sobre incorporação do medicamento cladribina para tratar esclerose múltipla remitente-recorrente altamente ativa.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 30
Assunto
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Indexação
  • REGISTRO, CONSULTA PUBLICA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), COMISSÃO NACIONAL, INCORPORAÇÃO, TECNOLOGIA, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), MEDICAMENTOS, TRATAMENTO, DOENÇA RARA, ESCLEROSE MULTIPLA.

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, entrando na seara das doenças raras, a esclerose múltipla é uma das doenças que afeta milhares de pessoas no nosso país.

    Até o dia 14 de agosto, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único (Conitec) vai disponibilizar uma consulta pública para receber a opinião dos brasileiros que têm ciência a respeito dessa doença sobre a inclusão de um novo medicamento a ser disponibilizado pelo SUS para esclerose múltipla, a cladribina.

    Ressalto que esse medicamento foi desenvolvido para ser usado via oral.

    O que se tem hoje disponível no SUS é apenas uma medicação injetável, a natalizumabe, que, além de causar um desconforto maior do que uma medicação oral, há relatos também de que leva os pacientes a terem efeitos colaterais mais intensos.

    Então, convido todo cidadão brasileiro acima de 18 anos a acessar o site da Conitec, do Ministério da Saúde, procurar pela Consulta Pública 27/2023 e seguir as orientações da tela, porque isso vai ser de grande valia para os pacientes portadores de esclerose múltipla.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2023 - Página 30