Pela ordem durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro sobre a Batalha do Monte das Tabocas, ocorrida em Pernambuco, há 378 anos. Homenagem ao povo de Vitória de Santo Antão, onde se situa o Monte das Tabocas.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Registro sobre a Batalha do Monte das Tabocas, ocorrida em Pernambuco, há 378 anos. Homenagem ao povo de Vitória de Santo Antão, onde se situa o Monte das Tabocas.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 31
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM, REGISTRO HISTORICO, REVOLUÇÃO, VITORIA DE SANTO ANTÃO (PE).

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Pela ordem, Sr. Presidente.

    Gostaria de registrar, na data de hoje, um fato ocorrido no nosso estado há 378 anos, que terá registro amanhã, 3 de agosto: a famosa Batalha do Monte das Tabocas.

    Essa batalha foi a primeira grande batalha que ocorreu na chamada Insurreição Pernambucana e teve como resultado a recuperação do território ultramarino do Império Português por Portugal. Ela foi travada entre as forças da Companhia das Índias Ocidentais, que ocupara o nosso território desde 1639, e a milícia luso-brasileira, sendo que a milícia tinha a participação efetiva dos negros e indígenas pernambucanos.

    A Insurreição Pernambucana é conhecida também como o início da nossa identidade nacional, unindo todas as raças, unindo todas as procedências que firmaram a identidade do povo brasileiro.

    Após mais de 30 dias reunindo forças do interior, um clima tenso; que botou frente a frente dois Governadores, João Fernandes Vieira, o capitão das Forças Nacionais, e Antônio Cavalcanti, havendo nossa tropa mudado de local seis vezes, chegando-se a uma aproximação quase frente a frente, como eram as batalhas de antigamente.

    Porém, o Monte das Tabocas era muito conhecido por aqueles nativos, e foi ali que se ganhou a batalha. Essa batalha é muito festejada no nosso estado, sobretudo no município de Vitória de Santo Antão, que certamente, amanhã, estará em festa, na luta pela liberdade, na luta pela identidade do nosso povo.

    Eu gostaria aqui de fazer este registro, dedicado especialmente ao povo de Vitória de Santo Antão, terra onde está o Monte das Tabocas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2023 - Página 31