Pela ordem durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à manifestação do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal a respeito do piso nacional da enfermagem, bem como sobre o julgamento em que se discute a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.

Autor
Astronauta Marcos Pontes (PL - Partido Liberal/SP)
Nome completo: Marcos Cesar Pontes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Judiciário, Atuação do Senado Federal, Direito Penal e Penitenciário, Remuneração:
  • Elogio à manifestação do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal a respeito do piso nacional da enfermagem, bem como sobre o julgamento em que se discute a descriminalização do porte de maconha para consumo próprio.
Publicação
Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 71
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Judiciário
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
Política Social > Trabalho e Emprego > Remuneração
Indexação
  • ELOGIO, MANIFESTAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, RODRIGO PACHECO, DECISÃO JUDICIAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), SUSPENSÃO, PISO NACIONAL DE SALARIOS, ENFERMAGEM, JULGAMENTO, DESCRIMINALIZAÇÃO, PORTE DE DROGAS, MACONHA, USO PROPRIO.

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP. Pela ordem.) – Sr. Presidente, obrigado.

    Antes de mais nada, eu queria colocar o seguinte: eu já passei na minha vida por muitas situações...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. ASTRONAUTA MARCOS PONTES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SP) – ... inclusive no espaço, por muitas situações difíceis, por muitas atividades difíceis e sempre com o objetivo de cumprir a missão em todas essas ocasiões. E certamente existem dias bons, existem dias ruins, como em qualquer atividade.

    Uma coisa que a gente nota e aprende ao longo da vida é que para se realizar essa missão, é importante que nós tenhamos alguns fatores, entre eles, a liderança, o trabalho em equipe, a união e um objetivo comum, que, muitas vezes, causa essa união em momentos mais difíceis. E isso é muito importante se registrar.

    No ano passado, eu fui eleito, como as pessoas aqui. Eu sou novato aqui na Casa, mas eu venho observando muitas coisas ao longo dos dias nessa nossa nova atividade. E certamente nós temos dias bons, dias ruins. Algumas vezes, a nossa opinião é aquela que vence, muitas vezes, não, mas o fato é que aqui é justamente para isso, para que nós tenhamos a discussão saudável e que nós possamos representar as pessoas que nos elegeram para estar aqui. Cada um de nós representa um número grande de pessoas.

    Eu estou aqui representando aproximadamente 11 milhões de pessoas, 11 milhões de paulistas aqui nesta Casa. E eu confesso que algumas vezes eu fiquei um tanto frustrado ultimamente, com relação a isso, compartilhando, vamos dizer assim, a ansiedade de todas essas pessoas e também de outros Senadores aqui presentes com as situações que nós víamos e temos visto com relação à interferência entre os Poderes.

    E hoje foi um dia em que eu posso dizer que eu tive mais orgulho realmente de estar aqui, a partir da sua fala. Foi uma coisa bastante importante para todos nós. E nós vemos que uma das coisas necessárias em momentos difíceis, para que se possa juntar ou unir as pessoas é que nós tenhamos um líder que traga, vamos dizer assim, um objetivo comum de todos nós.

    Então o que eu gostaria de registrar aqui é essa importância da sua fala hoje aqui para todos nós, independente de partidos, independente de qualquer outro posicionamento, porque aqui é realmente para se discutir e representar as pessoas.

    E quero dizer que nós não podemos ficar logicamente só nas palavras. Então, daqui para frente, nós temos um trabalho a ser feito para que tudo isso se reflita numa separação correta, num trabalho correto, no respeito mútuo entre os Poderes. E com isso, nós vamos trabalhar juntos para realmente termos aqui no Brasil e fazer valer o que a gente chama de uma democracia verdadeira e absoluta. E certamente honrar o legado deixado pelo nosso patrono aí em cima, que tanto nos honra, atualmente, em fazer parte.

    Muito obrigado, Presidente, e parabéns hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/08/2023 - Página 71