Pronunciamento de Rodrigo Pacheco em 02/08/2023
Presidência durante a 92ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a redução da taxa Selic pelo Banco Central. Anúncio da arguição pública do Presidente do Banco Central, agendada para o dia 10 de agosto de 2023.
- Autor
- Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
- Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Administração Pública Indireta,
Economia e Desenvolvimento:
- Considerações sobre a redução da taxa Selic pelo Banco Central. Anúncio da arguição pública do Presidente do Banco Central, agendada para o dia 10 de agosto de 2023.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/08/2023 - Página 75
- Assuntos
- Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
- Economia e Desenvolvimento
- Indexação
-
- REGISTRO, REDUÇÃO, TAXA SELIC, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), COMENTARIO, ARGUIÇÃO, PRESIDENTE, AUTARQUIA.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Senador Flávio Bolsonaro, eu gostaria apenas de registrar que, de nossa parte, na Presidência do Senado, em relação a essa questão dos juros, da taxa básica de juros, todos os nossos pronunciamentos e todas as nossas abordagens em relação a isso sempre foram de forma muito respeitosa, respeitando o momento, inclusive, do Banco Central, o fundamento técnico que deve haver em relação à redução da taxa básica de juros, mas sempre dizendo que a obviedade do que se apresentava em razão do aspecto econômico, do cenário econômico de um modo geral, impunha essa redução da taxa básica de juros. Nunca nos faltou sempre muito equilíbrio nessa abordagem, porque sabemos o quão sensível é essa matéria.
E, no dia 10 próximo, já está marcada a arguição pública do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no Senado Federal, em cumprimento ao art. 11 da Lei Complementar 179, que impõe que, a cada seis meses, o Presidente do Banco Central deva estar presente no Plenário do Senado Federal para poder responder as arguições públicas dos Senadores da República. Esse evento já tinha sido marcado, dias atrás, para o dia 10, respeitando esse período de silêncio desta semana em função da reunião do Copom.
O SR. JAYME CAMPOS (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - MT) – Presidente, pela ordem.
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Muito obrigado, Senador Flávio Bolsonaro.
Só um minutinho, Senador Jayme Campos.
O próximo é o Senador Carlos Portinho; na sequência, o Senador Jayme Campos.
Senador Portinho.
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar Democracia/PDT - CE) – Presidente, pela ordem.
O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ) – Desculpe, Sr. Presidente. Entendi que seria o Senador Jayme primeiro.
Senador Jayme...
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Pode ser.
Senador Jayme Campos, então, com a palavra.
O Senador Carlos Portinho foi responsável neste momento.