Pela ordem durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunicação acerca do lançamento da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.

Cumprimentos à Dra. Edilene Lobo, nomeada Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral.

Comunicação sobre a realização de uma sessão especial, no próximo dia 10 de agosto de 2023, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.

Autor
Daniella Ribeiro (PSD - Partido Social Democrático/PB)
Nome completo: Daniella Velloso Borges Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Mulheres:
  • Comunicação acerca do lançamento da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás.
Homenagem:
  • Cumprimentos à Dra. Edilene Lobo, nomeada Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral.
Homenagem, Mulheres:
  • Comunicação sobre a realização de uma sessão especial, no próximo dia 10 de agosto de 2023, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2023 - Página 34
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • LANÇAMENTO, CAMPANHA, COMBATE, VIOLENCIA DOMESTICA, MULHER, FEMINICIDIO.
  • HOMENAGEM, JURISTA, MULHER, NEGRO, NOMEAÇÃO, MINISTRO, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE).
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, LEI MARIA DA PENHA.

    A SRA. DANIELLA RIBEIRO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - PB. Pela ordem.) – Sr. Presidente, cumprimentando V. Exa., eu gostaria de cumprimentar todos os Senadores, especialmente as Senadoras, neste momento, Sr. Presidente, porque estava marcado, para as 17h30, o lançamento da campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Agosto Lilás, com o acendimento das luzes no Congresso Nacional.

    Parece ser uma coisa simples, querida Senadora Leila Barros, que costumeiramente está presente nesta solenidade, mas, para nós mulheres e principalmente para aquelas mulheres que vivenciam situações de violência, tem um significado extremamente importante.

    E, neste ano, eu gostaria, Sr. Presidente, até de conclamar – se não é possível, neste ano, por força da pauta que está colocada –, como Líder da Bancada Feminina, tendo uma pauta por força da votação de autoridades, que, no próximo ano, os Senadores e Senadoras pudessem estar presentes, principalmente os colegas Senadores, apoiando a Bancada Feminina, que hoje tem 15 Senadoras que fazem parte – inclusive, várias já se encaminharam para lá. Estou indo agora com a minha colega Senadora Leila.

    Também, Sr. Presidente, gostaria de parabenizar a posse da Sra. Edilene Lobo. V. Exa. já citou, já fez questão de registrar, aqui representando o Senado Federal, sobre a ausência e justificá-la, mas não poderia deixar de parabenizá-la pela posse como Ministra Substituta do TSE, a primeira Ministra negra, fazendo história, mais uma vez, por ser a primeira mulher abrindo portas para o nosso país.

    Então, Sr. Presidente, por isso, eu quero justificar também a ausência, neste momento, das Senadoras aqui desta Casa, para o acendimento das luzes, homenageando e, acima de tudo, alertando, chamando a atenção para o mês em que se comemoram os 17 anos da Lei Maria da Penha numa sessão.

    Inclusive – e aqui eu já quero me somar, minha amiga e colega Senadora Leila, Senadora Tereza Cristina e todas as colegas Senadoras –, na quinta-feira, dia 10, teremos uma sessão em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, lei essa que fez toda a diferença e vem fazendo, porque, quanto podemos, ainda estamos ajudando a aperfeiçoá-la naquilo que é necessário.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2023 - Página 34