Pela ordem durante a 98ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da instalação, na Câmara dos Deputados, da frente parlamentar das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Autor
Teresa Leitão (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Maria Teresa Leitão de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Congresso Nacional, Direitos Humanos e Minorias:
  • Registro da instalação, na Câmara dos Deputados, da frente parlamentar das pessoas vivendo com HIV/Aids.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2023 - Página 26
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
Indexação
  • REGISTRO, INSTALAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, FRENTE PARLAMENTAR, REFERENCIA, PESSOAS, PORTADOR, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS).

    A SRA. TERESA LEITÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - PE. Pela ordem.) – Muito obrigada, Sr. Presidente.

    É tão somente para registrar um assunto muito importante, que será ponto de uma frente parlamentar que foi instalada hoje na Câmara dos Deputados, a frente parlamentar das pessoas vivendo com HIV/Aids.

    Na ocasião da implantação da frente, foi distribuída uma carta manifesto do Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/Aids. Eu quero ler algumas frases, alguns parágrafos, para dar um pouco de repercussão à importância que essa questão tem. O Brasil avançou bastante no tratamento, na prevenção, mas, pós-pandemia, a situação das pessoas vivendo com HIV/Aids, que foi bem agravada pela pandemia, também está encontrando algumas dificuldades.

O relatório [apresentado] revela que, apesar dos avanços alcançados, o país ainda enfrenta desafios significativos. Estima-se que mais de um milhão de pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil, sendo que cerca de 135 mil desconhecem sua condição sorológica. Essa falta de conhecimento e diagnóstico precoce dificulta o acesso adequado e coloca em risco a saúde dessas pessoas e a prevenção da transmissão do vírus.

[...] o relatório destaca as disparidades existentes no acesso aos serviços de saúde relacionados ao HIV/Aids e afirma que mudar esse caminho depende da escolha política e de financiamento.

[A carta faz um alerta a todos nós, a toda a sociedade, ao Congresso Nacional, destacando que as] [...] pessoas vivendo com HIV/Aids que envelheceram ao longo da pandemia, ou as que nasceram com HIV têm sido vítimas diretas do estigma e das dificuldades no atendimento, distribuição de medicações e acolhimento de suas especificidades e diferenças.

[E por fim, Sr. Presidente, conclama a todos nós que construamos] um país com políticas efetivas de HIV/Aids e pelo compromisso à dignidade humana!

    A carta é assinada pelo Movimento Brasileiro de Pessoas Vivendo com HIV/Aids, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, Rede Nacional de Mulheres Travestis e Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV/Aids, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids.

    Muito obrigada, Sr. Presidente. Fica aqui o nosso destaque e o nosso apoio.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2023 - Página 26