Presidência durante a 101ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Advogado.

Autor
Soraya Thronicke (PODEMOS - Podemos/MS)
Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Advocacia, Homenagem:
  • Encerramento da Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Advogado.
Publicação
Publicação no DSF de 12/08/2023 - Página 32
Assuntos
Organização do Estado > Funções Essenciais à Justiça > Advocacia
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, ADVOGADO, ADVOCACIA.

    A SRA. PRESIDENTE (Soraya Thronicke. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Muito obrigada, Doutora.

    E nós vamos finalizar com a presença dos alunos do Colégio Marista. Muito obrigada. E hoje é Dia do Aluno, Dia do Estudante. Parabéns para vocês. (Palmas.)

    Quem quer ser advogada ou advogado aí? Quem? (Pausa.)

    Opa! E quem que é filho de advogado ou advogada? Quem é filho? (Pausa.)

    Olha aí. Parabéns. (Palmas.)

    Hoje é Dia dos Advogados e também Dia das Advogadas.

    Quero agradecer a presença também do grupo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Muito obrigada.

    Também há advogados ou advogadas aí? Acumulando? (Pausa.)

    Olha lá, sempre tem, sempre tem alguém.

    Eu gostaria de agradecer imensamente a presença de vocês nesta data. Esta sessão é solene, mas a gente conseguiu tratar das alegrias e das dores, não é, doutores e doutoras? Quero dizer aqui, Dr. Guilherme... Guilherme? Não. É Guilherme o senhor?

(Intervenção fora do microfone.)

    A SRA. PRESIDENTE (Soraya Thronicke. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Marinho, perdão, perdão. Não, foi o Dr. Guilherme que agradeceu sobre aquele projeto de lei que excluía a multa.

    Eu tenho inúmeros projetos de lei, mas, para não ser enfadonha aqui, muitos voltados para a advocacia. E eles não são fruto da minha cabeça. Eu preciso render as homenagens a todos aqueles que colaboram comigo: são fruto da cabeça, do dia a dia, do sofrimento dos advogados que me trouxeram estas ideias. Como eu disse, na advocacia eu tenho aquelas situações que eu vivenciei e que viraram projeto de lei e também dos advogados que me trazem.

    Por isso eu quero deixar aqui o convite para que todos vocês participem comigo, porque eu sou uma pessoa, uma Parlamentar que abre a porta para a advocacia e para todos os operadores do Direito.

    Eu sempre falo da angústia que eu senti quando eu cheguei aqui, porque esta aqui é uma Casa Legislativa. Então, na minha cabeça, por aqui transitavam operadores do Direito – advogados, juízes, promotores – com mais frequência, qual não foi a surpresa que eu tive quando eu cheguei aqui e eu não vi a OAB aqui dentro, eu não vi no dia a dia. Eu falei: onde estão os operadores do Direito?

    Nós aqui no Senado Federal temos a melhor consultoria do Brasil, em todas as áreas que os senhores imaginarem – todas as áreas. Aqui rendo as minhas homenagens a todo o pessoal da área de Direito e a toda a Advocacia do Senado, que trabalha de uma forma incrível. Mas, em relação a processo, e eu estava comentando com a Dra. Soraia ontem – processo –, é difícil a gente encontrar quem aqui sente a nossa dor de ter, com todo perdão da palavra, a barriga no balcão do fórum e dos tribunais, aquele cansaço que a gente sofre, aquele desespero que é a advocacia, com prazos e todas essas questões que nós já discutimos aqui.

    Então é com muita alegria que eu cheguei aqui no Senado Federal e pude ver isso. Por isso, quero deixar para V. Sas., V. Exas., as portas abertas para que contribuam. Eu não sou criminalista. Então, com certeza, nos códigos de processo penal – porque eu ainda vou ler o Processo Penal Feminista, da Dra. Soraia, um dos livros dela, o livro que eu ganhei ontem, vou ler –, vocês podem nos ajudar sobremaneira.

    Eu quero aqui agradecer a presença de todos e dizer que lamento a ausência do Dr. Bitto Pereira, que é o Presidente da OAB de Mato Grosso do Sul, mas, por conta do nosso dia hoje, ele estava repleto de eventos, não pôde estar.

    Então, Dr. Bitto Pereira, vai aí o meu abraço, abraço a todos os advogados do meu estado.

    Hoje eu descobri que eu sou a primeira geração de filhas de advogadas. Então, em nome da minha mãe, Dra. Ilda Vieira Genoud, eu quero abraçar todas as advogadas deste país. Nós somos a maioria na OAB, tá? Estamos brigando por paridade de verdade, mas já somos maioria. Se tivermos a paridade, melhor ainda.

    Em nome...

(Intervenção fora do microfone.)

    A SRA. PRESIDENTE (Soraya Thronicke. Bloco Parlamentar Democracia/PODEMOS - MS) – Já está bom.

    Em nome do meu tio Mauro Alonso, lá de Dourados, quero abraçar todos os homens advogados do nosso país e fazer um pedido especial agora.

    Eu soube ontem – um passarinho falou no meu ouvido, porque eu não tinha me atentado para tal – que no STF, apesar de termos mulheres ministras, nenhuma delas é advogada de carreira – nenhuma advogada. Então, nós estamos fazendo aqui, todos fizeram, um apelo para que a próxima indicação ao STF seja uma mulher – e muitos estão falando aí em mulher negra e tal –, que seja uma mulher, mas, acima de tudo, seja uma advogada. (Palmas.)

    Este é o principal ponto e o principal pleito do dia de hoje que segue diretamente daqui – eu creio que o Palácio do Planalto está nos ouvindo –: que seja nomeada uma advogada. Não basta ser mulher para nós. Nós queremos e nossa classe pede uma advogada.

    Muito obrigada a todos e que no ano que vem... (Pausa.)

    Opa, o segundo grupo da Confederação da Agricultura e Pecuária? (Pausa.)

    Nossa, que bacana!

    Há advogados ou advogadas aí? (Pausa.)

    Opa, sempre há, sempre há! Mais uma doutora lá.

    Que nós, juntos, possamos fazer uma retrospectiva de hoje no dia 11 de agosto de 2024 e que tenhamos motivos para comemorar.

    Muito obrigada!

    Que Deus nos abençoe! Que Santo Ivo abençoe todos nós neste dia e inspire os corações de todos os brasileiros para que sigam a carreira ou saibam nos respeitar com a dignidade que nós merecemos.

    Muito obrigada! (Palmas.)

    Está encerrada esta sessão.

    Agora vamos para as fotos.

(Levanta-se a sessão às 16 horas e 32 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/08/2023 - Página 32