Presidência durante a 109ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de Osvaldo Arns, filho do Senador Flávio Arns.

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Voto de pesar pelo falecimento de Osvaldo Arns, filho do Senador Flávio Arns.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2023 - Página 10
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, FILHO, SENADOR, FLAVIO ARNS.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu quero, primeiro, também deixar aqui o voto de pesar pelo falecimento do filho do nobre Senador Flávio Arns – também extensivo à sua família –, o Osvaldo Arns Neto. Como V. Exa. falou, na verdade, a perda de um filho deve ser um momento de dor extrema.

    Eu percebi pela sua manifestação, pela sua iniciativa e também pela assinatura dos colegas Senadores, que é apenas um gesto, uma manifestação no sentido de se solidarizar com o nobre Senador Flávio Arns, mas não tem nada que venha a deixar a pessoa, num momento desse, com uma dor desesperada dessa... De qualquer forma, é a vida. Deus... Queremos apenas desejar que o Senador Flávio Arns e sua família tenham essa compreensão, essa aceitação de Deus – eles que fizeram tanto e ainda fazem por tantos. Como o Senador Paulo Paim falou, a ação que ele desenvolve não apenas no Paraná, mas junto às Apaes do Brasil...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Fora do microfone.) – Foi Presidente da Apae nacional.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – ... Presidente da Apae nacional, sabendo exatamente a importância que essa instituição tem para mitigar os efeitos de uma doença dessa que, na verdade, toma as famílias. De qualquer forma, em nome dos Senadores, presidindo esta sessão, eu gostaria de deixar este registro aqui ao nosso nobre Senador Flávio Arns e família.

    Outra questão que V. Exa. aqui comentou, com relação ao Jovem Senador, eu acho – e aqui veio uma delegação do meu estado, que inclusive está abrigada no meu apartamento, para participar – que essa iniciativa, mais uma vez, de V. Exa. é no sentido de fazer com que essa juventude vá ganhando corpo, vá ganhando alma, vá ganhando mais patriotismo e, acima de tudo, compreendendo a importância que tem a vida política para a sociedade brasileira.

    Então, tenho certeza absoluta de essa garotada, esses jovens que vêm no sopro do sonho saem daqui, retornam para seus estados, ao terem ocupado estas mesmas cadeiras, este mesmo Plenário, este mesmo cenáculo que nós ocupamos, com um sentimento novo. É uma marca, é um registro que vai ficar de forma indelével tatuado nas suas memórias, e isso não deixa de ser obviamente uma ação desenvolvida pelo Senado, com V. Exa. presidindo. Eu cheguei de madrugada do meu estado, estava em casa assistindo a V. Exa. conduzir a sessão e vi exatamente a importância de eventos e iniciativas como essa.

    E quero parabenizar pela organização os consultores, os assessores, a própria iniciativa do Presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Corretíssimo!

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – ... que tem essa dedicação por essas causas, que são causas nacionais, apesar da juventude, mas são causas nacionais.

    Então, quero parabenizá-lo por mais uma ação que V. Exa. traz a esta Casa e que obviamente se espraia por toda a consciência nacional. Quero deixar este manifesto de parabéns a V. Exa. e dizer que este cenáculo, esta Câmara Alta é a caixa de ressonância da sociedade. Portanto, ela leva para as famílias, para os lares, para os estados, para as autoridades públicas e privadas também o interesse, a intenção e, acima de tudo, a responsabilidade que o Senado da República tem com essas causas que parecem pequenas, mas que em si encerram um valor gigantesco na formação desses jovens, que, oxalá, estarão aqui no futuro ocupando as mesmas cadeiras que nós ocupamos.

    Portanto, parabéns pela iniciativa, nobre Senador, que tantas iniciativas tem tomado por esta Casa.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Obrigado, Presidente Chico Rodrigues.

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Dando continuidade, pela lista de oradores inscritos, convido o Senador Izalci Lucas, do PSDB, do Distrito Federal, para fazer o seu pronunciamento.

    V. Exa. dispõe de 20 minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2023 - Página 10