Presidência durante a 109ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de Osvaldo Arns, filho do Senador Flávio Arns.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Voto de pesar pelo falecimento de Osvaldo Arns, filho do Senador Flávio Arns.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2023 - Página 28
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, FILHO, SENADOR, FLAVIO ARNS.

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Nós é que agradecemos, Sr. Senador Chico Rodrigues, do Estado de Roraima, pelo seu pronunciamento nesta tarde de segunda-feira, dia 21 de agosto.

    Eu quero aproveitar também para saudar os nossos visitantes aqui, mais um grupo de brasileiros que estão nos visitando aqui. Não sei de que estado vocês são, podem falar?

(Manifestação da galeria.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Maranhão, Pará, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, vizinho do meu Ceará. Sejam bem-vindos. Ali tem Roraima também.

    Fico muito feliz. Podem ter certeza de que essa visita de vocês nos traz uma energia, nos revigora. Esse contato é muito importante, porque a gente... Aqui em Brasília, o Congresso é um pouco como uma redoma. Sabem? Então, é muito importante esse olhar no olho. Às vezes, a gente caminha nos corredores e encontra vocês, brasileiros que estão nos visitando aqui, conhecendo os museus daqui, os Plenários. A gente fica feliz em ver que o brasileiro está gostando de política, que está acompanhando a sua história. E é assim que vai mudar mesmo, cobrando dos seus representantes, porque uma vinda também tem uma sinalização: a gente se interessa por aqui, não são só vocês, não. Essa cobrança é sempre muito bem-vinda, de forma respeitosa, ordeira, pacífica, mas tem que cobrar com firmeza mesmo. Então sejam muito bem-vindos.

    Eu quero até pedir à Secretaria que me dê aquele site que... Olha aí, rapaz, isso que é eficiência!

    Para visitar o Congresso Nacional, você que está nos assistindo agora nesta tarde e nos ouvindo, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite – de novo: www.congressonacional.leg.br/visite. Você entra aqui neste site. A visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto terças e quartas, porque a gente faz aqui as sessões deliberativas, aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. Tem uma equipe especializada, extremamente atenciosa, competente, que faz aí esse trabalho de visitação, os guias aqui... Turismo cívico – muito bem complementado. Eu quero recomendar a você para vir.

    Olha, é impressionante! Todo dia aqui, exceto terças e quartas, a gente tem um volume muito grande, a todo tempo, entrando aqui no Plenário e dele saindo, a gente encontra nos corredores.

    Sejam muito bem-vindos, porque esta Casa aqui é de vocês e a gente está aqui para servi-los e não para sermos servidos por vocês.

    Então, mais uma vez, muito obrigado pela participação.

    Eu queria, no encerramento desta sessão, antes de fazer a convocação para amanhã, manifestar os meus profundos sentimentos ao Senador e meu amigo Flávio Arns e à sua família pela passagem para o mundo espiritual, a nossa verdadeira pátria, do seu filho amado e querido Osvaldo Arns, que faleceu nesse final de semana. Então, que ele receba as nossas vibrações. Estamos orando, Senador Flávio Arns, por sua família.

    Eu, particularmente, acredito que a morte não existe, que é uma passagem mesmo e que o reencontro seu com o seu amado filho é questão de tempo. É o amor que nos liga eternamente. O senhor pode ter certeza de que nós vamos reencontrar quem nós amamos e já passou para o outro lado, para o plano espiritual, e vai ser uma celebração da missão cumprida por todos nós aqui.

    Então, o nosso corpo, quando a gente dorme, precisa descansar para repor as energias vitais para o dia seguinte, mas o nosso espírito não, nossa alma não precisa dormir. E, muitas vezes, quando o corpo está dormindo, a gente se encontra. Eu acredito, estudo isso. Eu acredito que a gente encontra os nossos entes queridos que já estão do lado de lá. A gente se encontra, conversa, celebra e, muitas vezes, acordamos, de manhã, com a sensação de que: "Olha, parece que eu estive com fulano de tal". E esteve mesmo, e estivemos mesmo, porque a morte não existe.

    Então, estamos recebendo aqui mais brasileiros que estão chegando aqui no Plenário do Senado Federal.

    Está vendo aí como é? É muito movimentado. É assim todos os dias.

    Eu vou pedir a vocês que digam de que estado da Federação são.

(Manifestação da galeria.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina.

    Hã?

(Manifestação da galeria.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Mato Grosso do Sul, eu falei. São Paulo, Paraná.

(Manifestação da galeria.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Olha, veio da Colômbia. Seja muito bem-vindo também. Que bom!

(Manifestação da galeria.)

    O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Da Irlanda. Olha, que maravilha! Olha, o Senado está ficando cada vez mais internacional. Que bom! Ano que vem, a gente completa 200 anos aqui, o bicentenário desta Casa. Sejam muito bem-vindos!

    O nosso patrono é esse aqui, Ruy Barbosa, baiano, e tudo que ele falava está mais atual do que nunca, o Águia de Haia. E teve um papel muito importante internacionalmente o nosso Ruy Barbosa, que foi Ministro também.

    Sejam muito bem-vindos aqui no Plenário do Senado Federal. Sintam-se acolhidos. Gratidão!

    É muito importante a visita de vocês aqui, nos fortalece, porque esta Casa é de vocês, é dos brasileiros. E eu espero que, cada vez mais, neste bicentenário, o Senado se levante para cumprir o seu papel perante a nação neste momento tão delicado, tão dramático que a gente está vivendo. E o apoio de vocês é muito importante. Vocês não sabem o quanto é importante essa energia que vocês trazem, conhecendo a nossa história e, muitas vezes, até com o olhar também, com uma cobrança, é muito importante isso para que a gente possa fugir um pouco dessa bolha que é aqui o Congresso Nacional.

    Então, muito obrigado!

    A Presidência informa às Senadoras e aos Senadores que estão convocadas as seguintes sessões para amanhã, terça-feira, às 10h.

    Nós teremos uma sessão especial destinada a homenagear o programa Jovem Senador, que começou hoje, pela manhã, onde a gente está recebendo aí, num programa muito bem bolado, bem cidadão, jovens do Brasil inteiro, de escolas públicas, que para estarem aqui se dedicaram, fizeram um concurso de redação. É bem interessante esse programa aqui. Então, amanhã nós vamos ter uma sessão às 10h novamente com eles, onde eles vão discutir matérias. Ali se tem até uma experiência de como funciona o Parlamento, do respeito a quem pensa diferente. Então, vai ser bem interessante.

    E tem a nossa sessão deliberativa ordinária, às 14h, com pauta divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa.

    Cumprida a finalidade desta sessão não deliberativa do Senado Federal, a Presidência declara o seu encerramento.

    Que Deus abençoe e dê muita sabedoria, discernimento, força e positividade para o Brasil nesta semana. Orem por nós, vocês que estão nos acompanhando, seja católico, seja espírita, seja evangélico, seja de outras religiões, orem por nós, porque a gente precisa aqui de muita vibração positiva nessa guerra espiritual que a gente vive. Um grande abraço.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2023 - Página 28