Discurso proferido da Presidência durante a 104ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear a Marcha das Margaridas.

Anúncio da votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 63, de 2018, que "Inscreve no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome de Margarida Alves."

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso proferido da Presidência
Resumo por assunto
Homenagem, Movimento Social, Mulheres:
  • Sessão Especial destinada a homenagear a Marcha das Margaridas.
Homenagem:
  • Anúncio da votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) n° 63, de 2018, que "Inscreve no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria o nome de Margarida Alves."
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2023 - Página 20
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Movimento Social
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, MARGARIDA ALVES, MOVIMENTO SOCIAL, CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA (CONTAG), MARCHA, MULHER, TRABALHO RURAL, COMENTARIO, LEI FEDERAL, ISONOMIA SALARIAL.
  • REGISTRO, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, HOMENAGEM, CIDADÃO, INCLUSÃO, INSCRIÇÃO, NOME, PERSONAGEM ILUSTRE, LIVRO DE HEROIS E HEROINAS DA PATRIA, MULHER, SINDICALISTA, TRABALHADOR RURAL, MUNICIPIO, ALAGOA GRANDE (PB).

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discursar - Presidente.) – Meus amigos e minhas amigas, queria de coração, alma e vida agradecer a esse grande Senador Beto Faro pela grandeza deste excelente, magnífico e bonito evento a que vocês vieram de todo o Brasil, em uma linda caminhada – sei que alguns vieram de ônibus, outros conseguiram um avião, outros aqui mais perto vieram até caminhando –, e vieram aqui, neste momento, porque vocês sabem que hoje e sempre nós todos somos Margarida Alves. (Palmas.)

    E queria, nesta fala aqui – já foram citados todos os Ministros, Ministras, Deputados, Senadores, Senadoras –, só dar duas notícias aqui do Senado para vocês, e o Presidente Rodrigo Pacheco me autorizou a dar aqui a informação, porque eu sou o Relator dessa matéria e trabalhei por um longo período em outra, mas vou falar daqui a mais importante, Ministro.

    O Presidente Rodrigo Pacheco e a Maria do Rosário, que já teve que sair – vocês vão bater palmas para ela em seguida –, me autorizaram a dizer que o projeto elaborado por vocês todos, que é um projeto coletivo dos nossos ministérios, da querida Deputada Maria do Rosário e de que eu tive a alegria de ser o Relator aqui no Senado, será pautado entre hoje e amanhã, e é o projeto que coloca Margarida Alves entre os heróis da pátria.

(Manifestação da galeria.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Será aprovado hoje ou será aprovado amanhã! (Palmas.)

    A outra não é notícia, e aqui eu já vou passar a palavra.

    Deputadas e Deputados que estão aqui, há muitos e muitos anos nós trabalhávamos para que homem e mulher tivessem, na mesma função, o mesmo salário, querida Erika Kokay. E foi neste mandato: o Presidente Lula teve que vir – Ministra, o seu trabalho foi brilhante, eu acompanhei – para nós podermos assegurar aquilo que seria o natural, que homem e mulher, preta, branca, índia, homem e mulher na mesma função tivessem o mesmo salário.

    Agora é lei. Obrigado, Presidente Lula! (Palmas.)

    Quem ganhou foram as mulheres, foram os homens, foi o Brasil que ganhou.

    Pronto, já fiz minha fala – confesso que me deram aqui dois discursos, cada um com dez páginas; disse "não dá, não dá", então fica aqui.

    Vamos lá então. Quem é que eu tenho que chamar? (Pausa.)

    Quem é que eu chamo? A orientação é de vocês.

    Concedo a palavra, com enorme satisfação, à querida Sonia Maria Coelho Gomes Orellana, representante da Marcha Mundial das Mulheres. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2023 - Página 20