Discurso durante a 104ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear a Marcha das Margaridas.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Homenagem, Movimento Social, Mulheres:
  • Sessão Especial destinada a homenagear a Marcha das Margaridas.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2023 - Página 22
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Outros > Movimento Social
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, MOVIMENTO SOCIAL, CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA (CONTAG), MARCHA, MULHER, TRABALHO RURAL.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Para discursar.) – Obrigado.

    Sr. Presidente Senador Paim, Sras. Deputadas, Senadoras, há pouco uma Senadora do Ceará relatava um projeto de empréstimo ao estado para que se cuidasse principalmente da geração de emprego e qualidade de vida para as mulheres lá do Ceará. Parabéns pelo relatório, eu vi há pouco.

    Mas eu queria me dirigir às mulheres, principalmente às mulheres do meu estado, onde nós temos pescadoras, trabalhadoras rurais, índias, negras, mulheres que ajudaram a construir o Estado do Amazonas. E hoje, para quem não tem conhecimento, de quem trabalha em chão de fábrica no distrito industrial, 80% das trabalhadoras são mulheres. Mulheres que muitas vezes são pai e mãe dentro de casa porque existe um trabalho duplo.

    A mulher não pode ser desrespeitada da forma como ela tem sido desrespeitada nos últimos quatro anos. A gente vive novos ares no Brasil, e a esperança é muito grande que a gente volte e retome o crescimento e o respeito a quem quer pensar da forma que quer pensar e agir da forma que quer, respeitando sempre o desejo, principalmente quando ela diz não. Acabou.

    A mulher... No meu estado, muitas vezes você acha que você não agride uma mulher quando você vira para ela e diz: "Você não sabe o que está falando, você não sabe de nada, você é louca". Isso é uma agressão. É agressão também.

    Ela muitas vezes tem uma dupla jornada, mãe e trabalhadora. Nada é mais bonito do que gerar um filho para a gente. Não tem nada mais bonito, não tem nada mais belo. Eu sou filho (Palmas.) de uma mãe que teve 12 filhos. E muitas vezes eu vi a minha mãe acordar cedo, ainda de resguardo, para poder fazer o café, o almoço e a janta para os outros filhos e para o nosso pai.

    E a gente passa a respeitar a mãe desde quando a gente começa a ser amamentado por ela. E eu posso dizer a vocês que fico muito feliz que o Senado hoje esteja promovendo essa Marcha das Margaridas.

    Ontem, no aeroporto, eu vindo de Manaus para Brasília, muitas mulheres amazonenses vieram de lá com muito sacrifício. A passagem é muito cara, não é barata, mas vieram aqui para a marcha. Elas nos representam.

    O Senado tem tomado uma postura... Desde a legislatura passada – o Senador Paim acompanhou bem – nós avançamos muito em relação à Bancada Feminina, que é muito forte. A Bancada Feminina da outra legislatura também era muito forte.

    O meu partido é o partido que tem mais mulheres filiadas e mais Senadoras aqui no Senado Federal, então a gente se curva à vontade delas nas reivindicações que elas têm, mas eu não poderia deixar de vir aqui, Senador Paim, Senador Rogério Carvalho, e dizer a vocês que vocês contem com o nosso apoio, contem – Paulo Teixeira sabe disso, e ele tem um papel importante neste processo, principalmente para o trabalho, para a agricultura familiar, para o trabalho das mulheres.

    Lá no meu estado quem preside a instituição que representa os trabalhadores rurais é uma mulher, uma amiga minha, que trabalha há muitos anos nesse setor, e eu sei o quanto eles têm sofrido nos últimos anos.

    Eu sei a quantidade de pescadoras que o meu estado tem, o que sofreram em relação ao seguro-defeso, não ter o direito de receber no recadastramento. Isso é importante, meu querido Deputado Paulo Teixeira, que a gente olhe com um carinho diferenciado para essas pessoas. É preciso que a gente olhe com carinho, elas vêm sofrendo muito nos últimos anos e sendo desrespeitadas.

    Uma vez eu vi uma jornalista sendo chamada de quadrúpede pelo Presidente da República, na época, porque ela fez uma pergunta ao Presidente, e ele a chamou de quadrúpede.

    O Presidente hoje – é um outro momento –, o Presidente Lula, é uma pessoa que respeita o trabalho das mulheres, tem um respeito muito grande (Palmas.)

    tentou colocar dentro da Presidência e, como auxiliares dele, várias mulheres, e eu espero que elas possam fazer um trabalho justo para os brasileiros e principalmente para as brasileiras.

    Meus parabéns a vocês que se sacrificaram, fizeram um esforço para estar em Brasília.

    Contem com o Senado Federal, tenham certeza absoluta, e principalmente com o PSD, o nosso partido, que é base de sustentação do Governo do Presidente Lula, mas principalmente tem a maior bancada feminina do Senado Federal.

    Em nome do nosso partido, os nossos parabéns a todos vocês que vêm defendendo as mulheres esses anos todos.

    Muito obrigado pela oportunidade, Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2023 - Página 22