Pela ordem durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica ao elevado valor das passagens aéreas para o o Estado do Amapá.

Autor
Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Transporte Aéreo:
  • Crítica ao elevado valor das passagens aéreas para o o Estado do Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2023 - Página 92
Assunto
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Indexação
  • CRITICA, QUANTIDADE, VALOR, PASSAGEM AEREA, DESTINO, ESTADO DO AMAPA (AP), MANUTENÇÃO, VETO (VET), COBRANÇA, BAGAGEM.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Pela ordem.) – Presidente, se V. Exa. me permite, só para eu secundar e subsidiar a fala do meu querido amigo Senador Petecão, do Acre, porque o mesmo drama que vive o Acre, onde os rios da Amazônia nascem, vive o Amapá.

    Além de termos tido uma redução das ofertas de voos de todas as companhias aéreas, nós estamos pagando preços de passagem que são superiores a voos para Miami, para Londres...

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AC) – Verdade.

    O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – ... para Berlim, para Lisboa.

    É inaceitável esse oligopólio das empresas aéreas em nosso país, Presidente. E é necessária e urgente uma medida, inclusive de nosso Governo, e o Presidente Lula tem orientado, determinado neste sentido: para resolver esse problema de oligopólio.

    Uma primeira das medidas é que nós não podemos continuar à mercê de três empresas aéreas. É imediato e urgente termos medidas para possibilitar a vinda de low cost para o nosso país para poder favorecer o preço das passagens aéreas.

    Assim como, Presidente, eu quero aqui adiantar, Senador Petecão, uma posição nossa, aqui da Liderança do Governo no Congresso, não é aceitável que as empresas aéreas reivindiquem de nós a manutenção do veto à cobrança de bagagens aéreas que está para apreciação aqui pelo Congresso Nacional. Esse veto tem que ser derrubado, não é aceitável as empresas aéreas reduzirem a oferta de voos, imporem, mesmo com todos os dados da economia brasileira sendo favoráveis, as mais altas tarifas de serviços aéreos aos usuários de transporte aéreo de nosso país e ainda quererem que o Congresso Nacional derrube o veto, aliás, mantenha o veto ao preço das tarifas de bagagens aéreas.

    A nossa posição, pela Liderança do Governo no Congresso, é que, na próxima reunião do Congresso que se tenha, esse veto seja derrubado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2023 - Página 92