Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reflexão sobre possíveis parcerias entre o Brasil e a Índia na área de energias renováveis, especialmente na produção do etanol derivado da cana de açúcar.

Agradecimento aos votos de restabelecimento da saúde de S. Exa. e à preocupação manifestada por Parlamentares e população.

Autor
Marcelo Castro (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Marcelo Costa e Castro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Energia:
  • Reflexão sobre possíveis parcerias entre o Brasil e a Índia na área de energias renováveis, especialmente na produção do etanol derivado da cana de açúcar.
Atividade Política:
  • Agradecimento aos votos de restabelecimento da saúde de S. Exa. e à preocupação manifestada por Parlamentares e população.
Publicação
Publicação no DSF de 16/08/2023 - Página 102
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Outros > Atividade Política
Indexação
  • ANALISE, POSSIBILIDADE, PARCERIA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, INDIA, AREA, ENERGIA RENOVAVEL, ENFASE, PRODUÇÃO, ETANOL, DERIVAÇÃO, CANA DE AÇUCAR.
  • AGRADECIMENTO, VOTO, RESTABELECIMENTO, SAUDE, ORADOR, PREOCUPAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, BANCADA, CONGRESSO NACIONAL, POPULAÇÃO.

    O SR. MARCELO CASTRO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PI. Para discursar.) – Sras. e Srs. Senadores, na segunda quinzena do mês de julho, estive numa missão oficial, representando o Senado Federal, na Índia, em um encontro sobre energias renováveis, especialmente, sobre a questão do etanol. Há muitos pontos convergentes entre o Brasil e a Índia: são os dois maiores produtores de açúcar do mundo e são produtores de etanol, tendo como base a cana. Diferentemente dos Estados Unidos, que é o maior produtor de etanol do mundo, que é baseado no milho. Então, há uma convergência muito grande no interesse do Brasil e da Índia em estreitarem mais ainda e em poderem fazer uma política conjugada do ganha-ganha, em que o Brasil ganha, a Índia ganha, e os dois podem fazer uma política que seja vantajosa para o Brasil, para a Índia e para a humanidade, porque nós estamos tratando de energia limpa, renovável e sustentável, que é a energia exigida nos dias atuais, no século XXI.

    Chegando da Índia, eu fui acometido de uma apendicite, felizmente tratada com a devida urgência: comecei a sentir os sintomas 9h da manhã, 4h da tarde eu já estava na mesa de cirurgia.

    Tudo transcorreu normalmente. Naturalmente, tive que tomar as precauções, as cautelas e os cuidados do pós-operatório e estou aqui hoje. Considero-me plenamente restabelecido.

    O meu motivo de estar hoje à tribuna, aqui, é principalmente para agradecer aos Srs. Senadores, às Sras. Senadoras que manifestaram os seus votos de pronto restabelecimento e a preocupação que tiveram com a minha evolução. Então, aqui, penhoradamente, eu agradeço todas as manifestações e as centenas e talvez milhares de manifestações que eu e meus familiares recebemos, desejando que eu me restabelecesse prontamente, o que, de fato, aconteceu.

    Quero agradecer a todos e, em especial, ao meu cirurgião, Dr. Raimundo Júnior, ao clínico que deu o diagnóstico, o doutor que nos ajudou. Por sinal, participaram da minha cirurgia e tudo transcorreu normalmente, por coincidência da vida, professores universitários e, por coincidência também, meus ex-alunos. São excelentes médicos que tem no Piauí, mas não são excelentes médicos por terem sido meus alunos, porque eu fui professor de psiquiatria, e eles são professores de cirurgia.

    Quero aqui, então, aproveitar para agradecer e comunicar a todos que se preocuparam com a minha saúde que estou plenamente restabelecido e que estamos voltando às atividades normais com a mesma energia de sempre para trabalhar pelo nosso país e pelo nosso querido Estado do Piauí.

    Muito obrigado a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/08/2023 - Página 102