Pronunciamento de Margareth Buzetti em 17/08/2023
Interpelação a convidado durante a 107ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal
Sessão de Debates Temáticos destinada a debater o tema da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.
- Autor
- Margareth Buzetti (PSD - Partido Social Democrático/MT)
- Nome completo: Margareth Gettert Busetti
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Interpelação a convidado
- Resumo por assunto
-
Direito Penal e Penitenciário:
- Sessão de Debates Temáticos destinada a debater o tema da descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/08/2023 - Página 33
- Assunto
- Jurídico > Direito Penal e Penitenciário
- Indexação
-
- CRITICA, POSSIBILIDADE, DESCRIMINALIZAÇÃO, PORTE DE DROGAS, CONSUMO, USO PROPRIO, DROGA, MACONHA.
A SRA. MARGARETH BUZETTI (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MT. Para interpelar convidado.) – Obrigada, Presidente.
É um momento bem impactante. Fico feliz que o Presidente Pacheco tenha pedido, através do nosso requerimento, do seu requerimento, esta sessão.
Célia Regina, quando você falou, olha, confesso que fiquei com o coração muito apertado, porque sou mãe, sou avó, e, por muitos anos, eu fiquei preocupada com minhas filhas. Hoje, eu estou preocupada com meus netos. O que será deles? É uma vida que, dentro da família, tu podes proteger, mas, quando ele vai para o mundo lá fora, é o que você falou: o que acontece lá fora? E tem momentos na vida de uma criança em que ela sofre maior influência do mundo externo do que da própria família. Isso faz parte da rebeldia, da adolescência, e assim nós vamos seguindo a vida.
Quando eu vi esse debate no STF, eu falei "gente, este Plenário, este Congresso não pode ser omisso", e não está sendo omisso. O Presidente Pacheco falou, e eu perdi um grande amigo para as drogas. Ele morreu de overdose. Então, eu sei bem o que é, numa adolescência, você estar enfrentando junto com seu amigo, morrendo a cada dia um pouco. Então, o teu depoimento realmente me tocou.
E, Frei – é Frei Rogério, não é? –, não tem país que está preparado, não existe país preparado para as drogas, não existe país... Porque tudo começa com o álcool, um alcoólatra é um dependente químico. (Palmas.)
Então, se você não pode beber e dirigir, por que é que você pode andar com maconha? Eu não entendo, eu não estou... É um debate meio estranho esse, mas, enfim, a Valéria, que está aqui atrás... Vanderleia – ela me autorizou a falar –, ela está há dois meses... Dois? (Pausa.)
Dois meses que ela está sem usar drogas. (Palmas.)
Está na casa terapêutica; usou droga por três anos e ela me prometeu que não vai mais usar. Então, esta sessão aqui já valeu tudo. (Palmas.)
Quero que todos vocês contem conosco, Senadores, porque é o que o Senador Efraim falou: se colocar em votação, esse painel vai dar 80% contra as drogas.
Muito obrigada. (Palmas.)