Presidência durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Votos de pesar pelo falecimento da Sra. Inês Maria Neves Faria, mãe do ex-Governador, ex-Senador da República e atual Deputado Federal Aécio Neves, e filha do ex-Presidente da República Tancredo Neves.

Voto de solidariedade ao Dr. Thiago Selling da Cunha, Delegado de Polícia Federal, que, ao cumprir um mandado de busca e apreensão na comunidade da Vila Zilda, no Município do Guarujá, foi alvejado com um tiro na cabeça e está em estado grave num hospital local.

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Votos de pesar pelo falecimento da Sra. Inês Maria Neves Faria, mãe do ex-Governador, ex-Senador da República e atual Deputado Federal Aécio Neves, e filha do ex-Presidente da República Tancredo Neves.
Homenagem:
  • Voto de solidariedade ao Dr. Thiago Selling da Cunha, Delegado de Polícia Federal, que, ao cumprir um mandado de busca e apreensão na comunidade da Vila Zilda, no Município do Guarujá, foi alvejado com um tiro na cabeça e está em estado grave num hospital local.
Publicação
Publicação no DSF de 17/08/2023 - Página 16
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, MÃE, EX-GOVERNADOR, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), AECIO NEVES, FILHA, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, TANCREDO NEVES.
  • SOLIDARIEDADE, DELEGADO DE POLICIA, POLICIA FEDERAL, HOSPITAL, GUARUJA (SP).

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Declaro reaberta a sessão.

    Cumprimento os Srs. Senadores e as Sras. Senadoras.

    Eu gostaria de fazer um primeiro registro nesta sessão de hoje. É com grande tristeza que a Presidência comunica o falecimento, no dia 14 último, segunda-feira, em Belo Horizonte, da Sra. Inês Maria Neves Faria, mãe do ex-Governador, ex-Senador da República e atual Deputado Federal Aécio Neves. D. Inês Maria Neves Faria, filha do ex-Presidente da República Tancredo Neves, tinha 84 anos de idade e deixa, além do filho Aécio Neves, mais duas filhas, Andrea e Ângela, e sete netos. No momento dessa grande perda, esta Presidência, em nome de todos os Senadores e Senadoras, presta toda a solidariedade aos familiares e amigos de D. Inês, em especial ao ex-Senador desta Casa e atual Deputado Federal Aécio Neves, ao qual manifestamos os mais sinceros votos de pesar.

    Eu gostaria de registrar também a presença da comitiva da cidade de Ataléia, Minas Gerais, do Prefeito Gilson Botelho, do Vice-Prefeito Marcos Simões, do Presidente da Câmara Ademar Moreira e dos Vereadores Luiz Carlos Neguim, Gildão, Leo, João Costa e Mazão. São todos muito bem-vindos ao Senado Federal. Nas pessoas de V. Sas., eu saúdo todos os Prefeitos e Prefeitas que estão em grande número em Brasília num evento da Confederação Nacional de Municípios. Recebi ontem, na Presidência do Senado, o Presidente Paulo Ziulkoski, os Presidentes das associações estaduais dos municípios, inclusive a Associação Mineira dos Municípios, do Presidente e Prefeito Marcos Vinicius. De modo que são todos muito bem-vindos. A pauta municipalista é a pauta do Senado Federal. E há, de nossa parte, absoluto compromisso com a higidez financeira e a viabilidade econômica dos municípios do Brasil.

    Eu gostaria de fazer um registro também, Senador Esperidião Amin, de solidariedade ao Dr. Thiago Selling da Cunha, Delegado de Polícia Federal, que, no cumprimento de sua missão de Policial Federal, ao cumprir um mandado de busca e apreensão na comunidade da Vila Zilda no Município do Guarujá, foi alvejado com um tiro na cabeça e está em estado grave num hospital local. Ele tem 40 anos de idade, é um policial federal se desincumbindo da sua missão e do seu dever legal e constitucional. Nós lamentamos profundamente essa violência da qual ele foi vítima. Aliás, é algo que todos nós devemos repudiar, manifestando a nossa mais absoluta intolerância à violência em todas as formas: a violência contra cidadãos, a violência contra pessoas que vivem nas periferias, nas vilas e nas favelas, a violência aos direitos humanos, a violência às mulheres, a violência aos hipossuficientes e também a violência aos policiais. Esse acontecimento assim como o acontecimento que vitimou o policial militar da Rota, em São Paulo, Patrick Bastos Reis são atos a que não desejamos assistir, como não desejamos assistir a nenhum tipo de manifestação de violência policial em face da sociedade. Portanto, este Senado Federal se solidariza, neste instante, com esse policial federal.

    E nos cabe uma reflexão também não só em relação ao ambiente de violência que precisa ser repudiado e, através das instituições, nós buscarmos corrigir esse problema crônico do Brasil, mas a também uma avaliação sobre as prerrogativas dos policiais, das carreiras jurídicas de um modo geral. Quantos promotores de justiça, policiais militares, policiais civis, policiais federais, agentes penitenciários da polícia penal, guardas municipais, juízes de direito, juízes federais, ao cumprirem sua missão, são ameaçados, constrangidos, violentados e até mortos no dia a dia! Então, evidentemente, o Estado brasileiro tem a obrigação de poder prover essas categorias e essas carreiras de segurança, de treinamento, de equipamento e de condições dignas de remuneração.

    E, aqui, pontuo especificamente a remuneração dos policiais federais, porque, há pouco tempo, me deparei com um valor pífio de diárias de policiais federais que precisam ter isso corrigido, evidentemente. Ao cumprirem suas missões, eles precisam ter o mínimo de dignidade para esse cumprimento. É uma instituição a Polícia Federal que ganhou notoriedade, que tem toda a nossa respeitabilidade. E nós, mais uma vez, lamentamos esse acontecimento com o Dr. Thiago da Cunha. Tomara a Deus que ele possa se recuperar. Então, fica esse registro que reputo importante neste momento de grande violência no Brasil em todos os sentidos, em todos os lados. Que a gente possa pregar e apregoar um pouco de paz no Brasil, paz em todos os sentidos, inclusive, especialmente, na sociedade brasileira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/08/2023 - Página 16