Presidência durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre as tragédias da Boate Kiss, ocorrida em Santa Maria (RS) no ano de 2013, e do rompimento das barragens de Brumadinho (MG), em 2019, e Mariana (MG), em 2015.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Comentários sobre as tragédias da Boate Kiss, ocorrida em Santa Maria (RS) no ano de 2013, e do rompimento das barragens de Brumadinho (MG), em 2019, e Mariana (MG), em 2015.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2023 - Página 33
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • COMENTARIO, INCENDIO, CASA NOTURNA, SANTA MARIA (RS), ROMPIMENTO, BARRAGEM, BRUMADINHO (MG), MARIANA (MG), PESAMES, FAMILIA, VITIMA.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Obrigado, Senador Paulo Paim.

    E nunca é tarde para que sempre registremos as nossas condolências às famílias, que continuam enlutadas. Afinal de contas, perder um ente, um parente, um amigo de qualquer forma que seja já nos dói na alma, mas principalmente da forma aterrorizante como aconteceu naquela noite em Santa Maria, que todos nós brasileiros acompanhamos estarrecidos, com o resultado final dura e gigantescamente doloroso para todos nós brasileiros. Foram mais de 240 vítimas fatais que poderiam ter saído daquele momento de descontração de outra forma. E pior é que, quando nós identificamos as razões, isto é o que mais nos choca: a ausência do cuidado, do zelo, da responsabilidade de autoridades locais, dos proprietários e daqueles que participaram, porque também sabemos que houve níveis de responsabilidade por parte daqueles que estavam a se apresentar. Lastimamos também... E a gente aí identifica, Senadores presentes, que muitas das vezes imaginamos que temos um cabedal, um universo legislativo protegendo, mas na verdade identificamos quantas vezes são falhas as nossas legislações por serem lacunosas. Aconteceu em Santa Maria, e, anos depois, nós tivemos dois episódios no Estado de Minas Gerais, com as barragens se rompendo – Brumadinho e Mariana –, sem que houvesse as devidas precauções, sem que houvesse as devidas exigências e critérios para, nos dois casos, os respectivos funcionamentos. Então, a nossa solidariedade, na sua pessoa, evidentemente, nosso querido representante gaúcho, a todas as famílias e aos que estarão na Câmara dos Deputados a fazer as homenagens às memórias das 242 vítimas...

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Fora do microfone.) – Duzentas e quarenta e seis.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Duzentas e quarenta e seis vítimas fatais.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Fora do microfone.) – Se V. Exa. permitir, quando eu mandar essa minha fala na tribuna...

(Soa a campainha.)

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – ... eu vou assegurar que a sua fala, em nome do Senado, esteja contemplada no mesmo vídeo.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Muito obrigado.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Falaremos os dois, então, amanhã, se assim V. Exa. permitir.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Muito obrigado pelo carinho e pelo gesto. Meus cumprimentos.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS) – Obrigado, Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Senador Jorge Kajuru, que, em permuta com o Senador Eduardo Girão, passa a ser o segundo inscrito; em seguida, a Senadora Teresa e, logo após a Senadora Teresa, o Senador Humberto Costa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2023 - Página 33