Pela ordem durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica às obstruções promovidas pela Funai contra os trabalhos da CPI das ONGs em São Gabriel da Cachoeira\AM.

Autor
Plínio Valério (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Francisco Plínio Valério Tomaz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, População Indígena:
  • Crítica às obstruções promovidas pela Funai contra os trabalhos da CPI das ONGs em São Gabriel da Cachoeira\AM.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2023 - Página 78
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Indexação
  • CRITICA, DIFICULDADE, AUTORIA, FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDIGENAS (FUNAI), TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), LOCAL, SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM).

    O SR. PLÍNIO VALÉRIO (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - AM. Pela ordem.) – Se eu puder merecer a atenção dos Senadores – três minutos, eu não passo de três minutos.

    É a Funai, que está tentando dificultar a nossa ida a São Gabriel, exigindo algumas coisas pertinentes. Vacina contra febre amarela? Vacinei-me. Apresenta a da covid? Apresentei. Plano de trabalho? Também apresentei. Atestado de saúde? Também.

    Agora, acabo de receber, a Funai – Senador Jacques Wagner, Líder do Governo – quer que eu, Presidente da CPI das ONGs, assine me comprometendo que não vou divulgar a nossa sessão de São Gabriel da Cachoeira; quer proibir a gente, a TV Senado, que está lá, de divulgar as sessões.

    Eu estou comunicando ao Senado e aos brasileiros que estão ouvindo agora: se a Funai quer conflito, conflito vai ter, porque não vou assinar. Não vou assinar! Como cidadão amazonense, eu iria mesmo sem eles permitirem.

    A Funai está confundindo. Eu não pedi permissão para ir, eu comuniquei que iria.

    Se estão desrespeitando o Senado, se algum Senador, se alguma Senadora concorda com isso, paciência. Eu não concordo.

    Eu disse, desde o começo, que a CPI não é uma questão de Lula e Bolsonaro, não é uma questão de direita e esquerda, mas me parece que o Governo quer que seja.

    Senador Jaques Wagner, a Funai está criando problema para a gente ir a São Gabriel da Cachoeira. A Funai representa o Governo. O senhor é testemunha de que essa CPI não tem nada contra o Governo.

    Eu irei – nós iremos – amanhã a São Gabriel, a Pari-Cachoeira, quer queira a Funai quer não queira. Eu estou Senador da República e quem fala aqui não é apenas o cidadão, é o Senador da República. Se vocês, se algum de vocês aceita esse desaforo, que um órgão do Governo queira nos ditar normas... Isso é uma CPI do Senado Federal da República do Brasil, não é brincadeira. Isso não é uma ciranda, isso não é brincadeira.

    Portanto, nós iremos, sim. Iremos a Pari-Cachoeira, faremos o nosso trabalho, e, se o Governo quer conflito, conflito vai ter, porque há muito o que dizer.

    Eu respeito o acordo que foi feito. Repito: não é Governo, não é Lula, não é Bolsonaro, não é direita e não é esquerda. É uma nação que se quer soberana contra um povo que se acha elite, mas aceita ser comandado pelo dinheiro de fora para dentro. Eu não aceito.

    Senador Jaques Wagner e Senador Randolfe, que representam o Governo nesta Casa, eu quero que os senhores entendam: estão brincando com a gente. Vacinas tudo bem. Agora, achar que a gente não pode...

    E tem uma decisão do Supremo, e eu nem precisava arguir. O Supremo decidiu que indígenas não podem vir depor para não se expor. As comissões é que têm que ir lá. Eu nem estava obedecendo a isso aqui. Eu estou simplesmente aqui comunicando ao Brasil e ao Senado; não aceito. Nós iremos, sim. E, se alguém quiser impedir, amanhã, às 7h30, da Base Aérea de Manaus, estaremos decolando rumo a Pari-Cachoeira. Quem quiser impedir que apareça, o que eu duvido, porque eu vou embarcar, eu irei.

    Fica este comunicado à nação, fica este comunicado ao Senado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2023 - Página 78