Pela ordem durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas às obstruções promovidas pela Funai, por não querer a realização de imagens em São Gabriel da Cachoeira\AM pela CPI das ONGs, bem como contra a ocultação das imagens do Palácio da Justiça por ocasião dos fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Movimento Social, População Indígena:
  • Críticas às obstruções promovidas pela Funai, por não querer a realização de imagens em São Gabriel da Cachoeira\AM pela CPI das ONGs, bem como contra a ocultação das imagens do Palácio da Justiça por ocasião dos fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023.
Publicação
Publicação no DSF de 31/08/2023 - Página 79
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Outros > Movimento Social
Política Social > Proteção Social > População Indígena
Indexação
  • CRITICA, DIFICULDADE, AUTORIA, FUNDAÇÃO NACIONAL DOS POVOS INDIGENAS (FUNAI), IMPOSIÇÃO, AUSENCIA, REALIZAÇÃO, IMAGEM VISUAL, TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), LOCAL, SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM), OCULTAÇÃO, VIDEO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MES, JANEIRO, REFERENCIA, DESTRUIÇÃO, PATRIMONIO PUBLICO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Agradeço.

    Senador Plínio Valério, eu queria manifestar minha solidariedade a esse abuso, a esse desrespeito flagrante da Funai, do Governo Lula com relação a uma prerrogativa básica da Casa revisora da República, que tem uma CPI para investigar as ONGs.

    Então, isso mostra como não têm bom senso e não têm a percepção republicana esses que se dizem democratas. São os democratas do Brasil que não permitem que uma comissão de uma CPI vá com uma equipe de televisão e faça o trabalho que foi aprovado na Comissão.

    O senhor tem... Eu não sou membro da CPI das ONGs. Estive ontem no momento histórico que o antropólogo Edward Luz fez, e eu recomendo, para quem não assistiu ainda: vá lá no YouTube da TV Senado – sim, estão registradas nos Anais da Casa as denúncias gravíssimas faladas pelo Dr. Edward Luz, que está sendo perseguido por aqueles que se dizem democratas. Essa é a grande incoerência.

    E o Senador Jorge Seif complementou com algo que a gente está vendo na CPMI do dia 8. O Ministro Dino, Senador Jayme Campos, reiteradas vezes não entregou as imagens aprovadas pela CPMI.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – E vou além: depois, simplesmente, foi pedir autorização – ganhando tempo – para o Ministro Alexandre de Moraes, e o Ministro Alexandre de Moraes disse: "Entregue. Tem que entregar à CPMI". Sabe o que foi que aconteceu? Ele entregou duas câmeras de 92 câmeras. E aí, agora, hoje – é o assunto do Brasil neste momento; escandaloso! –, simplesmente, agora, as imagens foram apagadas. Isso é ou não é um vilipêndio, um desrespeito ao Parlamento e ao povo brasileiro, que quer saber a verdade? Mas a máscara está caindo dos democratas de plantão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/08/2023 - Página 79