Pronunciamento de Eduardo Girão em 30/08/2023
Pela ordem durante a 119ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio ao discurso do Senador Rodrigo Cunha acerca da Polícia Militar de Alagoas.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Governo Estadual,
Segurança Pública:
- Apoio ao discurso do Senador Rodrigo Cunha acerca da Polícia Militar de Alagoas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 31/08/2023 - Página 88
- Assuntos
- Outros > Atuação do Estado > Governo Estadual
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
- Indexação
-
- APOIO, DISCURSO, SENADOR, RODRIGO CUNHA, REFERENCIA, POLICIA MILITAR, ESTADO DE ALAGOAS (AL).
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Vai com Deus, Senador Weverton, meu amigo. Mande um abraço para o Gabriel e para o Miguel. Deus abençoe! Paz e bem!
Sr. Presidente Rodrigo Cunha – o senhor sentado agora na cadeira de Presidente –, nós chegamos juntos aqui, ao Senado Federal, em 2019, naquela ânsia, naquela expectativa, naquela esperança, porque os nossos conterrâneos nos trouxeram para cá, para a gente fazer a diferença. E o senhor não tem se escorado. Eu sou testemunha disso. O senhor tem denunciado, com muita coragem, contra o sistema, que é carcomido, que é corrupto e corruptor. O senhor tem feito o seu trabalho no seu estado.
Eu já estive, por duas vezes, lá em Maceió, após a sua posse – após a nossa posse. Uma vez foi numa audiência pública que foi feita lá na associação comercial, se eu não me engano, onde se discutiu o leilão da companhia – eu não sei como se chama a companhia que tinha sido recém-privatizada de saneamento, que é a... Como é o nome da empresa?
O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Cunha. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - AL. Fora do microfone.) – Casal.
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Era a Casal. Exatamente. E eu fiquei estarrecido com os moradores. O senhor foi muito aberto, democrata, de verdade. Ouviu os setores, ouviu a empresa, que tinha até uma ligação, um histórico com a Odebrecht lá atrás... Foram tomados ali os recursos daquela primeira parte da outorga para o estado e deram um pirulito lá para Maceió. E nisso eu já notei uma injustiça muito grande.
E o senhor, se tem uma palavra para defini-lo, é justiça, é a sua marca. E agora, com esse relato que o senhor traz aqui...
Eu fui a sua campanha, estive lá naquele momento da campanha para o Governo do estado. Eu fiquei impressionado, Senador Cleitinho, com a vitalidade dele, com a benquerença que as pessoas têm a esse jovem Senador. E ele, lutando como Davi contra Golias, porque o poder estava todo do outro lado, o dinheiro todo do lado, conseguiu fazer um trabalho lá de despertar consciências. E a gente sabe a história do povo alagoano, é um povo de garra, de raça, de entrega, trabalhador, honesto. O povo alagoano é assim.
Mas, como colocou o Presidente Weverton há pouco tempo, nós temos que – antes de ele sair o senhor falou aqui – orar, temos que orar pela família do Marcelo, que merece todas as vibrações. E o senhor honra essa família com o seu discurso aqui. Conte comigo, o que eu puder fazer, no limite das forças, pode contar comigo. Eu tenho certeza de que também com o Senador Magno Malta, o Senador Cleitinho.
Essa questão mostra que o pessoal não está nem aí com relação à impunidade, com relação à ética. Essa coisa de promover as pessoas que estiveram envolvidas com isso é algo surreal. Você falando aqui, para acreditar, não é possível! É a certeza da impunidade.
E a situação de que o senhor falou, da mala, do dinheiro lá, o Brasil todo viu...
(Soa a campainha.)
O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... Senador Magno Malta, o Brasil inteiro viu as reportagens nacionais mostrando o escândalo, o abuso de poder político, econômico. Foi um negócio assim estarrecedor.
E, por último, essa questão de policial para Deputado. Já não bastam as mordomias? Vai colocar a população lá numa das cidades mais violentas? Alagoas junto com o Ceará e com a Bahia são os estados mais violentos do Brasil, e o Rio Grande do Norte também. E aí vai colocar para Deputado segurança? Gente, para com isso! Entendeu?
O Senador Cleitinho fez um discurso histórico aqui que viralizou. E tem muito brasileiro agora nos acompanhando na rádio, na TV Senado, no YouTube. Senador Cleitinho, o senhor fez um discurso que me representou, falando de a gente devolver para a sociedade aquilo que a gente... E a gente reclama com a barriga cheia, muitas vezes aqui com um salário altíssimo e ainda fica com desculpa com certas situações. E o senhor relembrou para a gente.
E eu concluo dizendo: é Davi contra Golias e quem está com essa pedra da verdade para derrubar o gigante são pessoas como o Senador Rodrigo Cunha, o Senador Cleitinho, o Senador Magno Malta, outros colegas aqui que estão resistindo pelo bem da população, pela democracia, estão resistindo na busca pela verdade, pela justiça. Isso não é fácil. Às vezes, se diz: "Meu Deus!". Você fica dando murro em ponta de faca o tempo inteiro. O sistema é pesado, é bruto, como se diz aqui, mas tem muita gente orando por nós, Senador Magno Malta.
Senador Magno Malta, o que nós estamos conseguindo naquela CPMI sendo minoria, com aquele time que ocupou lá, do Flávio Dino. Os Parlamentares que nem sequer assinaram a CPMI estão lá, como maioria, um instrumento típico da oposição e da minoria eles tomaram de assalto. O que a gente está conseguindo, Senador Magno Malta, de requerimentos, de votações é um milagre. Sabe por quê? Porque tem muito brasileiro justo, do coração bom, de joelhos para essa sombra que está no país, essa névoa, esses tempos difíceis irem embora.
A gente vê um Governo perdulário até a medula, gastador, que não tem a mínima responsabilidade com o dinheiro, que torra do poder pelo poder, não pensa em equilíbrio e vai tomar de quem está produzindo.
Essa conta, vai pagar... O Senador Magno Malta falou, os Prefeitos estão tudo parando lá. Eu estive no Ceará nesse final de semana, eu não sei como é que está lá em Alagoas, Senador Rodrigo Cunha, em Minas, mas, lá no Ceará, os Prefeitos, dos 184, mais de cento e tantos já estão em greve. A arrecadação caiu 40% e eu não vejo isso! Eu não vejo isso saindo na mídia, na grande mídia. Ainda bem que a gente tem a TV Senado – obrigado. Essa é a realidade que a gente vive.
Senador Cleitinho, vamos marcar depois uma visita lá em Alagoas com o Senador Rodrigo Cunha, porque eu acho que é muito importante – o Senador Magno Malta está junto – para a gente poder fortalecer pessoas que fazem um trabalho contra o sistema, como ele, de forma corajosa.
Vai chegar a sua hora, meu amigo. Vai chegar a hora. Você está fazendo o seu papel, você não está sozinho, você está indo com a força do coração, da bem-aventurança, e vai dar certo, porque esse é o desejo do nosso Pai, e quem está no comando é Jesus, não são esses poderosos, não. Siga firme.
Um abraço.