Pela ordem durante a 118ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem de Pesar ao ex-deputado federal Eduardo Barbosa e envio de condolências à família.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem de Pesar ao ex-deputado federal Eduardo Barbosa e envio de condolências à família.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2023 - Página 90
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • VOTO DE PESAR, MORTE, MEDICO, EX-DEPUTADO, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), EDUARDO BARBOSA.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, requeiro também, nos termos do art. 218, inciso II, do Regimento Interno do Senado Federal, inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento de Eduardo Luiz Barros Barbosa, ocorrido no último dia 23 de agosto, em Brasília. Manifestamos nossa solidariedade à família do ex-Deputado Federal, por Minas Gerais.

    Eduardo Barbosa foi nosso grande amigo e parceiro de luta, foi também nossa grande referência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, um líder do movimento apaeano e pessoa que inspirou uma legião de pais, amigos, voluntários, professores e profissionais que atuam nessa área em todo o Brasil. Sua caminhada como Deputado Federal foi marcante: foram sete mandatos, de 1995 a 2022, dedicados à defesa dessa causa.

    Eu sempre dizia, e continuo dizendo, como pai de pessoa com deficiência, que eu me sentia representado no Congresso Nacional pelo Eduardo Barbosa. No movimento apaeano, sua atuação foi fundamental. Foi Presidente da Federação Nacional das APAEs por dois períodos, de 1995 a 1999 e de 2006 a 2011, e implantou iniciativas que até hoje são lembradas como marcos para as APAEs.

    Na Câmara dos Deputados, foi aguerrido, lutador, competente e incansável na defesa intransigente a favor das escolas especiais e da cidadania plena para todas as pessoas com deficiência.

    Uma pessoa inigualável com um legado a ser lembrado e agradecido pelo Brasil. Mesmo não tendo sido reeleito na última eleição, Eduardo continuava firme em sua luta. Estivemos juntos por diversos momentos neste ano, dialogando sobre novos projetos e iniciativas voltadas para a educação ao longo da vida na área da pessoa com deficiência. Era um visionário e estava sempre animado, engajado e atento às demandas da área.

    Vamos sempre lembrar do Eduardo como um amigo, como um líder e como um ser humano fantástico que nos deixou precocemente, mas que permanecerá sempre em nossos corações.

    É o voto de pesar, Sr. Presidente, e certamente muitos dos Senadores e Senadoras aqui presentes tiveram oportunidade de exercer mandatos junto com o Eduardo Barbosa.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2023 - Página 90