Pela ordem durante a 118ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a realização da 6ª edição do Futebol Solidário no Estado do Tocantins, evento que arrecadou mais de cem toneladas de alimentos.

Autor
Irajá (PSD - Partido Social Democrático/TO)
Nome completo: Irajá Silvestre Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assistência Social:
  • Comentário sobre a realização da 6ª edição do Futebol Solidário no Estado do Tocantins, evento que arrecadou mais de cem toneladas de alimentos.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2023 - Página 118
Assunto
Política Social > Proteção Social > Assistência Social
Indexação
  • COMENTARIO, EVENTO, FUTEBOL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), SOLIDARIEDADE, ARRECADAÇÃO, ALIMENTOS.

    O SR. IRAJÁ  (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Pela ordem.) – Pela ordem, Sr. Presidente.

    Na verdade, eu só gostaria de compartilhar, Presidente, com V. Exa. e também a Casa o desfecho da realização da nossa 6ª edição do Futebol Solidário no Estado do Tocantins.

    Arrecadamos a marca de mais de cem toneladas de alimentos, graças à solidariedade, ao espírito humano de solidariedade que movimentou todo o Estado do Tocantins, a capital Palmas, onde foi realizada essa edição, com a presença do público em massa no estádio, mais de 10 mil pessoas presentes prestigiando o evento, com a mobilização também dos nossos empresários, comerciantes, desde o cidadão comum, que trocou o ingresso por dois quilos de alimentos, que contribuiu, que ajudou, até as pessoas que fizeram doações em maior volume.

    Portanto, graças a esse esforço, a esse empenho de cada um dos tocantinenses, nós chegamos a essa marca histórica de cem toneladas de alimentos, a maior arrecadação da história do Tocantins de um evento beneficente dessa natureza, e isso vai ajudar mais de 60 entidades em todo o estado, do norte ao sul do Tocantins, entidades voltadas ao cuidado com o idoso, com as mulheres vítimas de violência sexual, com as crianças, com os portadores de deficiência e do espectro autista. Tantas entidades, das mais abrangentes possíveis, serão atendidas com esses alimentos arrecadados, e muitas dessas entidades, inclusive, com mais de seis meses de alimentos.

    Esse gesto de solidariedade dos tocantinenses mostra a grandeza que cada um tem em poder contribuir com essas pessoas que, infelizmente, ainda nos dias de hoje, passam fome, que não conseguem ter um almoço; às vezes, não conseguem ter um jantar; ou, às vezes, ter um café da manhã, e, com um simples gesto como este de doação de alimentos, de 2kg de alimentos, nós conseguimos juntar um volume tão expressivo de alimentos, os quais serão distribuídos a essas entidades sérias, idôneas, que trabalham há mais de dez anos no Estado do Tocantins.

    Inclusive, ontem, Sr. Presidente, eu tive o privilégio de poder, na sede da Organização Jaime Câmara, que é afiliada da Rede Globo no Estado do Tocantins, entregar os alimentos. Juntamente com o Diretor-Geral da Organização Jaime Câmara, Sr. Paulo, nós entregamos à entidade Fazenda da Esperança, dos Municípios de Lageado, de Porto Nacional e também de Palmas. Essa entidade vai receber a quantidade necessária para contemplar, por mais de três meses, essas pessoas que lá são atendidas. Uma instituição que cuida de pessoas com dependência química, uma instituição muito sólida, muito séria e que presta um grande trabalho ao Estado do Tocantins.

    Portanto, fica aqui o meu agradecimento, em nome do Estado do Tocantins, a todos que puderam participar, ajudar, contribuir com os alimentos doados, e isso vai fazer toda a diferença na vida dessas pessoas que, infelizmente, ainda passam fome nos dias de hoje. Quem tem fome, tem pressa.

    Parabéns aos tocantinenses por esse gesto de humanidade e de solidariedade com essas entidades que prestam um grande trabalho social ao nosso estado.

    Obrigado pelo tempo e, principalmente, pela disponibilidade, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Cunha. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - AL) – Senador Irajá, com certeza, esse é um evento, o Futebol Solidário, que não mexe apenas com o Tocantins, o Brasil inteiro sabe o que está acontecendo, seja pelos convites que V. Exa. direciona para os Senadores – e aqui eu confesso que quis ir, já por algumas oportunidades, e não pude, por outras situações –, como também pelas estrelas do futebol e da música, e isso faz com que as pessoas coloquem esse evento no calendário da cidade de Palmas, e que todos os anos ele seja aguardado.

    Então, tenho certeza de que, se foram arrecadadas mais de 100 toneladas de alimentos e, no ano que vem, serão mais. V. Exa. faz isso com muita felicidade. O brilho nos olhos é perceptível. A forma cuidadosa com que vem tratando com antecedência esse projeto faz com que ele não tenha fim; pelo contrário, ele vai crescer a cada ano.

    Então, parabéns por toda a ação solidária e, inclusive, por gerar esse sentimento.

    Semana passada, foi o Dia Nacional da Doação, dia de as pessoas se envolverem em ações solidárias, e V. Exa. faz com que a população da sua cidade também se envolva. São movimentos como esse em que todos se acham donos do seu estado, responsável pelo seu povo, e V. Exa. o conduz muito bem.

    O SR. IRAJÁ  (Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - TO) – Inclusive, Sr. Presidente, eu queria aproveitar a sua participação.

    Agradeço as suas palavras generosas em relação ao evento no Tocantins. V. Exa. está convidado para a outra edição, que, com certeza – se Deus quiser – nós vamos realizar. Já é a sexta edição. São dez anos de projeto, que fora iniciado lá em 2013 e que já atendeu, com mais de 300 toneladas de alimentos, essas instituições, ao longo dessas seis edições que já foram realizadas.

    E isso só foi possível, Sr. Presidente – e eu não poderia deixar aqui de fazer este registro público –, graças ao apoio de todos os tocantinenses, das pessoas que foram ao estádio, que contribuíram com 2kg de alimentos, graças às empresas que patrocinaram, que apoiaram o evento, empresas privadas, pois, sem esse apoio, sem esse envolvimento incondicional, nós jamais conseguiríamos fazer um evento dessa dimensão.

    Fica aqui o meu registro, o meu agradecimento e a minha gratidão pela confiança dessas empresas, dos mais diversos segmentos, de companhias aéreas, dos hotéis, que ofereceram hospedagens, das atrações que fizeram questão de ir participar, jogadores consagrados do futebol brasileiro, como o Cafu, que foi o nosso capitão do pentacampeonato mundial, o Lúcio também, e, em nome deles, eu quero agradecer aos outros ex-jogadores que participaram nessa edição, aos cantores como Nattanzinho, Nego do Borel e tantos outros.

    Foram mais de 23 atrações que prestigiaram esse evento, porque são essas pessoas que levam o cidadão comum ao estádio. Quem não sonha em poder assistir o seu ídolo do futebol, tirar uma foto, pegar um autógrafo? Então, graças a esse sentimento dessas pessoas, que nem do Tocantins são, é que nós conseguimos fazer um evento tão grandioso. Eles deixaram os seus afazeres, os seus estados, um dia antes do Dia dos Pais, e fizeram questão de poder participar. Isso mostra também o sentimento de solidariedade dessas personalidades que ajudaram a fazer dessa edição a maior edição da história.

    E, para concluir, o registro, Sr. Presidente, também de algo inédito que aconteceu nesta edição. Além da arrecadação histórica, nós conseguimos revelar um grande talento para o futebol nacional. Nós tivemos uma partida preparatória antes, tivemos uma partida... Aliás, na verdade, foram três jogos que antecederam o jogo principal das celebridades, tivemos um jogo entre dois times femininos, depois aconteceu um jogo entre os Prefeitos e Vereadores e, depois, o jogo das crianças. E, entre os dois times de crianças, teve um rapaz chamado Emanuel que despertou a atenção de um olheiro do Flamengo nesse jogo. Esse olheiro o convidou, e ele já foi ao Flamengo, que é o time mais popular do Brasil. Esse rapaz, o Emanuel, de 10 anos de idade, que eu tive a oportunidade de estar com ele ontem, fez o teste e ainda fez um gol no dia do teste, ainda deu essa sorte.

    Portanto, é o Futebol Solidário que, além de cumprir a sua função social de ajudar as entidades, ainda revela um grande talento para o futebol brasileiro, que é do Tocantins. Então, fica aqui o meu agradecimento ao Emanuel. Espero que nas outras edições a gente possa revelar novos talentos também.

    Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2023 - Página 118