Discurso durante a 118ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a divulgação do Monitor de Violência, levantamento feito pelo portal G1, a Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em que o Estado do Tocantins figura como terceiro Estado com maior alta no número de assassinatos.

Autor
Irajá (PSD - Partido Social Democrático/TO)
Nome completo: Irajá Silvestre Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Educação, Segurança Pública:
  • Comentários sobre a divulgação do Monitor de Violência, levantamento feito pelo portal G1, a Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em que o Estado do Tocantins figura como terceiro Estado com maior alta no número de assassinatos.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2023 - Página 115
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Política Social > Educação
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Indexação
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), FORUM, SEGURANÇA PUBLICA, DADOS, AUMENTO, HOMICIDIO, ESTADO DO TOCANTINS (TO), DEFESA, CRIAÇÃO, EMPREGO, DISTRIBUIÇÃO DE RENDA, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO.

    O SR. IRAJÁ  (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, na semana passada, o Monitor da Violência, que é um levantamento feito numa parceria entre o portal G1, a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que o Tocantins é o terceiro estado com maior alta no número de assassinatos do país. Esses dados são referentes ao primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o país registrou uma baixa de 3,4%.

     Enquanto os assassinatos reduziram no Brasil, a violência aumentou no Tocantins. Estamos na contramão do Brasil. Essa é uma triste realidade. Em janeiro e junho deste ano, 227 pessoas tocantinenses, irmãos e irmãs tocantinenses, foram vítimas de crimes violentos no meu estado. Não podemos permitir que tantas pessoas morram de forma violenta todos os dias.

    Os índices alarmantes demonstram uma verdade vergonhosa que, em nosso estado, muito tem a ver com a falta de gestão.

    Se não houver um planejamento correto, investimento e políticas públicas em vários setores, não vamos conter esses índices de violência.

    Para enfrentar o problema da segurança pública é preciso gerar empregos, distribuir renda, quebrar desigualdades, investir em educação pública, em saúde pública e em um sistema de segurança baseado na inteligência e não só na violência. Então, nós vamos ter a solução real.

    Neste mês o Governo Federal, através do Fundo Nacional de Segurança Pública, destinou mais de R$35 milhões para o Tocantins. Vamos cobrar que esses recursos gerem resultados e, assim como estamos fazendo com os contratos suspeitos na saúde do Tocantins, vamos fiscalizar a aplicação desses recursos. Estaremos vigilantes para que esse investimento beneficie os tocantinenses que querem viver em paz e se sentirem seguros nas ruas.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2023 - Página 115