Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 23/08/2023
Presidência durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Saúde:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/08/2023 - Página 29
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal (AME).
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Eu havia antecipado aos senhores e às senhoras que ficaria um vazio se nós não a ouvíssemos, e, quando eu digo "não a ouvíssemos", me refiro à Senadora Damares, porque, de fato, nesses poucos meses de convivência, suficientes foram para a identificação e dedicação a causas como essa.
Então, os nossos mais calorosos cumprimentos, Senadora.
Muito obrigado.
O que a Senadora disse, Prefeito Bruno, presentes e minha querida Laissa, é, de fato, a realidade. O dia a dia nosso, Diego, Eduardo, que aqui esteve, e meu querido Bruno Dornelas, as terças e as quartas são dias que nos absorvem de tal forma que a gente tem que se dividir, como se possível fosse, e se fazer ao mesmo tempo presente em diversas Comissões.
Hoje temos a CCJ com uma pauta bastante polêmica, não é, Senadora Damares? Hoje nós temos a Comissão de Meio Ambiente com a presença da Ministra da República, também tratando sobre temas polêmicos, mas não poderíamos deixar de realizar, numa quarta-feira, esta sessão de homenagem. Por isso, gratissimamente agradecidos somos à presença dos Parlamentares, Senadores e Deputados Federais.
E, também, na parte que nos toca, as suas tão generosas palavras quando se refere à nossa querida Paraíba. De fato, a Paraíba tem um quê ou vários "quês" que a fazem diferente, com todo o carinho evidentemente às 26 outras unidades da nossa Federação.
Pois bem, chegamos ao final desta solenidade, tenho absoluta convicção que para todos foi enriquecedora. Daqui podemos extrair nos depoimentos, nas falas institucionais, nas falas de quem vivenciam essa realidade, algo que nos torna partícipes e não pensem, Laissa, aqueles e aquelas que nos acompanham e que convivem com a atrofia muscular, que é apenas uma sessão. Deixaria de ser importante e deixaria de alcançar o seu objetivo central, o central fulcro para o qual nós assim nos pronunciamos quando requeremos e requisitamos todos, unissonamente, a sua realização, perderia completamente o sentido de ser se festejássemos a vida, Laissa. Você é um vigor de vida!
Eu discordei um pouco quando você falou ali em uma palavra. Nada, você tem muito chão pela frente, saiba disso. Você e todos e todas aquelas que estão ainda na invisibilidade. Cabe-nos, como cidadãos, como cidadãs, como pais, como mães, cuidadores, cuidadoras e Governos nas suas três instâncias, pois eu estou aqui com a presença de dois representantes do Governo Federal, estou aqui ao lado de um representante de Governo municipal, que tem iniciativas que merecem ser louvadas junto aos raros, que é a Prefeitura de Campina Grande, todos nós temos que fazer, encampar e incorporar.
Nós estamos às vésperas de discutir, Diego, Senadora Damares e Deputados que aqui já participaram, o nosso orçamento, em que tantas prioridades há, indiscutivelmente as identificamos, são muitas num país que passa por tantas vicissitudes, mas existem as prioridades das prioridades, aquelas que precisam, de fato, ter a identificação nossa, essa sensibilidade, para que nós nos portemos e nos posicionemos em nossa defesa. E aqui você pôde ouvir, não foram poucas, podem ter sido, na presença de quatro, cinco Parlamentares, mas que têm vozes nas suas respectivas bancadas, e eu me ponho modestamente para ser mais uma dessas vozes.
Então, nós cumprimos, tenho por absoluta convicção, a finalidade desta sessão especial do Senado Federal.
Agradeço penhoradamente a todos que se fizeram à mesa, em nossas bancadas, e às personalidades que nos honraram com as suas participações.
Que Deus nos abençoe, está encerrada a sessão.