Pela ordem durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem póstuma ao ex-Senador e ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro Francisco Dornelles.

Autor
Carlos Portinho (PL - Partido Liberal/RJ)
Nome completo: Carlos Francisco Portinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Homenagem póstuma ao ex-Senador e ex-Governador do Estado do Rio de Janeiro Francisco Dornelles.
Publicação
Publicação no DSF de 24/08/2023 - Página 78
Assunto
Honorífico > Homenagem
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, FRANCISCO DORNELLES, EX-SENADOR, EX-GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Pela ordem.) – Muito obrigado, Presidente Rodrigo Pacheco, e a todos os meus colegas do Senado.

    Hoje é um dia triste, triste para Minas Gerais pelas suas perdas já declaradas pelo Presidente. Pessoas que deixam, sem dúvida alguma, um pedaço da sua vida na nossa história, na história do país, como é o caso do Senador Francisco Dornelles, nosso colega, que foi Ministro por algumas vezes: Ministro da Indústria e Comércio, Ministro do Trabalho e Ministro da Fazenda. A sua proximidade familiar com personagens também grandes da história política brasileira certamente influenciou, refiro-me ao ex-Presidente Getúlio Vargas e ao ex-Presidente Tancredo Neves.

    Francisco Dornelles, além de se dedicar à academia, foi Senador da República e foi Governador do Estado do Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro Governador a decretar o estado de calamidade pública na área financeira do Rio, faltavam apenas 49 dias para as Olimpíadas e Dornelles declarou que a crise financeira, nas contas públicas estaduais, era a mais grave jamais vivida e que nós vivemos até hoje no Estado do Rio de Janeiro.

    Francisco Dornelles certamente aqui, no Senado Federal, deixa a sua memória a todos os brasileiros de um homem probo, um exemplo de político daqueles por que a gente deve se esmerar. Francisco Dornelles, Arolde de Oliveira, tantos Senadores que tanto contribuíram para o nosso país e nos deixaram. Hoje eu registro com pesar e encaminho também à família todo o conforto que Deus possa prover aos seus corações e que guardem – todos nós faremos isso também –, na memória, na memória do Senado, Sr. Presidente Pacheco, e na memória do nosso país, do nosso Brasil, o nome desse grande brasileiro com quem eu tive a oportunidade, há pouco tempo, de estar junto e considero aquele dia a minha despedida.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/08/2023 - Página 78