Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 11/09/2023
Fala da Presidência durante a 124ª Sessão Especial, no Senado Federal
Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 80 anos da criação do Território Federal do Amapá.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Abertura de Sessão Especial destinada a comemorar os 80 anos da criação do Território Federal do Amapá.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/09/2023 - Página 11
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, CRIAÇÃO, TERRITORIO FEDERAL DO AMAPA.
O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP. Fala da Presidência.) – Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.
A presente sessão especial foi convocada em atendimento ao Requerimento nº 171, de 2023, de autoria desta Presidência e de outros Senadores, aprovado pelo Plenário do Senado Federal.
Esta sessão é destinada a comemorar, celebrar os 80 anos da criação do então Território Federal do Amapá.
Convido a compor a mesa desta sessão o Exmo. Sr. Governador Clécio Luís, Governador do Estado do Amapá. (Palmas.)
Convido também, ato contínuo, a compor a mesa desta sessão, o Sr. Josiel Alcolumbre, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, parceiro nas realizações dessas homenagens ao Amapá. (Palmas.)
Convido também o Deputado Estadual Jory Oeiras, representando, neste ano, a Assembleia Legislativa do Amapá. (Palmas.)
Convido o Desembargador Carlos Tork, neste ato representando o Tribunal de Justiça do Amapá. (Palmas.)
Convido a todos para, em posição de respeito, acompanharmos o Hino Nacional brasileiro, que será executado pelos cantores Patricia Bastos e Jhimmy Feiches, acompanhados dos músicos Cleane Ramos, Nena Silva, Fabi Moura e do maestro amapaense Joaquim França, regendo a orquestra da Escola de Música de Brasília.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – Eu queria agradecer a bela apresentação do Hino Nacional brasileiro. Teremos outras ainda, meu querido maestro Joaquim França, amapaense com muito orgulho para todos nós, maestro daqui de Brasília, de Brasília para todo o Brasil e para o mundo. Eu queria agradecer a belíssima interpretação de Patricia Bastos. Ao toque do tambor do marabaixo, o Hino Nacional brasileiro ficou ainda mais expressivo do que ele é. Outras manifestações ainda teremos aqui no curso desta cerimônia da orquestra nacional de Brasília, sob a batuta do maestro Joaquim França e com a participação dos nossos artistas.
Antes de dar sequência, eu queria completar a composição desta mesa. Uma mesa celebrativa aos 80 anos do Amapá tem que fazer referência a que a história do Amapá também veio muito antes, sobre o que aqui também discorremos. A margem esquerda do Amazonas é ocupada há pelo menos 7 mil anos, antes de Cristo, por povos originários. Está ausente na mesa, que é necessário ser completada, a presença feminina, com uma representante dos nossos povos originários. Nesse sentido, convido a Sra. Priscila Karipuna, Superintendente da Funai no Amapá, para representar os povos originários de nosso Amapá, descendentes desde os povos arauaquis, os palicures, os caripunas, os galibis, os oiampis e tantos outros na mesa desta celebração. (Palmas.)
Registro também a presença de Simone Karipuna, que aqui também representa o Departamento de Saúde Indígena.
Priscila, seja bem-vinda, seja conduzida até aqui à mesa.
No curso da cerimônia, faremos o registro de diferentes autoridades que estão presentes a este evento, mas, entre outras, eu queria cumprimentar os diferentes representantes dos corpos diplomáticos das nações amigas do Brasil que aqui comparecem. Quero cumprimentar o Sr. Embaixador de Trinidad e Tobago, Sr. Gerard Greene; também os representantes dos corpos diplomáticos da Costa do Marfim; em especial, me permita fazer o registro do Sr. Olivier Fontan, Encarregado de Negócios do corpo diplomático francês, nação amiga nossa e nação com a qual nós, amapaenses, brasileiros nos orgulhamos de fazer fronteira, nação que tanta história comum tem conosco; senhores representantes do corpo diplomático da Costa do Marfim, que tem relação histórica também para conosco – os primeiros escravos pretos trazidos para o Amapá vieram da Costa Ocidental africana. Para nós, é razão de muito significado e diagnóstico ter a presença desses corpos diplomáticos aqui neste evento.
Vamos, rapidamente, assistir a um vídeo institucional organizado também pelo Governo do Amapá em celebração aos 80 anos de nossa terra.
(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – Quero agradecer profundamente ao Governo do Amapá pela parceria em todas as realizações das celebrações do aniversário da nossa terra, Governador Clécio, não somente pelo vídeo institucional, mas tanto o Governo do Amapá quanto o Sebrae foram fundamentais, são fundamentais, estão sendo fundamentais para nós, a partir do dia de hoje, transformarmos esta semana, aqui em Brasília, aqui no Congresso Nacional brasileiro, aqui no Senado, em uma semana celebrativa ao Amapá. Muitíssimo obrigado, Governador.
Ato contínuo, eu queria aqui registrar também a presença das seguintes autoridades.
Queria registrar e agradecer a presença do Sr. Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, que representa aqui o Sr. Ministro do Estado da Defesa – Rui Mesquita, razão também de tanto orgulho para todos nós amapaenses, é amapaense, radicado em Brasília já há muito tempo. Major-Brigadeiro Mesquita, seja muito bem-vindo! É uma alegria ter o senhor aqui conosco.
Registro também a presença da Secretária de Estado e Turismo do Governo do Amapá, Sra. Anne Monte.
Registro também a presença da Secretária de Estado da Transposição do Governo do Amapá. Também, como costumo dizer, significado e diagnóstico de ela estar aqui: amanhã, se Deus quiser, este Plenário votará a PEC da transposição, que estende a transposição até 1998. Anne, seja bem-vinda!
Registro também a presença do Sr. Coronel Alexandre Veríssimo de Freitas, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá.
Já registrei a presença – ela integra a nossa mesa – da Sra. Priscila Karipuna, representando aqui os povos originários do Amapá.
E, ao mesmo tempo, já registrei e reitero a presença da Sra. Simone Karipuna, representante aqui do Dsei, do departamento de diretoria de saúde indígena, do Amapá, também representando os povos originários.
Aqui eu queria também agradecer e registrar, do fundo do coração, a presença da sociedade civil amapaense nesta cerimônia: do Sr. Márcio Bragança, representando aqui a Associação Comercial e Industrial do Estado do Amapá; da mesma forma, do também querido amigo nosso – e de todos amapaenses – Ladislao Pedroso Monte, representando aqui a Federação do Comércio do Estado do Amapá. Tanto a Fecomércio quanto a Acia são parceiras de todas as celebrações.
Aliás, Dr. Ladislao, quero registrar aqui que, em parceria com a Fecomércio, um dos atrativos desta semana será a culinária amapaense no restaurante do Senado Federal. Em um desses dias da semana, notadamente na quarta-feira, dia 13 de setembro, quem sentir saudade do filhote ao tucupi, que é o melhor prato do mundo, modéstia à parte, poderá degustá-lo no restaurante do Senado, graças à parceria que temos feito, Dr. Ladislao, com a Fecomércio, com o Sistema S, com o Senai e com o Senac.
Então, Ladislao e Márcio, muitíssimo obrigado pela parceria nas celebrações.
Ao mesmo tempo, também, além de já ter registrado e chamado para compor para a mesa o Sr. Josiel Alcolumbre, que é Superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa, parceiro desses eventos celebrativos, quero também cumprimentar a querida Alcilene Cavalcante, diretora técnica do Sebrae... Aliás, Superintendente do Sebrae – obrigado pela correção, Josiel –, Diretora Superintendente do Sebrae, e também agradecer à Alcilene por toda a parceria nos eventos.
E, Josiel e Alcilene, daqui a pouco haverá a abertura da exposição dos 80 anos do Amapá, que já está em curso no acesso entre as duas torres do Congresso Nacional, entre a Câmara dos Deputados e o Senado, e que abriremos daqui a pouco. Esta exposição representa muito o trabalho que o Sebrae, Josiel e Alcilene, tem feito no Amapá. Registro, assim, e agradeço a parceria. Ato contínuo a este evento, abriremos lá a exposição dos 80 anos do Amapá e dos produtos do Amapá que ocorrerá nos corredores do Congresso Nacional.
Dando continuidade, então, eu quero convidar a todos para, antes de iniciarmos os pronunciamentos, acompanharmos o hino de nosso estado, a Canção do Amapá. (Pausa.)
Destaco, mais uma vez, que será sob a batuta do nosso maestro e sob a interpretação de Patricia Bastos.
(Procede-se à execução do Hino do Estado do Amapá - Canção do Amapá.) (Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – Quero mais uma vez agradecer à Patricia, ao toque do tambor do marabaixo de Nena e ao maestro Joaquim França. A combinação das vozes e da sinfonia da orquestra ao tambor do marabaixo não poderia ser mais potente.
Não vão embora porque ainda tem o grand finale das apresentações da orquestra do maestro Joaquim França, de Patricia Bastos e do toque do tambor do marabaixo.
Dando sequência, então, a essa celebração, eu queria ainda destacar e agradecer a presença da Sra. Clícia Vieira, Secretária de Estado de Cultura do Governo do Estado do Amapá, e agradecer pela parceria. Muito do que aqui está sendo realizado e organizado é fruto e resultado da parceria com a Secretaria de Cultura.
Ato contínuo, também queria registrar a presença de Rudá Nunes e Guairacá Nunes, filhos... perdão, corrigindo, Janary Nunes, Rudá Nunes e Guairacá Nunes, filhos do nosso primeiro Governador do Amapá, do nosso fundador, do nosso pioneiro, do Governador Janary Nunes. Para nós é razão de muita alegria ter a presença dos três filhos de Janary aqui neste evento em celebração à obra de seu pai, à obra da criação do Amapá, que hoje completa 80 anos.
Dando sequência, eu passo a palavra ao Dr. Carlos Tork, que representa, neste ato, o Tribunal de Justiça, o Judiciário amapaense.
Pode escolher a tribuna que melhor lhe convier. V. Exa. terá até dez minutos, mas fique à vontade para aqui prestar homenagens ao Amapá.