Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 11/09/2023
Presidência durante a 124ª Sessão Especial, no Senado Federal
Considerações sobre o relançamento da obra "Amapá: a Terra onde o Brasil Começa", do ex-Presidente e ex-Senador José Sarney, em coautoria com o historiador Pedro Costa.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (REDE - Rede Sustentabilidade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Cultura:
- Considerações sobre o relançamento da obra "Amapá: a Terra onde o Brasil Começa", do ex-Presidente e ex-Senador José Sarney, em coautoria com o historiador Pedro Costa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/09/2023 - Página 15
- Assunto
- Política Social > Cultura
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- COMENTARIO, LANÇAMENTO, OBRA LITERARIA, ESTADO DO AMAPA (AP), AUTORIA, EX-PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX-SENADOR, JOSE SARNEY.
O SR. PRESIDENTE (Randolfe Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/REDE - AP) – Deputado Jory Oeiras, nós é que agradecemos a presença da Assembleia Legislativa do Amapá. A Presidente da Assembleia Legislativa, Deputada Alliny Serrão, fez o registro da sua impossibilidade, mas o Amapá não poderia ter sido, a sua Assembleia Legislativa, o seu Poder Legislativo não poderiam ter sido tão bem representados quanto por V. Exa.
Queria também aqui fazer um rápido registro: ainda há pouco, um dos eventos contínuos aqui seria também o relançamento da obra Amapá: a terra onde o Brasil começa, do ex-Presidente José Sarney, ex-Senador pelo nosso Estado e também do historiador Pedro Costa. O Presidente José Sarney me ligou, ainda há pouco. Em virtude da enfermidade de D. Marly, sua esposa, não foi possível ele se deslocar do Maranhão até aqui, mas, ato contínuo, nós aqui faremos também o lançamento da obra. E eu queria aqui agradecer ao Presidente José Sarney por, entre outras coisas, esse presente que deu para todos nós amapaenses, que é essa obra que registra aspecto de nossa história e que é resultado de uma pesquisa pormenorizada, com dados inclusive colhidos na Torre de Belém, dados colhidos na formação do Amapá no seu período colonial e que conta a nossa história pelo menos desde a chegada dos europeus até os dias atuais. Então, devidamente justificado, queremos aqui agradecer o registro do Presidente Sarney e estimar melhoras à D. Marly.
Registro também aqui a presença do Secretário Lucas Abrahão, Secretário de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Governo do Amapá; do Secretário Asiel Araújo, Secretário Extraordinário da Secretaria do Governo do Amapá em Brasília.
Ato contínuo, chamo minha caríssima Priscila Karipuna, representando aqui os nossos povos originários, para utilizar da tribuna.