Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 05/09/2023
Presidência durante a 123ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade ao povo gaúcho, que sofre com a tragédia causada pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Calamidade Pública e Emergência Social:
- Solidariedade ao povo gaúcho, que sofre com a tragédia causada pelo ciclone extratropical que atingiu o Estado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/09/2023 - Página 14
- Assunto
- Política Social > Proteção Social > Calamidade Pública e Emergência Social
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DESASTRE, CHUVA, INUNDAÇÃO, CICLONE, CALAMIDADE PUBLICA.
O SR. PRESIDENTE (Veneziano Vital do Rêgo. Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Claro, Senador Paulo Paim. Apenas para tranquilizá-lo, V. Exa. ainda desfrutaria, se assim desejasse, de 1min10. E, mesmo que já tivesse utilizado os dez minutos regimentais, o uso para registrar, evidentemente, na condição de representante do povo gaúcho e na condição cidadã, e aí nós nos somamos, pois, mesmo não sendo filhos do povo, do solo gaúcho, somos brasileiros e, evidentemente, nos ressentimos todas as vezes que nos deparamos com realidades, intempéries climáticas, excesso de chuvas que caíram no Rio Grande do Sul e que levaram, nessas últimas horas, a situações algumas dessas que V. Exa. nos trouxe.
Evidentemente, primeiro a nossa solidariedade cristã transmitindo às famílias enlutadas pelas perdas dos seus entes a nossa solidariedade, a nossa consternação, e, como Parlamento, como Poder, também nos colocamos junto às outras instituições, tendo em vista as obrigações que já estão sendo tomadas pelas esferas do Governo estadual e Governo Federal, e V. Exa. bem também chama e estimula, instiga essa compreensão e essa doação que devemos ter no caso da iniciativa privada e mesmo entre todos nós que poderemos, de uma forma ou de outra, colaborar nesse instante de dor por que passa o povo gaúcho – mais de 60 cidades, V. Exa. disse, que decretaram o estado de calamidade. As nossas mais sinceras solidariedades.
Eu convido, como próximo Senador inscrito, o Senador Eduardo Girão.
Senador Eduardo, meus cumprimentos, boa tarde, seja muito bem-vindo. V. Exa., que está remotamente, tem o prazo de dez minutos regimentais.