Pronunciamento de Veneziano Vital do Rêgo em 12/09/2023
Comunicação inadiável durante a 126ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao Senador Jarbas Vasconcelos e a sua trajetória política.
- Autor
- Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
- Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Comunicação inadiável
- Resumo por assunto
-
Homenagem:
- Homenagem ao Senador Jarbas Vasconcelos e a sua trajetória política.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/09/2023 - Página 51
- Assunto
- Honorífico > Homenagem
- Indexação
-
- HOMENAGEM, EX-SENADOR, JARBAS VASCONCELOS, APOSENTADORIA.
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/MDB - PB. Para comunicação inadiável.) – Presidente Jorge Kajuru, meus cumprimentos. Nossas saudações a V. Exa. são saudações extensivas a todo o Colegiado, Sras. e Srs. Senadores, a todos os presentes, aos servidores e ex-servidores que estão a nos acompanhar nesta tarde solene, em que nós haveremos... Quando da discussão da proposta de emenda à Constituição à qual se referiu o Senador Lucas Barreto, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues, muito provavelmente e unissonamente, engajados em torno do que é justo, nos argumentos sólidos prestados por aqueles que a apresentaram enquanto ideia legislativa, receberão ou receberá o nosso apoiamento.
De já, como outros companheiros já o fizeram, nós queremos nos somar ao entendimento comum da Casa pela aprovação dessa proposta de emenda à Constituição. Senador Jorge Kajuru, senhores e senhoras, na semana que nós vencemos, semana passada, houve um encurtamento das nossas atividades em face do dia 7 de setembro, e, com isso, nós não tivemos atividades em Plenário na quarta-feira. E, por essa razão, e tão somente por essa razão, eu não pude, como muito provavelmente outros companheiros não puderam, fazer comentários, fazer aqui e prestar uma justíssima homenagem, Senador Rogerio Marinho, a um companheiro nosso, representante do nosso vizinho estado de Pernambuco, o Senador Jarbas Vasconcelos, que anunciou a sua retirada da vida pública.
E, quando nós ouvimos e recebemos, Senador Líder Jaques Wagner, uma decisão tomada de foro pessoal por parte de um homem público consagrado em seu estado, mas que também reconhecido foi pela longeva vida pública que teve, nós temos que fazer essas menções, porque nós não vemos produzidos com reiterados momentos ou em reiterados períodos homens públicos da estirpe, da formação, do perfil democrata como é o Senador Jarbas Vasconcelos. Então, nos fará falta; sem sombra de dúvida nos fará falta.
Aqueles que gozaram, como eu próprio tive a oportunidade em dois instantes, em dois momentos... Como Deputado Federal, fomos juntos e nos sentávamos e conversávamos, e nessas conversas, evidentemente, quem muito mais aprendia era eu próprio, com aquilo que ele deixava traduzir com as suas palavras sempre serenas, firmes, com convicções inabaláveis e inquebrantáveis; e aqui eu o reencontrei, a partir de 2019, quando eleitos, eu pelo Estado da Paraíba e o Senador Jarbas Vasconcelos pelo Estado de Pernambuco. Senador Jorge Kajuru, quem foi Prefeito em duas oportunidades, Governador eleito em duas oportunidades, Senador por dois mandatos, Deputado Federal por três legislaturas, Deputado Estadual, não tendo apenas a experiência de ter sido Vereador, mas nesse período gozou da confiança dos seus conterrâneos pernambucanos e do reconhecimento público da nação brasileira.
Portanto, Presidente Jorge Kajuru, eu decerto não me sentiria bem, por conhecidas razões, mas, além destas que eu trago aqui, o fato de termos estado, como ele ainda está, no MDB, alguns companheiros, e quero aqui, me sentindo com autorização de fazer essas menções a essa passagem, que foi tão eloquente, que foi tão forte, que foi tão vibrante...
(Soa a campainha.)
O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – ... à passagem na vida pública do Senador Jarbas Vasconcelos. A ele o nosso desejo de franca recuperação, de longevidade, de vida longa. Isso é o que nós desejamos porque é merecedor.
Repito, reitero, enfatizo: nós precisamos enaltecer, nós precisamos, ao identificar pessoas que se distinguem pela sua história, pelo seu comportamento, pelas suas firmezas de caráter, pelas suas crenças inquebrantáveis de coerência acima de tudo, nós precisamos e devemos prestar as justas homenagens. E assim o faço ao Senador Jarbas Vasconcelos, que, com toda certeza, claro, evidentemente, estará sendo representado aqui pelo mui digno, extraordinário companheiro, que, nesses meses de licença de saúde do Senador Jarbas, já demonstrou o seu gabarito, os seus qualificativos, Senador Fernando Dueire.
São essas as minhas considerações, agradecendo a gentileza de V. Exa. e igualmente a compreensão do Senador Rogerio Marinho.