Pronunciamento de Izalci Lucas em 15/09/2023
Discurso durante a 130ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.
- Autor
- Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
- Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Desporto e Lazer:
- Sessão Especial destinada a celebrar o Dia do Profissional de Educação Física.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/09/2023 - Página 35
- Assunto
- Política Social > Desporto e Lazer
- Indexação
-
- DISCURSO, SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CLASSE PROFISSIONAL, EXERCICIO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FISICA.
- COMENTARIO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, LEILA BARROS, SENADOR, RELATOR, ORADOR, FACILITAÇÃO, ACESSO, PERMANENCIA, ESCOLA, UNIVERSIDADE, ATLETA PROFISSIONAL, ATLETA AMADOR, ESPECIALIZAÇÃO, OLIMPIADAS.
- COMENTARIO, PROJETO DE LEI, DESIGNAÇÃO, PROFESSOR, EDUCAÇÃO FISICA, ESCOLA, FUTEBOL.
O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PSDB - DF. Para discursar.) – Obrigado.
Primeiro, eu quero cumprimentá-la pela iniciativa.
Eu, como Deputado Federal, tive o privilégio de presidir várias sessões do Dia do Profissional de Educação Física. Então, quero aqui também reconhecer e testemunhar a importância da Senadora Leila aqui na Casa, uma lutadora do esporte.
Eu sou atleta, mas assim, jogo futebolzinho. No ano passado, eu disputei... No ano passado, não, em 2019, eu disputei, lá no Guará, um torneio, porque eu jogo futebol. Eu só fiz 180 gols durante o campeonato, e saiu uma notinha no Jornal do Guará. Nem o Messi tinha feito, mas ainda não foi reconhecido; eu esperava ser convocado, mas não fui.
Leila, eu quero aqui cumprimentá-la. Quero dizer que a Leila tem feito um trabalho maravilhoso. Evidentemente, como profissional, como nossa atleta e referência, tem desempenhado aqui um papel fundamental para os profissionais da Educação Física e também do esporte em geral. Então, parabéns, Leila! Parabéns por esta sessão especial!
Quero cumprimentar também aqui a Marta de Souza Sobral, que é nossa representante do Ministério do Esporte; cumprimentar o Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo; o Presidente do Conselho Federal de Educação Física, Claudio Augusto; cumprimentar também a nossa Presidente Nicole Christine, que é a nossa Presidente aqui do Distrito Federal, da 7ª Região; o Estevão Lopes, que é o Vice-Presidente da Federação Brasiliense de Vela Adaptada; o Presidente da Associação Brasiliense de Academias, Ailton Mendes da Silva; cumprimentar cada um dos atletas, cada um dos professores e profissionais.
Vou contar uma historinha que vocês já sabem, mas é sempre bom lembrar, principalmente para quem está assistindo, para quem está acompanhando a importância desta sessão. Na primeira fase do Brasil República, a partir de 1920, além do Rio de Janeiro, outros estados da Federação iniciaram reformas educacionais com a inclusão da ginástica na escola, mas só a partir da segunda fase do Brasil República é que se cria o Ministério da Educação e Saúde, e a Educação Física, então, ganha um destaque nas metas do Governo.
A Educação Física é inserida, então, na Constituição Federal e são sancionadas as leis que a tornam obrigatória no ensino secundário. No entanto, lá atrás, ainda no século XVIII, na Europa, alguém já pensava nos componentes de aptidão, como velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação, mas foi o educador Johann Bernard, em 1774, que instituiu na escola-modelo de Dessau, na Alemanha, a prática realmente de exercícios.
Aqui na sessão especial que celebra o dia do educador físico, cumprimento todos e todas, os alunos e professores que nos honram com as suas presenças e quero aqui dizer que a luta pelo reconhecimento de tão importante disciplina tem, em nossas Casas de leis, tanto na Câmara quanto no Senado, Parlamentares que se preocupam e tratam esse tema com o cuidado que merece. Entretanto, sabemos que precisamos ficar mais atentos e fazer com que as propostas, adequadas e necessárias, assim como os recursos – porque aqui se faz muito discurso de que educação é prioridade, esporte é prioridade, ciência e tecnologia são prioridade, mas, na hora mesmo do recurso, muda um pouquinho, e não se faz nenhum trabalho com discurso, faz-se com recurso, com ação – para fazer valer realmente a sua execução sejam de fato votados e sancionados.
Recentemente, aqui no Senado Federal, nós aprovamos algumas matérias que seguiram para a Câmara e dormem em algumas gavetas por lá, que é a Casa do Povo, a Câmara Federal. Vou citar apenas duas aqui – mas existem outras, estou falando em duas –, que foram aprovadas aqui no Senado e que ainda estão sendo esperadas para que sejam analisadas lá nas Comissões. Falo aqui do Projeto 3.467, de 2019, de autoria exatamente da Senadora Leila, que eu tive a honra de relatar, e que facilita o acesso e a permanência, na escola ou na universidade, de atletas de modalidades olímpicas, selecionados para equipes municipais, estaduais ou nacionais. É uma forma de apoiar o atleta, para que ele possa construir novos projetos de vida quando a carreira, quase sempre muito curta, chegar até o fim.
Outro projeto também é o Projeto 4.614, de 2019, que sugere a designação de um profissional da Educação Física nas centenas de escolinhas de futebol espalhadas pelo país. Ali houve o cuidado, na Lei Geral do Esporte, de resguardar uma transição, mas este é o objetivo: para que os profissionais atuem não só nas escolas, mas também nas atividades das organizações sociais.
São projetos importantes que trazem avanços e oportunidades para aquelas e aqueles que se dedicam à área da educação.
Senhoras e senhores, esta sessão especial tem o objetivo de homenageá-los, mas tem sobretudo o dever de ouvi-los, vocês que estão na ponta, no dia a dia da profissão de vocês, e que sabem quais são realmente os gargalos e o que pode ser feito para avançarmos em área tão importante para a educação e para a saúde, especialmente para as nossas crianças e jovens, aqueles que fazem a geração de hoje e a geração do futuro.
Então, parabéns a todos os profissionais! E parabéns, Senadora Leila, pelo reconhecimento de fazer esta sessão, desses profissionais tão importantes para todos nós!
Parabéns aos profissionais de Educação Física! (Palmas.)