Pronunciamento de Eduardo Girão em 18/09/2023
Presidência durante a 131ª Sessão Especial, no Senado Federal
Encerramento de Sessão Especial destinada a debater a Escola do Estoicismo.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Atividade Política,
Educação:
- Encerramento de Sessão Especial destinada a debater a Escola do Estoicismo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/09/2023 - Página 41
- Assuntos
- Outros > Atividade Política
- Política Social > Educação
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, DEBATE, ESCOLA, FILOSOFIA, ETICA, MORAL.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Obrigado.
Quero dar os parabéns também às cidadãs e aos cidadãos que estão visitando a galeria do Plenário do Senado Federal. É mais um grupo, repito, muitíssimo bem-vindo.
Estão acontecendo cada vez com mais frequência aqui as visitações, que você pode fazer a solicitação... Eu peço até que se coloque na tela. Tem aí na tela...
Vocês são de que estados?
(Manifestação da galeria.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Santa Bárbara D'Oeste, São Paulo.
(Manifestação da galeria.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Pernambuco, Minas Gerais...
(Manifestação da galeria.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Venezuela! Olha que coisa boa!
(Manifestação da galeria.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – De onde: De onde vocês são?
(Manifestação da galeria.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Da Venezuela! Olhe aí: uma família! Uma família; irmãos vindos da Venezuela.
Sejam muito bem-vindos ao Plenário do Senado Federal!
Para visitar o Congresso Nacional, basta acessar o site www.congressonacional.leg.br/visite. A visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto terças e quartas, nos fins de semana e feriados, das 9h às 17h.
Faça como essas pessoas aqui, do Brasil e de fora do Brasil, que estão nos visitando, o que nos faz muito bem.
Nós estamos agora encerrando este momento histórico deixando muito claro que quem não pegou do início, quem não assumiu, quem não conseguiu assistir desde as 10h – nós começamos às 10h01 –, eu peço que você, depois, possa ver, assistir no YouTube da TV Senado, um canal oficial. Vai ficar lá, como a gente fez a da Nova Acrópole aqui no ano passado, que também está lá, para fonte de pesquisa, enfim.
A D. Catarina fez uma pergunta – não uma pergunta, mas um comentário – dizendo que gostaria que autoridades assistissem, tivessem contato com essa filosofia estoica. Nós convidamos, o Senado Federal convidou todos os Deputados Federais, convidou embaixadores dos países e ministros de Estado para estarem aqui. Foram convites oficiais feitos, mas é aquela velha história: muitos são chamados, poucos os escolhidos.
Nós tivemos, e eu quero agradecer... Houve um imprevisto com o Embaixador de Marrocos. Olha só a embaixada que viria! Confirmou, mas aconteceu um imprevisto, e Marrocos, que recebe toda a nossa solidariedade... Nós já fizemos aqui, no Senado, nos manifestamos oficialmente, o Presidente da Casa, sobre a tragédia. Que eles recebam nossas orações e nosso apoio nessa força-tarefa internacional para ajudar a partir do terremoto que ceifou a vida de milhares de irmãos marroquinos.
Então, eu quero encerrar esta sessão dizendo também do Jovem Senador.
Tem um programa chamado Jovem Senador, que se encerrou aqui há 15 dias. Foi espetacular! Já existe há dez anos. E o que eu vi, Felipe D'Avila, de discursos aqui dos Jovens Senadores... É um de cada estado. Agora, como é que esse Jovem Senador chega aqui? É feita uma grande campanha nas escolas públicas com redação, e vêm o professor e o aluno; o Senado os recebe. Eles passam a semana indo às Comissões temáticas – de Direitos Humanos, CCJ, enfim. Teve uma audiência lá na CDH (Comissão de Direitos Humanos), depois eles vieram para o Plenário, elegeram o Presidente e discutiram propostas – inclusive, eu sou o Relator de uma delas –, propostas que lá na CDH chegaram a virar debate de projeto de lei. E, rapaz, se você pegar aqui a preocupação sobre cultura de paz deles e inclusão... Foi muito bonito o que a gente ouviu aqui, discursos emocionados. Isso nos dá muita esperança e muito otimismo, não é?
Tem turistas ali também, vindos da Alemanha, holandeses.
Sejam muito bem-vindos ao Senado Federal. Muito obrigado pela presença de vocês.
E, neste espírito de muito entusiasmo, nós encerramos esta sessão, chamando já para, às 14h, uma sessão não deliberativa, sessão de discursos, nesta segunda-feira.
Cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço às personalidades que nos honraram com a sua participação.
Que Deus abençoe esta nação, muita paz a todos, uma ótima tarde! Começar a semana desta forma é muito bacana, debatendo sobre a Escola do Estoicismo.
Muito obrigado. Muita luz! (Palmas.)
Está encerrada a sessão.