Pronunciamento de Nelsinho Trad em 13/09/2023
Pela ordem durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Anúncio da abertura da exposição fotográfica no Senado Federal sobre a conscientização de algumas doenças raras que levam a sequelas motoras.
- Autor
- Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
- Nome completo: Nelson Trad Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Saúde:
- Anúncio da abertura da exposição fotográfica no Senado Federal sobre a conscientização de algumas doenças raras que levam a sequelas motoras.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/09/2023 - Página 70
- Assunto
- Política Social > Saúde
- Indexação
-
- ANUNCIO, ABERTURA, EXPOSIÇÃO, FOTOGRAFIA, SENADO, CONSCIENTIZAÇÃO, DOENÇA RARA, PREJUIZO, COORDENAÇÃO, CORPO HUMANO.
O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, V. Exa. autorizou e será realizada, na semana que vem, uma abertura da exposição fotográfica no Senado Federal sobre a conscientização de algumas doenças raras, aquelas que levam a sequelas motoras. Estou me referindo à distonia e ao tumor desmoide.
Para os colegas entenderem – está aqui ao meu lado a Senadora Zenaide, que é médica, e o Senador Otto aqui atrás, que é médico –, a distonia é um distúrbio motor de origem neurológica. Os músculos se contraem involuntariamente com espasmos repetitivos, ou seja, várias convulsões, contrações, que provocam dores e afetam a capacidade de movimento.
O caso mais célebre e conhecido pela sociedade brasileira é o do maestro e pianista João Carlos Martins, que desenvolveu a chamada síndrome do escrivão, uma distonia focal de natureza ocupacional que atingiu suas mãos. Ele é um pianista notável que se superou usando luvas biônicas para poder continuar com a arte que Deus lhe deu de tocar piano.
A segunda mostra fala sobre o tumor desmoide, um tumor benigno, mas localmente agressivo, recorrente – vai e volta –, que invade órgãos e tecidos vizinhos e pode produzir sequelas motoras.
Dessa forma, Sr. Presidente, um grupo de pacientes se organizaram e irão espalhar, pelo corredor das exposições, as fotografias para conscientizar toda a população e a sociedade brasileira.
Vai se iniciar no dia 19, a partir das quatro e meia da tarde, e eu convido a todos os colegas Senadores para se fazerem presentes, ajudando nessa questão.
É isso, Sr. Presidente.