Discurso durante a 127ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Insatisfação com a proibição da pesca de camarão no País. Convite aos Senadores para participar de audiência pública a ser realizada na CRA que tratará da pesca de camarão e dos seus impactos ambientais.

Autor
Jorge Seif (PL - Partido Liberal/SC)
Nome completo: Jorge Seif Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }:
  • Insatisfação com a proibição da pesca de camarão no País. Convite aos Senadores para participar de audiência pública a ser realizada na CRA que tratará da pesca de camarão e dos seus impactos ambientais.
Publicação
Publicação no DSF de 14/09/2023 - Página 57
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Indexação
  • CRITICA, PROIBIÇÃO, PESCA, CAMARÃO, BRASIL, CONVITE, SENADO, PARTICIPAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), DISCUSSÃO, ASSUNTO, IMPACTO AMBIENTAL.

    O SR. JORGE SEIF (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - SC. Para discursar.) – Sr. Presidente, boa tarde para o senhor.

    Na verdade, quero fazer aqui um apelo. Eu ia até, agora, abordar o Senador Jaques Wagner ali, porque, devido a algumas desinformações, por assim dizer, ou algumas informações incompletas, infelizmente, as nossas Casas suspenderam a pesca de camarão no Brasil.

    E, para falar de uma forma bem simples, Senador Otto, o camarão faz, basicamente, um movimento: ele sai do Espírito Santo, vai até a Argentina e vai voltando, vai indo e voltando, num movimento anual de migração, acasalamento e reprodução. Antigamente – e precisamos dizer a verdade –, os métodos de pescaria de camarão, no Brasil, eram muito danosos realmente.

    Eu faço uma comparação, Senador Otto: lá atrás, em 1900, 1920, quando fabricavam carros, eram carros que poluíam muito, eram motores de dois tempos, que misturavam gasolina e óleo, as pessoas não tinham cintos de segurança, não tinha catalisador, não tinha airbag... Da mesma forma, a pesca de camarão no Brasil evoluiu. E quando eu fui, Sr. Presidente, Secretário Nacional de Pesca, eu aprovei junto à FAO, que é um órgão da ONU, uma forma de capturar camarão, no Brasil, com uma abordagem muito mais ecológica, muito mais preservacionista.

    Então, qual é o meu pedido aqui para o Senador Humberto Costa, Senador Jaques Wagner, Senador Otto Alencar e todos os demais? É que, na próxima semana, na CRA, nós teremos uma audiência pública com técnicos que vão lhes explicar como hoje é feita essa pescaria – Senador Cid Gomes, se também puder nos prestigiar –, para que nós reflitamos se realmente é uma medida econômica e razoável suspender a pesca de camarão no Brasil.

    E com isso, Sr. Presidente, eu agradeço aqui a oportunidade, convidando não só os Srs. e Sras. Senadores, mas também todas as pessoas que de alguma forma trabalham com a pesca de camarão no Brasil, camarão selvagem, camarão marinho, que possam prestigiar na próxima semana, na CRA, presidida pelo nosso querido Senador Alan Rick.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/09/2023 - Página 57