Pronunciamento de Leila Barros em 20/09/2023
Presidência durante a 134ª Sessão de Debates Temáticos, no Senado Federal
Encerramento de discurso em Sessão de Debates Temáticos destinada a instruir o Projeto de Lei no. 2796/2021, que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia.
- Autor
- Leila Barros (PDT - Partido Democrático Trabalhista/DF)
- Nome completo: Leila Gomes de Barros Rêgo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Ciência, Tecnologia e Informática:
- Encerramento de discurso em Sessão de Debates Temáticos destinada a instruir o Projeto de Lei no. 2796/2021, que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos e para os jogos de fantasia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/09/2023 - Página 68
- Assunto
- Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática
- Indexação
-
- ENCERRAMENTO, SESSÃO DE DEBATES TEMATICOS, INSTRUÇÃO DE PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, MARCO LEGAL, INDUSTRIA, JOGOS ELETRONICOS, JOGOS DE FANTASIA.
A SRA. PRESIDENTE (Leila Barros. Bloco Parlamentar Democracia/PDT - DF) – Sensacional, Senador Flávio Arns.
Bom, eu não vou me precipitar em fazer nenhum tipo de julgamento, mas antes que se comecem as narrativas, está muito claro aqui que jogos eletrônicos é um ecossistema e fantasy game é outro. Está muito claro para nós aqui que são dois temas que precisam ser de alguma forma discutidos e debatidos nesta Casa com muita responsabilidade, e nós nos comprometemos com isso. Tem três Senadores aqui, certamente tem também assessores de outros Senadores que estão acompanhando o debate. O compromisso é esse.
Nós entendemos que há 20 anos, como o Rodrigo Terra falou, os games, de uma forma geral, o ecossistema espera uma regulamentação, há 20 anos que está se aguardando isso; existe uma expectativa dos fantasy games também, quer dizer, nós não vamos aqui querer barrar absolutamente nada sobre os dois temas, mas nós precisamos debater, e debater com profundidade, com responsabilidade. Tem questão tributária? Tem. Mas tem questão de segurança, como foi falado aqui pelo Rodrigo, tem tantas outras questões que foram levantadas por todos vocês.
Inclusive, eu quero agradecer a presença de todos aqui, porque foi um debate técnico de alto nível – alto nível. (Palmas.)
Que pena que nem todos os Senadores estejam aqui, mas certamente vão ecoar, com certeza, esse trabalho e a fala de vocês aqui dentro do Senado Federal!
O compromisso é este: vamos continuar debatendo, vamos levar, vamos preparar, digamos, o que foi a nossa impressão de todo esse trabalho deste dia de debates aqui, vamos conversar com o Presidente Rodrigo Pacheco, com o Senador Irajá, com os Líderes da Casa, Senadores, que também são figuras determinantes aqui dentro. E vocês podem contar com o nosso absoluto comprometimento em tentarmos dar celeridade a esse debate. Inclusive, eu me prontifico, Senador, a estar à frente, no fronte, se for o caso, da CE e buscar esse debate.
O mercado de carbono está aí, eu me comprometi, junto à CMA e aos pares, a entregar em um mês e é o que nós estamos fazendo. Minha equipe já está até louca ali: "Ai, meu Deus, ela entrou noutra". (Risos.)
Mas é isto: não só eu, acho que a Casa precisa realmente se debruçar, porque é importante para o país, é importante para os nossos jovens, é importante economicamente, e ninguém aqui está descartando isso. Nós vamos fazer esse trabalho, tá?
Então, quero agradecer a todos vocês mais uma vez, reiterando o debate técnico de alto nível que nós tivemos aqui, nesta quarta-feira.
Mais uma vez, quero pedir desculpas por todos não estarem aqui, porque todo mundo está correndo.
Quero agradecer aos dois também, viu? Como sempre, os dois muito atuantes aqui na Casa.
Cumprindo a finalidade desta sessão de debates temáticos, a Presidência declara o encerramento.
Boa tarde a todos e até a sessão deliberativa. (Palmas.)
(Levanta-se a sessão às 13 horas e 29 minutos.)