Presidência durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa quanto ao pleno funcionamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Autor
Chico Rodrigues (PSB - Partido Socialista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco de Assis Rodrigues
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente, Pesquisa Científica:
  • Expectativa quanto ao pleno funcionamento do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2023 - Página 81
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
Meio Ambiente
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
Indexação
  • COMENTARIO, FUNCIONAMENTO, INSTITUTO, PESQUISA CIENTIFICA, BIOTECNOLOGIA, Amazônia Legal, COMPARAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUARIA (EMBRAPA).

    O SR. PRESIDENTE (Chico Rodrigues. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - RR) – Eu quero cumprimentar o Senador Confúcio Moura, pelo pronunciamento.

    Nós amazônidas, que representamos os estados da Amazônia – Rondônia, Amazonas e Roraima –, entendemos da maior profundidade esse seu pronunciamento, até porque V. Exa. fez uma comparação muito feliz.

    O CBA foi implantado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em cuja inauguração, casualmente, eu tive oportunidade de estar, como Deputado Federal à época. Obviamente, havia uma expectativa gigantesca de que aquele Centro de Biotecnologia da Amazônia se transformasse num verdadeiro laboratório, se transformasse numa startup, por exemplo, para, através dos trabalhos realizados ali, que pudesse, como incubadora, multiplicar as suas pesquisas, oferecendo ao mercado nacional e também internacional – por que não? –, que viria fazer investimentos vultosos, o fruto daquelas pesquisas.

    O certo é que, passados 20 anos, agora, o Governo resolveu fortalecer e transferir a gestão do CBA para uma ONG, vamos dizer. E nós aguardamos, inclusive, pelas informações que o Ministério da Economia tem dado, porque os recursos que estão sendo destinados são importantes para que se possa dar um output, um crescimento rápido na funcionalidade daquela instituição, até porque os laboratórios estão instalados, tem dezenas de pesquisadores.

    E o que nós verificamos é que o exemplo modelar, de que V. Exa. falou, da Embrapa, como poderá ser o CBA, vai dar realmente um ganho gigantesco à Amazônia.

    A Amazônia é falada, é decantada em prosa e verso pelas organizações internacionais, pelos países desenvolvidos, mas em nada eles contribuem para que nós possamos fortalecer aquilo que eles chamam de pulmão do mundo. Obviamente, são outros interesses, sabidamente, sobre o que o nosso Presidente da CPI das ONGs, Plínio Valério, se tem debruçado, tem acompanhado. E não precisa... São tão claros como uma janela sem vidros os interesses internacionais. Mas nós entendemos que passos como esse, como a implementação definitiva, vigorosa e determinada do CBA, poderá realmente dar um grande salto para que nós – com todo aquele gigantismo de produtos da Amazônia, da biodiversidade, na área mineral, etc. e etc. – possamos ser, na verdade, um largo estuário de oportunidades para a Amazônia, para o Brasil e – por que não? – para a humanidade.

    Portanto, parabéns pelo pronunciamento de V. Exa.

    Continuando o horário dos oradores inscritos, eu vou pedir ao nobre Senador Plínio Valério que me substitua para que eu possa também ter a oportunidade de fazer um pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2023 - Página 81