Pela ordem durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da flexibilização e modernização dos direitos trabalhistas.

Autor
Laércio Oliveira (PP - Progressistas/SE)
Nome completo: Laércio José de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Trabalho e Emprego:
  • Defesa da flexibilização e modernização dos direitos trabalhistas.
Publicação
Publicação no DSF de 21/09/2023 - Página 130
Assunto
Política Social > Trabalho e Emprego
Indexação
  • DEFESA, MODERNIZAÇÃO, REFORMA, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, AUMENTO, EMPREGO.

    O SR. LAÉRCIO OLIVEIRA (Bloco Parlamentar Unidos pelo Brasil/PP - SE. Pela ordem.) – Sr. Presidente, o senhor me permite fazer um registro muito breve? (Pausa.)

    Eu estava no meu gabinete cuidando de algumas questões administrativas e comecei a ouvir o discurso do Senador Rogerio Marinho. E esse Senador, esse brasileiro, esse grande brasileiro fez um trabalho maravilhoso no Congresso Nacional, especialmente na Câmara dos Deputados. E eu tive o privilégio e a honra de estar ao lado dele numa cruzada, acima de tudo, discutida largamente com todo mundo, olhando o Brasil que nós desejávamos, para oferecer ao setor produtivo nacional, empresários, empregadores e trabalhadores, uma legislação moderna, flexível, dinâmica, aplicável, quebrando de vez uma relação antes tão dura, tão rígida que existia e a transformando, sem tirar as suas características principais, numa palavra que se tornou mágica naquele momento: liberdade, a liberdade que o empregador tem de discutir o melhor ambiente para o empregado. E aí, nós tivemos aquilo que foi dito e reconhecido nacionalmente como a reforma trabalhista. Naquele momento, o Brasil fazia um avanço extraordinário, no intuito de continuar ali perseguindo um aprimoramento cada vez melhor das relações de trabalho no país.

    E infelizmente, nos últimos dias, nas últimas semanas, o que a gente tem ouvido por parte do Governo que aí está é um desejo de retroagir naquilo que foi construído com tanto afinco, mas, como disse aqui o Senador Rogerio Marinho, esta Casa tem um papel importantíssimo. E eu vim aqui para prestar o meu compromisso ao Senador Rogerio Marinho e a todos os Senadores aqui presentes de trabalharmos firmes para avançar naquilo de bom que foi produzido na inteligência e na disposição do Senador Rogerio Marinho, porque a gente não pode perder este momento, em que a necessidade da sociedade brasileira ainda é o emprego. E o emprego, Sr. Presidente, é a melhor política social que existe. E nisso, certamente, nem eu, nem o Senador Rogerio Marinho, nem o Senador Eduardo Girão e nenhum dos Senadores aqui presentes vai permitir que a gente retroaja, em um momento como este, em que a sociedade clama deste Parlamento um posicionamento duro e firme, e isso nós faremos, certamente.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/09/2023 - Página 130