Discurso durante a 147ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Algodão.

Autor
Tereza Cristina (PP - Progressistas/MS)
Nome completo: Tereza Cristina Correa da Costa Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Sessão Especial destinada a celebrar o Dia Mundial do Algodão.
Publicação
Publicação no DSF de 07/10/2023 - Página 23
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, DIA INTERNACIONAL, ALGODÃO.

    A SRA. TEREZA CRISTINA (Bloco Parlamentar Aliança/PP - MS. Para discursar. Por videoconferência.) – Olá, meu querido amigo e Senador Izalci Lucas, que preside esta sessão tão especial em homenagem ao Dia Mundial do Algodão.

    Quero cumprimentar todos que estão participando desta sessão. Eu gostaria de estar aí de forma presencial, mas estou aqui hoje no meu Estado do Mato Grosso do Sul, que também é um grande produtor de algodão.

    Quero dizer a vocês que é uma satisfação enorme falar sobre algodão, sobre essa cultura tão importante para o nosso país. O algodão está em muitos estados brasileiros, tendo o Mato Grosso como o seu principal produtor, a Bahia, enfim, ele vai do Centro-Oeste ao Norte e Nordeste do nosso país, fazendo dessa uma atividade altamente produtora e que, além de tudo, emprega e produz para o nosso mercado interno e também faz do Brasil o segundo maior exportador de algodão do mundo. Então, é somente para cumprimentar todos vocês e dizer que eu fico muito feliz de poder ter sugerido esta sessão especial para homenagear uma atividade tão importante como a cotonicultura no nosso país.

    Então, Izalci, muito obrigado por estar aí presidindo.

    Quero parabenizar todos que fazem parte dessa cadeia produtiva tão importante.

    Um grande abraço a todos vocês.

    Enfim, vamos continuar a produzir cada vez mais, de maneira sustentável. O Brasil deve, em breve, ultrapassar inclusive o nosso grande concorrente, que é os Estados Unidos.

    Então, cumprimento, de maneira também muito especial, a nossa Embrapa, que foi uma das que desenvolveu a cotonicultura no Brasil e fez com que ela chegasse aonde ela está, ao patamar em que ela está hoje.

    Cumprimento também o Diretor-Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). Marcio, eu sei que o seu empenho é para fazer dessa cultura o que ela é hoje. Nós, há mais de 20 anos, nos conhecemos e eu vejo o trabalho importante que vocês desenvolveram, através da Associação Brasileira e também das associações estaduais, para que tornasse o algodão um exemplo de cultura no Brasil.

    Cumprimento também o Rafael Zavala, que é representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, da FAO, meu querido amigo; a representação também da Agência Brasileira de Cooperação (ABC); a Sra. Ministra Andréia Cristina Nogueira Rigueira, que tanto tem feito para levar a imagem do nosso algodão mundo afora; enfim, todos que estão aí hoje; a Asbraer; já falei da Embrapa, das EMATERs, da Empaer. E quero dizer que vocês nos dão orgulho por terem essa cultura tão importante, tão estruturada, tão sustentável e serem um exemplo no nosso país.

    Um grande abraço a todos vocês! (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/10/2023 - Página 23