Pela ordem durante a 144ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações pelo trabalho desenvolvido pelo Ceal (Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni) de Brasília.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Crianças e Adolescentes, Educação:
  • Congratulações pelo trabalho desenvolvido pelo Ceal (Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni) de Brasília.
Publicação
Publicação no DSF de 04/10/2023 - Página 51
Assuntos
Política Social > Proteção Social > Crianças e Adolescentes
Política Social > Educação
Indexação
  • REGISTRO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, BRASILIA (DF), AUDIÇÃO, LINGUAGEM, CRIANÇA, ADOLESCENTE, PESSOA COM DEFICIENCIA.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Sr. Presidente, enquanto os assuntos são encaminhados, eu gostaria só de enaltecer novamente, porque já fiz isso uma vez aqui no Plenário, o trabalho desenvolvido pelo Ceal, em Brasília, o Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni.

    O Ceal, Senadora Damares Alves, é uma instituição que está completando 50 anos de existência – imagine –, atendendo crianças, jovens, adolescentes, pessoas com deficiência há 50 anos e com alta qualidade. Se alguém perguntar se ele é bom mesmo, eu diria que tem que perguntar para as famílias, para os pais, para os alunos, alunas, educandos, que todos eles vão dizer que o que existe de melhor é ofertado pelo Ceal em Brasília. E quero enaltecer a instituição, a dedicação, a filantropia, o atendimento, a qualidade, a segurança que isto traz para as famílias. São 500 alunos com deficiência auditiva, deficiência intelectual alguns, mas muitos dentro do transtorno do espectro autista. Tem toda a parte educacional, toda a parte de atendimento complementar, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social.

    Então, é um atendimento de 500 alunos – 500. Para esta área é alguma coisa de grande porte. Agora, existe uma fila, em Brasília, de outras 500 pessoas que gostariam de estar sendo atendidas lá, e eles pararam de receber as inscrições nos 500, porque senão iriam para 1 mil, 1,5 mil, 2 mil.

    As crianças são alfabetizadas na área da surdez, e as que têm condições já vão para o ensino comum alfabetizadas, o que torna a vida muito mais fácil e muito mais segura.

    Muitas vezes, há pessoas pelo Brasil que, infelizmente, não conhecendo essa realidade, são contra essas entidades, que fazem um trabalho de referência na sociedade. Então, quando eu digo assim: "Você quer saber o que essa entidade faz, se as pessoas estão satisfeitas, se os seus resultados estão sendo bons? Converse com essas 500 famílias, com esses 500 alunos". E eles vão dizer: "Olha, eu amo a entidade", "eu gosto da entidade", "é como se fosse um pedacinho do céu para aquilo que a nossa família precisa".

    Então, eu quero aqui, do Plenário do Senado Federal, transmitir os votos de parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo Ceal de Brasília (Centro Educacional da Audição e Linguagem Ludovico Pavoni), mas também quero estender isso para tantas entidades pelo Brasil que dão o melhor de si pela qualidade, pelas chances e oportunidades, para que as pessoas com deficiência possam, na medida das suas possibilidades, ser incluídas socialmente.

    Isto é importante: serem felizes, desenvolverem um potencial, estarem bem na família, estarem bem na sociedade, terem acesso ao letramento sempre que possível também...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... e que possam também, por tudo isso, exercer o que a gente chama cidadania plena.

    Parabéns, Ceal, e parabéns para tantas entidades pelo Brasil!

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/10/2023 - Página 51