Pronunciamento de Eduardo Girão em 16/10/2023
Presidência durante a 150ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comentário sobre os atos bárbaros praticados pelo grupo Hamas, da Palestina.
- Autor
- Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
- Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Presidência
- Resumo por assunto
-
Assuntos Internacionais:
- Comentário sobre os atos bárbaros praticados pelo grupo Hamas, da Palestina.
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/10/2023 - Página 31
- Assunto
- Outros > Assuntos Internacionais
- Indexação
-
- COMENTARIO, ATO, AGRESSÃO, GRUPO, TERRORISMO, PALESTINA.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Muito obrigado, Senador Confúcio Moura, pelo seu pronunciamento.
Nós estamos caminhando, agora, para o encerramento desta sessão de segunda-feira. É uma sessão que não tem votação. É uma sessão de discursos. Isto é fundamental para o Parlamento brasileiro: a gente poder discursar.
Muitas vezes, para alguns Parlamentares – eu estou incluso –, em oposição principalmente, o que sobra é o parlar, é denunciar. E a beleza desta Casa é justamente isto: o respeito a posições divergentes. Nós podemos ser adversários na política, um com argumentação de pautas diferente da do outro, mas jamais podemos ser inimigos, afinal nós somos irmãos, filhos do mesmo Deus. E é essa a percepção que a gente gostaria que tivesse no Oriente Médio neste momento.
Que possamos, a partir do Brasil, que é o coração do mundo, a pátria do Evangelho... Aqui nós temos a maior nação católica do mundo, a maior nação espírita da humanidade, a segunda maior – já chegando ali perto do primeiro lugar – nação evangélica do planeta. Que a gente possa, neste momento de aflição, em que, enquanto nós estamos aqui, no Brasil...
E eu sei que tem muitas cidades que têm verdadeiras Faixas de Gaza – lá no meu Estado do Ceará, as pessoas menos favorecidas, que moram em bairros afastados... E já está batendo na porta dos bairros ali da região, por exemplo, da Aldeota, que tem um alto poder aquisitivo, e já está tendo na esquina uma Faixa de Gaza. A gente sabe que estão acontecendo tragédias na Bahia e em muitos estados. A questão da segurança pública no Brasil vai de mal a pior – não de hoje, mas vai de mal a pior.
Agora, os nossos irmãos lá do Oriente Médio também merecem nossas orações, para que se pacifiquem seus corações, para que consigam alternativas sem derramamento de sangue como está acontecendo.
As imagens chocaram todos nós. Não tem quem não viu; mesmo quem não gosta de celular, de televisão, não tem como não ter visto as barbaridades, especialmente, que o Hamas protagonizou desde o dia 7, agora, de outubro.
Então, que possamos elevar nossos pensamentos, nossos corações e buscar compaixão, buscar o sentimento de emanar energia de conforto, positiva. Que não se tenha revolta – eu sei que é difícil, é muito fácil falar isso –, que não se tenha sentimento de ódio; que haja aí uma intervenção divina, através dos homens de bem, da paz. Que procuremos ter dias melhores, de mais tolerância, no Oriente Médio e no nosso Brasil também.
Então, antes de encerrar, quero saudar mais um grupo de brasileiros que vêm visitar aqui o Congresso Nacional. Não sei se já passaram na Câmara dos Deputados. Já passaram?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Já passaram. Agora estão chegando aqui, na Casa revisora da República.
Sejam muito bem-vindos aí, sendo guiados... Como é o nome da guia?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Joice, que está trazendo vocês aqui. Sejam muito bem-vindos.
Qual o estado de vocês? Eu sei que são vários, não é?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Eu ouvi Ceará?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Oh, rapaz, meu conterrâneo.
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Parambu, estive lá, que benção.
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Goiás. Que bom, hein!
Vocês não têm noção, mas hoje é uma sessão aqui que não tem voto, não tem votação, não é uma sessão deliberativa, é uma sessão de pronunciamentos, de discursos. Muitos colegas já fizeram uso da palavra, nós estamos encerrando, e queria dizer que vocês não têm noção de como são bem-vindos. Falo isso porque a gente fica com esperança, otimista, vendo o brasileiro gostando da vida política nacional, porque você vir para cá conhecer um pouco da história, para visitar o Plenário da Câmara, do Senado... Já passaram pelo chamado Túnel do Tempo? Foram ao Museu? Ainda não, mas é muito importante essa proximidade de vocês com os Parlamentares, porque aqui em Brasília, aqui no Congresso Nacional, muitas vezes, é uma bolha. Então você ter contato com as pessoas, sempre de forma respeitosa, até cobrança mesmo de forma ordeira, pacífica, isso faz a diferença.
Eu estou na vida política há quatro anos e meio e posso dizer para vocês que, se tem uma coisa que político respeita, é o povo organizado que sabe se manifestar. E vocês vindo aqui, encontrando com os colegas, podem ter certeza de que faz bem, faz bem tirar dúvida, perguntar sobre alguma coisa. Eu sei que geralmente a visita guiada é muito direta, mas é sempre muito importante a gente ter contato, porque nós estamos aqui para servir vocês e não para sermos servidos. Essa consciência está aumentando cada vez mais.
Alguém sabe quantos anos o Senado vai fazer no ano que vem?
Joyce ainda não comentou, quero ver um chute aí, pode?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Cem anos, quem mais? Sessenta anos. Não pode soprar, Joyce. Quem mais pode dar um chute?
(Manifestação da plateia.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Girão. Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Cento e trinta. O senhor foi quem chegou mais perto.
Vocês estão no ano 199 do Senado. Ano que vem – olha a data em que vocês estão vindo aqui, que benção! –, ano que vem é o bicentenário do Senado Federal, 200 anos do Senado Federal. Então que cada vez mais brasileiros possam vir, fazer como esse grupo aqui que está vindo de vários estados visitar o Congresso Nacional. Basta acessar o site, anota aí: www.congressonacional.leg.br/visite. De novo: www.congressonacional.leg.br/visite. Aí você vai lá e se cadastra, tem várias opções. A visitação pode ser realizada em dias úteis, exceto terças e quartas, porque aqui é lotado com votações, correndo para cima e para baixo simultaneamente nas Comissões, aí não dá, mas aos finais de semana pode – não é isso, Joyce? – e feriados, das 9h às 17h. Então, sejam muito bem-vindos.
A Presidência informa às Senadoras e aos Senadores que estão convocadas as seguintes sessões para amanhã, terça-feira, dia 17 de outubro de 2023:
– sessão especial, às 10h, destinada a homenagear os dez anos da criação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal; e
– sessão deliberativa ordinária, às 14h, com pauta divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa.
Cumprida a finalidade desta sessão, a Presidência declara o seu encerramento.
Uma boa tarde, uma semana de luz, de muita paz, harmonia e produtividade para todos nós.
Amém.