Discurso durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 159 anos da emancipação política da cidade de Campina Grande (PB), celebrados no dia 11 de outubro de 2023. Breve histórico da trajetória política de S. Exa., das obras públicas realizadas em seu mandato e da importância do trabalho dos Parlamentares.

Autor
Veneziano Vital do Rêgo (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Atividade Política, Data Comemorativa:
  • Comemoração dos 159 anos da emancipação política da cidade de Campina Grande (PB), celebrados no dia 11 de outubro de 2023. Breve histórico da trajetória política de S. Exa., das obras públicas realizadas em seu mandato e da importância do trabalho dos Parlamentares.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2023 - Página 17
Assuntos
Outros > Atividade Política
Honorífico > Data Comemorativa
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO POLITICA, MUNICIPIO, CAMPINA GRANDE (PB).
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, NATUREZA POLITICA, ORADOR, QUALIDADE, VEREADOR, PREFEITO, REALIZAÇÃO, OBRA PUBLICA, CONCURSO PUBLICO, RESTAURANTE, DESTINAÇÃO, POPULAÇÃO CARENTE, PROGRAMA, COMBATE, FOME, CONSTRUÇÃO, VILA, ESPORTE, DUPLICAÇÃO, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, HOSPITAL.

    O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB. Para discursar.) – O senhor não sabe o tamanho da alegria e da honra, em especial, de poder vê-lo sentado nessa cadeira, que lhe cai perfeitamente bem, pelos seus valores e por todos os seus contributos ao povo gaúcho e ao povo brasileiro. Quero mais uma vez saudá-lo, Presidente Paulo Paim, e cumprimentar o nosso companheiro Senador Marcos do Val, o Senador Eduardo Girão, que foram senhores que utilizaram da nossa tribuna nesta tarde, e os demais outros e outras que estarão, durante esta sessão até o início das atividades ordinárias, participando deste momento.

    Senador Paulo Paim, V. Exa. já bem o fez e é necessário que nós reflitamos e, mais do que reflitamos, reajamos a todos esses episódios que, tristemente, se põem à nossa frente, deparando-nos com essas gravidades. Não há dúvidas de que não temos como condescender a esses níveis de violência que terminam tragicamente a ceifar vidas, vidas inocentes, surpreendidas com atos terroristas abomináveis, abjetos e que só podem ter uma única reação, que é a reação de repúdio firme e forte da parte de todas as nações civilizadas que assim se põem e se postam em respeito às vidas humanas.

    Mas, Presidente Paulo Paim, essa também é a oportunidade que eu tenho, tendo em vista que amanhã nós não teremos sessão e, portanto, não estaremos a usar da tribuna e publicizar nossas falas, pensamentos e assuntos que nos tomam à frente dos nossos mandatos.

    Dia 11 de outubro é uma data, para nós campinenses, importantíssima, porque estaremos a comemorar, o povo de Campina Grande, os 159 anos de nossa emancipação, e, como todas as demais emancipações políticas, é a data mais importante da nossa história, que deve ser sempre lembrada, confraternizada, festivamente vivida pelos municípios que passam por estes momentos de emancipação.

    Campina Grande, Senador Paulo Paim – sei que V. Exa. já teve a oportunidade de conhecê-la –, é uma cidade apaixonante e, por ela, de fato, não apenas em amor telúrico, não apenas em expressões que possam parecer romantizadas, não; mas, na expressão mais viva, mais candente, mais eloquente desse sentimento que é quando a gente pode traduzir nas oportunidades que nos são conferidas. Eu sou eternamente grato a minha terra, como V. Exa. o é a sua terra, ao seu povo, que o distinguiu, como a mim, como o Senador Marcos do Val, afinal de contas somos um grupo seleto, entre 210 milhões de brasileiros e brasileiras, pois aqui se encontram apenas 81.

    Todo santo dia, nós devemos nos lembrar, ao amanhecer e ao irmos ao nosso repouso, do quanto isso nos distingue e, paralelamente, do quanto de tamanhas responsabilidades repousam sobre os nossos ombros. A responsabilidade do poder servir e da melhor forma; do poder, com eficiência e com resultados, produzir por aqueles milhões que aqui nos puseram. Esse é um ambiente a ser levado com a maior seriedade, nos nossos comportamentos, nas nossas falas, nas nossas atitudes, nas iniciativas que vão, desde a proposta legislativa, até mesmo aos debates, que podem ser acalorados, porque fazem parte do ambiente, das disputas de ideias, mas, acima de tudo, com respeito mútuo, com respeito recíproco. Essa é a postura que devemos ter, e não devemos jamais nos despregar, dissociar, dela.

    Enquanto agente político, Senador Paulo Paim, meus amigos e minhas amigas – dirigindo-me à minha amada Paraíba, à minha amada terra natal Campina Grande –, eu sou muito feliz porque tive a oportunidade de começar a minha experiência política como Vereador de Campina Grande, reeleito naquele Parlamento, que foi um Parlamento fundamental para dar consistência às minhas ideias, para formatar um pouco mais a minha própria atitude enquanto homem público, do que queria, do que nos propúnhamos a fazer, das oportunidades que nós pleiteávamos para que, em meio ou ao assumir essas atribuições, pudéssemos fazer por tantos daqueles que não tinham vozes, que não tinham participação.

    É extremamente importante que nós assim o façamos, dando a relevância de vida a esse instante, ao que significa estar numa tribuna falando, pleiteando, requerendo, questionando, contestando. Isso é muito importante. Muitos agentes políticos não sabem a devida dimensão de um cargo eletivo que lhes foi conferido pela confiança de tantos milhares de pessoas.

    Pois bem, seguindo aquela trajetória, depois de dois períodos – oito anos – como Vereador de Campina Grande, fomos elevados à condição de poder geri-la.

    E gerir o Executivo, Senador Paulo Paim, é uma experiência indizível, é extraordinária, porque as ações e as iniciativas, os seus resultados são muito mais rápidos do que aquilo que de tão importantes sabedores somos, e V. Exa. – que tem uma carga de experiência vasta, elogiável e invejável, no melhor sentido, de mais de quatro décadas, entre as duas Casas, Câmara e Senado da República – sabe muito bem: não há como desconhecer a importância do que nós produzimos, porque é a partir da produção legislativa que nós conduzimos os nossos comportamentos e a nossa relação em sociedade, mas os Executivos, seja em nível municipal, seja em nível estadual, seja em nível federal, nos permitem um aproximar mais rápido. É o sentir de que o seu esforço está dando resultado a partir do momento em que você ouve o agradecimento, a partir do momento em que você pode, de uma ou de outra maneira, mudar a vida, em especial – como nós assim o fizemos –, daqueles que mais vulneráveis são.

    Eu tive, também, a gratíssima honra de poder, durante oito anos, dois mandatos, servir à minha amada Campina Grande.

    Foram oito anos de uma experiência vasta que muito me enriqueceu. E é muito bom quando você, ao concluir essa passagem, pode olhar, pode andar pela sua terra, pode estar em quaisquer partes dos seus bairros, nas suas ruas, nas suas esquinas, podendo apontar, identificar que o seu trabalho, que o seu esforço, que o seu engajamento – em torno e ao lado, tendo e contando com parceiros na gestão, parceiros na política – foram trabalhos que resultaram, foram trabalhos que eficientemente trouxeram o bem-estar para nossa cidade.

    Senador Paulo Paim, foram mais de 3 mil obras que nós realizamos. Foram investimentos que partiam desde a mudança completa, com um novo modo de ver e de implementar políticas e ações para os transportes públicos. Foi sob a nossa gestão que introduzimos o Sistema Integrado de Transportes Coletivos.

    Foi sob nossa gestão que nós realizamos mais de 12 concursos públicos. O ingresso através da porta principal, e não por outros artifícios, e não por outros mecanismos.

    Foi através da nossa passagem, sempre conjugando a participação de tantos que nos ajudaram, que nós permitimos, junto com o Presidente Lula, no seu primeiro mandato, Presidente Paim, implementar, em Campina Grande, a política de combate à fome, com cozinhas comunitárias e restaurantes populares. Eram mais de 7 mil refeições, Senador Marcos do Val, que nós tínhamos nos bairros mais sensíveis, mais vulneráveis.

(Soa a campainha.)

    O SR. VENEZIANO VITAL DO RÊGO (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - PB) – Foi sob nossa gestão que nós erguemos a primeira Vila Olímpica do Estado da Paraíba, num bairro humilde e populoso de uma região humilde e populosa, mas muito querida por todos nós, a região leste de Campina Grande, a Vila Olímpica Plínio Lemos.

    Foi sob nossa gestão, e também contando com a colaboração do Presidente Lula à época, que nós erguemos a nova Feira da Prata. Dezenas e centenas de comerciantes que antes não dispunham de condições minimamente adequadas, se não adequadas tão somente para eles, inadequadas também para os seus consumidores, que passaram a ter uma nova estrutura, com mais de R$10 milhões de investimentos que nós realizamos.

    Foi sob nossa gestão que nós abrimos a UPA Porte 3, contando com a presença do então Ministro da Saúde, e hoje Ministro novamente, Alexandre Padilha, e consignamos recursos para a UPA Porte 2. Foi sob nossa gestão que nós inauguramos 12 unidades padrão, unidades básicas de saúde. Triplicamos de 34 equipes do PSF para 94 equipes de PSF, Senador Paulo Paim.

    Foi sob nossa gestão que nós tivemos a oportunidade de oferecer mais 3,5 mil vagas nas creches de Campina Grande.

    Foi sob nossa gestão que tivemos a oportunidade de implementar o programa mais arrojado, o Programa Vias Abertas, que pavimentou aproximadamente 700 ruas e avenidas em nossa cidade e mais de 140 milhões, somados os oito anos de nossa gestão.

    Portanto, Presidente Paim, essa é uma alegria que eu levo e trago comigo permanentemente, a gratidão por Campina ter confiado, a gratidão pelo povo campinense ter assistido, naquela época, a um jovem cabeludo – cabeludo bem maior do que os cabelos um tanto quanto já longos que estou a cultivar –, mas que movimentou, juntamente com tantos e tantos sentimentos que propunham aquelas mudanças, que propunham o arejamento das atitudes e das atividades político-partidárias.

    Depois passei pela Câmara Federal e chego, no ano de 2018, tendo a gratíssima satisfação e honra de conhecer ilustres, insignes e excelsas figuras públicas, como V. Ex. Aprendizes aqui que somos, tanto eu quanto Marcos do Val, de primeiro mandato, não há dúvidas de fazer essas justas e merecidas referências a V. Exa.

    E como Senador da República, assim continuamos a fazer, pelos instrumentos que nos são disponibilizados, para que o Estado da Paraíba, um estado que não é rico, um estado que tem muitas vulnerabilidades, que continua a ter muitas vulnerabilidades, por exemplo, 53% da nossa população está em nível de pobreza. Isso é algo muito grave, muito grave e que se arrasta também nesses últimos anos mais recentes, mas lá estão.

    E, na semana retrasada, quem presidia a sessão era o Senador Marcos do Val, eu tinha a oportunidade aqui de mencionar os R$157 milhões para a duplicação da BR-230, de mencionar os R$34 milhões que nós viabilizamos para que o Centro de Convenções de Campina Grande pudesse sair do papel e pudesse ter e ganhar forma de um grande equipamento que servirá a ela, Campina, e a toda a região, dos investimentos para a nossa unidade, a maternidade Elpídio de Almeida, em R$2,5 milhões, investimentos para aquisição de maquinários, importantíssimos para os nossos distritos e para as nossas regiões agricultáveis.

    Agora mesmo, Senador Paulo Paim, através de uma articulação que contou muito e decisivamente com a presença do Senador Presidente Davi Alcolumbre, Campina Grande haverá de ter a sua unidade Hospital do Amor, que é uma unidade de extensão do Hospital de Barretos, que se instala nos municípios que não são capitais, e Campina Grande foi agraciada, nos dias 18 e 19, com essa estrutura provisória que já se fará presente para atender a dezenas e centenas de mulheres para detecção preventiva do câncer de colo de útero, do câncer de mama, do câncer de boca, até que nós tenhamos, em definitivo, a estrutura do Hospital do Amor em Campina Grande.

    Pois bem, eu agradeço a oportunidade que V. Exa. me permite, tendo me estendido muito além do devido, até porque, como Vice-Presidente e presidindo quase todas as sessões às tardes, eu tenho que estar me atendo e respeitando rigorosamente o Regimento Interno, e, cá estou eu, quebrando e pedindo desculpas a V. Exa., mas acredito que a sua compreensão e a compreensão de todos alcança exatamente o momento que nós, como filhos de uma terra tão amada, temos de poder distingui-la com os nossos parabéns, com os nossos cumprimentos e a renovada obrigação e o renovado dever de poder fazer e continuar a fazer por essa nossa terra, Campina Grande acima de tudo.

    Muito grato, Senador Paulo Paim, muito grato a todos, os nossos cumprimentos à nossa amada Campina, que amanhã estará, de maneira muito feliz, a comemorar mais um ano de vida, 159 anos de vida.

    Parabéns Campina, parabéns campinenses!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2023 - Página 17