Pela ordem durante a 149ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco pelo firme posicionamento, em nome do Congresso Nacional, de repúdio ao terrorismo em virtude do ataque do grupo terrorista Hamas a Israel.

Autor
Rogerio Marinho (PL - Partido Liberal/RN)
Nome completo: Rogério Simonetti Marinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Assuntos Internacionais, Atuação do Congresso Nacional:
  • Cumprimentos ao Presidente do Senado Rodrigo Pacheco pelo firme posicionamento, em nome do Congresso Nacional, de repúdio ao terrorismo em virtude do ataque do grupo terrorista Hamas a Israel.
Publicação
Publicação no DSF de 11/10/2023 - Página 32
Assuntos
Outros > Assuntos Internacionais
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Congresso Nacional
Indexação
  • SAUDAÇÃO, RODRIGO PACHECO, SENADOR, PRESIDENTE, SENADO, CONGRESSO NACIONAL, POSIÇÃO, REPUDIO, TERRORISMO, GUERRA, GRUPO TERRORISTA, PALESTINA, PAIS ESTRANGEIRO, ISRAEL.

    O SR. ROGERIO MARINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN. Pela ordem.) – Sr. Presidente, é importante que esta instituição, o Congresso Nacional, que V. Exa. preside – aqui estamos no Senado da República, mas V. Exa. acumula a nobre função de Presidente do Congresso Nacional, que representa o Parlamento brasileiro –, se posicione como se posicionou: de maneira firme, inequívoca, tanto se solidarizando com as vítimas dessa barbárie como repudiando, de uma forma enfática, o terrorismo.

    São exemplos que V. Exa. dá e que eu espero que o Governo possa seguir, até porque hoje o Brasil é, pela questão do rodízio, o Presidente do Conselho de Segurança da Organização, da ONU, e não conseguiu ainda sequer produzir um documento condenando esse ataque.

    O que nós vemos hoje é que o objetivo foi alcançado. Essa barbárie, esse ato extremo que agride a humanidade da forma como foi perpetrado, com a morte de crianças, de mulheres, que inocentemente estavam vivendo as suas vidas, está trazendo como contraparte um bombardeio a uma área onde está a Palestina e certamente também está vitimando pessoas que nada têm a ver com o problema. Então, os covardes que se escondem atrás dos civis estão conseguindo seus objetivos, o que é ruim para a humanidade como um todo.

    Eu quero aqui registrar que, ao longo desses últimos três dias, tanto eu como certamente diversos Senadores buscaram as autoridades do Governo Federal – e aqui, em especial, o Líder do Governo, o Senador Jaques Wagner –, para que nós pudéssemos trabalhar a repatriação dos nossos irmãos brasileiros que se encontram ainda em Israel e que foram surpreendidos por essa guerra – estavam lá fazendo turismo ou trabalhando, enfim, vivendo as suas vidas –, e tivemos aqui a receptividade do Senador Jaques Wagner, do Ministro José Múcio e da Embaixadora em Israel, a María Teresa, e essa ponte aérea está estabelecida.

    No mais, quero dizer a V. Exa., aos Srs. Senadores e àqueles que nos ouvem aqui que situações como essas, quando ocorrem, têm o condão de ser um divisor de águas. Então, aqueles que de fato defendem a sociedade, uma sociedade plural, com uma visão humanista, onde existem regras, que são escritas ou que vêm da nossa tradição, da ética, da moral, de conviver entre seres humanos, mesmo aqueles que têm visão diferente, então, esses certamente estão de um lado, repudiando esse ato criminoso, covarde e bárbaro; e aqueles que relativizam essa ação, na verdade, relativizam o mal, porque quem consegue justificar um ato perpetrado como esse certamente ajuda que novos atos como esse possam se repetir no futuro.

    Obrigado a V. Exa. e parabéns pela posição que o Congresso Nacional assume através de V. Exa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/10/2023 - Página 32